Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 15 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

A partir dos apontamentos do documento Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações (2002) assinale a afirmação correta.

O documento A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva (2010) discute que as funções do professor de Educação Especial:

“ (...) são abertas à articulação com as atividades desenvolvidas por professores, coordenadores pedagógicos, supervisores e gestores das escolas comuns, tendo em vista o benefício dos alunos e a melhoria da qualidade de ensino”.

Assinale a alternativa correta que indica um dos eixos dessa articulação.

As autoras Sala e Aciem (2013) afirmam “O conceito de escola inclusiva é relativamente novo, sendo assegurado, por políticas públicas o acesso e a permanência de qualidade para as pessoas com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino”.

Com base nesse trecho, assinale a alternativa correta acerca da escola inclusiva.

O autor Aquino (1998) afirma: “(...) não se ensina, não está evidente em determinada teoria, método ou conteúdo, e ao mesmo tempo a todos perpassa. Ato contínuo, não é resultado previsível das ações planejadas do professor, das reações espontâneas do aluno, da proposta pedagógica da escola, ou das normas do sistema educacional, quando tomadas como elementos apartados (...)”.

Com base no trecho e nas contribuições do autor, constata-se que ele está se referindo

Na análise da formação de professor para o AEE, com base no documento A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva (2010), afirma-se:

Para a formação em nível de aperfeiçoamento e especialização, a proposta é que sejam realizadas ações de formação fundamentadas em metodologias ativas de aprendizagem (...)

Assinale a alternativa correta acerca das metodologias ativas de aprendizagem.

Assis (2009) afirma que o atendimento pedagógico-educacional em instituições hospitalares deve considerar a inter-relação da saúde e educação. Com base em seus apontamentos, assinale a alternativa correta.

A partir da leitura de Machado (2009) e suas contribuições sobre Tecnologia Assistiva, enquanto recursos e serviços, assinale a afirmação correta.

Cunha (2013) analisa a presença de alunos com autismo na escola e propõe, como primeiro passo, o professor conhecer seu aluno. Assinale a alternativa correta sobre as etapas dessa proposta na qual o professor é capaz de desenvolver um trabalho comprometido com seu aluno autista.

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem
como função complementar ou suplementar a formação
do aluno por meio da disponibilização de serviços,
recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem
as barreiras para sua plena participação na sociedade e
desenvolvimento
de sua aprendizagem (Artigo 2o, Resolução
CNE/CEB no 4/2009). Segundo o artigo 9o da referida
Resolução, a elaboração e a execução do plano de
AEE são de competência

Ao abordar questões referentes ao atendimento pedagógico-educacional em hospitais, realizada por professores da rede estadual de ensino de São Paulo, para crianças e jovens hospitalizados a autora Assis (2009) faz algumas recomendações no final do texto. Assinale a alternativa correta.

Fernandes (2005) explica que as propostas para o ensino de português como segunda língua para crianças surdas devem priorizar certos níveis de abordagem da língua. Os níveis em que o professor deve inicialmente centrar-se para garantir uma maior efetividade do ensino são:

Acerca das atribuições e responsabilidades do professor de atendimento educacional especializado (AEE), julgue os itens seguintes.

Cabe ao professor de AEE fornecer à direção, aos coordenadores e aos professores esclarecimentos a respeito do modo peculiar de aprendizagem dos alunos com deficiência, bem como das singularidades avaliativas desses alunos.

Acerca das atribuições e responsabilidades do professor de atendimento educacional especializado (AEE), julgue os itens seguintes.

Identificar os recursos e os materiais adaptados para atender às necessidades do aluno é atribuição do professor de AEE.

Acerca das atribuições e responsabilidades do professor de atendimento educacional especializado (AEE), julgue os itens seguintes.

O professor de AEE segue as orientações e informações repassadas pela equipe pedagógica técnica no sentido de como trabalhar com o aluno de inclusão e como estabelecer relação entre esse aluno e os demais da sala de ensino regular.

No que se refere ao duplo cômputo dos alunos matriculados no AEE, ou seja, às matrículas de alunos computadas duplamente no âmbito do FUNDEB, julgue os itens a seguir.

O financiamento da matrícula no AEE independe de matrícula no ensino regular.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282