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Imbernón (2011) conceitua a formação de docentes como um processo que necessita objetivar o desenvolvimento da capacidade de reflexão em grupo, não somente como treinamento para atuação técnica, mas visando à formação para se aprender a conviver com mudanças e incertezas da sociedade contemporânea. Tendo como base a formação docente, é INCORRETO afirmar que:

“Hoje, pensar a profissão docente necessita de um olhar que contemple tanto as questões de conteúdo quanto as relacionais em um cenário que se modifica o tempo todo, e que, por isso, precisa estar fortemente vinculado às questões coletivas que pressupõem a socialização e o compartilhamento de saberes.[...] A formação precisa propor dinâmicas que ajudem os professores a construírem competências que os permita reinventar soluções e alternativas às situações emergentes [...] Para pensar a inserção dos profissionais em processos formativos, é condição indispensável compreender quais as competências necessárias, tanto para desempenhar suas funções docentes quanto para estar permanentemente em formação, além de pensar também sobre quais seriam as competências necessárias aos docentes para que consigam participar de processos formativos com o uso das tecnologias”.
(MACHADO, G. B. et al. Um Estudo Sobre o Perfil de Professores do Ensino Fundamental e o Uso de Tecnologias para a Educação: uma Proposição de Agenda de Pesquisa a partir de Dados Educacionais. In: Revista RENOTE, Novas Tecnologias da Educação. CINTED, UFRGS. Vol 16, n. 2, 2018).

De acordo com o texto, analise as afirmativas a seguir:
I. Os autores defendem o uso das tecnologias na formação do professor.
II. Os autores sugerem a proibição do uso das tecnologias em sala de aula.
III. Os autores sugerem uma formação docente fundamentada na concepção tecnicista.
IV. Os autores propõem um olhar para a profissão docente que considere o compartilhamento de saberes.

Assinale

Assinale a alternativa que contém as contribuições da prática como componente curricular apresentada nas diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica.

Na década de 90, uma nova proposta de epistemologia da docência emergiu e influenciou fortemente a Formação de Professores no Brasil. Schön, um de seus idealizadores principais, formulou conceitos em torno de quatro termos centrais sobre a perspectiva do professor reflexivo. Assinale a alternativa que indica corretamente esses quatro termos.

José Contreras define três dimensões da profissionalidade docente, a saber: a obrigação moral, o compromisso com a comunidade e a competência profissional.

Assinale a alternativa que apresenta uma asserção coerente com a perspectiva do referido autor.

Ao tratar da formação docente e profissional, Imbernón
(2002) afirma que a formação docente e profissional
deve ser realizada para compreender as mudanças e incertezas
implicadas no exercício da profissão. O autor
sustenta que os professores devem analisar e interiorizar
a situação de incerteza e complexidade que caracteriza
sua profissão e devem renunciar a qualquer forma
de dogmatismo e de síntese pré-fabricada. Desse modo,
para o autor, a ferramenta de formação do professor que
o ajudará a desvendar e resolver problemas ligados ao
processo de ensino-aprendizagem é

Em relação às implicações na formação de professores de matemática originária das teorias críticas do ensino no tocante à Didática, assinale a alternativa correta.

Assinale a alternativa que não corresponde a prática como componente curricular apresentada nas Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica.

Na atuação docente, é comum identificarmos alunos com dificuldades de aprendizagem. Assinale a alternativa CORRETA a ser realizada pelo professor ao percebe estas situações:

O sociólogo suíço Philippe Perrenoud (2000) afirma que o principal desafio do professor da atualidade é repensar sua própria prática, redimensionando‐a para atuar frente às rápidas e profundas transformações pelas quais passam a sociedade. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta à competência mais necessária ao enfrentamento desse desafio.

Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere organização do trabalho educativo pelo professor:

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:

A formação continuada dos professores é uma importante ação para o aperfeiçoamento e atualização das práticas docentes. Uma estratégia privilegiada para o desenvolvimento de uma formação voltada a garantir o compromisso com a qualidade da ação educativa é

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