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Nilma Gomes, em Indagações sobre o currículo: diversidade e currículo, questiona: como a diversidade se faz presente nas escolas, nos currículos e nas políticas educacionais?

Na busca da resposta ao questionamento feito, a autora analisa propostas e documentos oficiais brasileiros e, após análise, conclui e defende que

Segundo o comentário da gerente de marketing da Mind-
Miners, no 4o parágrafo, a geração dos millennials

A passagem em que há uma expressão compatível com
a noção de causa é:

A adaptação feita na pirâmide de Maslow, que define a
hierarquia das necessidades humanas, tem seu efeito de
sentido crítico decorrente de

O governo federal desistiu de editar uma medida provisória (MP) para regulamentar o ensino domiciliar no país. Segundo o Ministro-chefe da Casa Civil, a intenção foi não correr riscos em outras esferas de poder. Segundo o projeto de lei que substituiu a MP, encaminhado pelo governo para apreciação no Congresso Nacional, 
(Adaptado: http://twixar.me/5FtK)

Para evitar eventuais contestações jurídicas, já que a Constituição determina que projetos que alteram a estrutura do Executivo precisam ser enviados pelo Executivo, o governo divulgou o envio de um novo projeto sobre a autonomia do Banco Central para corrigir o chamado “vício de iniciativa”. Segundo a proposta apresentada pelo governo,
(http://twixar.me/gLtK. Adaptado)

Moreira e Candau (2007) se propõem a discutir o tema
do currículo com profissionais de educação em geral, na
perspectiva da promoção de uma educação de qualidade
para todos e todas, democrática, relevante do ponto
de vista da construção do conhecimento escolar e multiculturalmente
orientada. Entendem currículo como as
experiências escolares que se desdobram em torno do
conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem
para a construção das identidades de nossos/as
estudantes. Além disso, salientam que a palavra currículo
tem sido também utilizada para indicar efeitos alcançados
na escola, que não estão explicitados nos planos e
nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente
percebidos pela comunidade escolar.
Segundo os autores, trata-se do chamado currículo

Ao tratar da formação docente e profissional, Imbernón
(2002) afirma que a formação docente e profissional
deve ser realizada para compreender as mudanças e incertezas
implicadas no exercício da profissão. O autor
sustenta que os professores devem analisar e interiorizar
a situação de incerteza e complexidade que caracteriza
sua profissão e devem renunciar a qualquer forma
de dogmatismo e de síntese pré-fabricada. Desse modo,
para o autor, a ferramenta de formação do professor que
o ajudará a desvendar e resolver problemas ligados ao
processo de ensino-aprendizagem é

Ninguém pode construir a sua identidade independentemente
das relações estabelecidas com os outros e
da representação que os outros possuem a seu respeito.
Para cada um se constituir em sua singularidade é
fundamental a visão que os outros têm de sua pessoa.
Um jovem que convive em um ambiente em que todos
o veem como incompetente tende a se identificar como
incompetente, produzindo uma identidade inferiorizada
(PCN’S. Introdução. 5a a 8a série). Na perspectiva dos
Parâmetros Curriculares Nacionais (Introdução. 5a a 8a
série), pensar na identidade do adolescente e do jovem
demanda compreender

O artigo 8º da Resolução CNE/CEB no 05/2009 (Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil) estabelece que a proposta pedagógica das instituições desta etapa da educação básica deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças. De acordo com o artigo 8º dessa Resolução, acerca da educação infantil, é correto afirmar que

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem
como função complementar ou suplementar a formação
do aluno por meio da disponibilização de serviços,
recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem
as barreiras para sua plena participação na sociedade e
desenvolvimento
de sua aprendizagem (Artigo 2o, Resolução
CNE/CEB no 4/2009). Segundo o artigo 9o da referida
Resolução, a elaboração e a execução do plano de
AEE são de competência

O direito à educação, entendido como um direito inalienável
do ser humano, constitui o fundamento maior das
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental
de 09 (nove) anos. O Ensino Fundamental deve
comprometer-se com uma educação com qualidade social,
igualmente entendida como direito humano. A educação
de qualidade, como um direito fundamental, é, antes
de tudo, relevante, pertinente e equitativa (Resolução
CNE/CEB no 07/2010). Segundo o artigo 5o, § 3º da Resolução,
na perspectiva de contribuir para a erradicação
da pobreza e das desigualdades, a equidade requer que

É fato conhecido que diferentes pessoas, de diferentes
culturas, partilham certos mitos e imagens como, por
exemplo, a figura da mãe associada a um símbolo da
criação. Esse fato exemplifica

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