O papel do professor é provocar desequilíbrios – no sentido piagetiano, mediar de forma crítica a relação dos
estudantes com o conhecimento e desencadear reflexões, a fim de possibilitar-lhes a construção do saber, a capacidade de aprender a aprender e o desenvolvimento ético, político, pessoal, profissional e da cidadania.
Sobre os Projetos, como formas de organização da prática pedagógica para promover situações de aprendizagem, analise as afirmativas:
I.Projetos são atividades articuladas em torno da execução de um tema, uma curiosidade ou uma pergunta, planejadas e compartilhadas com os/as alunos/as, com a mediação do professor.
II.O envolvimento dos/as alunos/as é uma característica-chave do trabalho de projetos, que se caracteriza como aprendizagem ativa.
III.Um projeto percorre várias fases, realizadas com e pelos/as alunos/as: escolha do objetivo central, formulação dos problemas, planejamento, execução, avaliação e divulgação dos trabalhos.
IV.Um projeto pressupõe a previsibilidade, variando quanto à duração de tempo, conforme o objetivo principal, sem que se alterem os prazos previstos no planejamento elaborado pelos/as alunos/as.
É correto o que se afirma em:
O Pedagogo é um profissional que está apto apenas para atuar como Educador Infantil e/ou como Professor das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
A pedagogia não-diretiva propõe uma educação centrada no aluno, visando formar sua personalidade através da vivência de experiências significativas que lhe permitam desenvolver características inerentes à sua natureza.
A Pedagogia Tecnicista busca sua concepção de aprendizagem na psicologia comportamental. Esta buscou adquirir o “status” de ciência, libertando-se da introspecção e fundamentando-se na lógica científica dominante que lhe garantisse a objetividade das ciências da natureza. Seu principal foco de preocupação são as mudanças comportamentais que possam ser cientificamente observadas, portanto, quantificadas.
O Pedagogo e os professores da sala de aula regular devem conhecer a legislação que normatiza o trabalho da sala de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado.
Para que o pedagogo possa orientar e dar suporte ao trabalho pedagógico dos professores, assim como acompanhar o desenvolvimento dos alunos, é primordialque ele conheça as especificidades de cada “dificuldade” e as características específicas de cada deficiência a ser trabalhada no ambiente escolar.
O trabalho pedagógico ganha materialidade nas ações que o viabiliza: no planejamento da escola em geral e do currículo em particular, no processo de ensinar e aprender e na avaliação do trabalho realizado, seja com relação ao conjunto da escola, seja com relação à avaliação dos resultados da aprendizagem. O coletivo na escola não significa um todo homogêneo, orgânico e consensual. Por essa razão é que a defesa de uma determinada forma de planejamento se justifica: somente o planejamento educacional construído de forma participativa permite experimentar o desafio de lidar com a diferença e produzir, a partir dela, a identidade em torno de um projeto de formação.
A respeito desse enunciado, assinale a alternativa correta:
Buscamos na teoria psicogenética a explicação de inteligência e afetividade mais próxima da teoria acadêmica e da práxis pedagógica. Neste contexto, encontramos na perspectiva Walloniana contribuições bem específicas, uma vez que para Henri Wallon, a dimensão afetiva ocupa lugar central, tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento.
De acordo com seus estudos, assinale a afirmativa correta.