A combinação de teclas CTRL e P no Windows representa:
Diante de um usuário insatisfeito e autoritário deve-se, inicialmente:
Um município brasileiro registrou 200 casos de tuberculose em 2017, incluindo os casos novos e os com tratamento em curso. De acordo com esses dados pode-se afirmar que:
No processo de trabalho do assistente social, a lógica das ações socioeducativas, realizadas no âmbito dos processos socioassistenciais, está centrada nos usuários, como:
Nos anos de 1960, em uma conjuntura histórica de intenso movimento político-cultural que reuniu profissionais, intelectuais, trabalhadores, segmentos médios e das classes populares em torno da luta anti-imperialista na defesa de projetos de transformação social, o serviço social questiona seus referenciais e assume as inquietações e insatisfações desse período. Tal processo do serviço social é denominado:
O Estatuto da Criança e Adolescente, Lei n° 8.069/1990, em seu artigo 8° assegura "a todas as mulheres o acesso aos programas e às políticas de saúde da mulher e de planejamento reprodutivo e, às gestantes, nutrição adequada, atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e atendimento pré-natal, perinatal e pós-natal integral no âmbito do Sistema Único de Saúde". De acordo com a referida legislação o atendimento pré-natal será realizado por profissionais da( o):
Com relação à interpretação dos resultados sorológicos para hepatite B, o único marcador que confere imunidade ao VHB, sendo indicador de cura e imunidade e que está presente isoladamente em pessoas vacinadas, é :
O Registro Diário de Movimentação Fetal (RDMV) deve ser realizado em todas as gestantes que apresentarem fatores de risco para resultados perinatais diversos e deve começar entre 26 e 32 semanas. As gestante saudáveis, sem fatores de risco, devem ser orientadas a realizar a contagem dos movimentos fetais se perceberem uma diminuição subjetiva desses movimentos e após 36 semanas de gestação. Quanto é o valor dos movimentos fetais considerado como mínimo diário para fins clínicos?
O gerenciamento de recursos ambientais nas instituições de saúde tem como objetivo a atenção de cuidados como o ambiente, no que se refere principalmente ao uso e descarte de materiais com resíduos biológicos, químicos e radioativos. A Classificação de Resíduos da ANVISA dispõe sobre o gerenciamento de resíduos que se dá através das seguintes etapas, correspondentes na ordem correta em que devem ocorrer:
De acordo com Guedes & Guedes, a análise do somatotipo constitui-se um recurso extremamente útil para a detecção e o acompanhamento das repercussões associadas à variação da forma corporal, que podem surgir em razão do crescimento físico e da maturação biológica; e da monitoração das adaptações de cunho morfológico provenientes de intervenções dietéticas e de programas de exercícios físicos. Diante do exposto, assinale a alternativa que compreende os componentes do somatotipo.
Existem várias etapas na aquisição de habilidades motoras fundamentais, durante as quais se observa o desenvolvimento de padrões fundamentais de movimento que são essenciais para o desenvolvimento da criança. Durante as aulas de Educação Física, o professor deve observar a evolução destes padrões de desenvolvimento motor. De acordo com Gallahue e Ozmun (2001), este desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais passa por três estágios distintos: inicial, elementar e maduro. O estágio maduro das habilidades motoras fundamentais apresenta como característica um comportamento motor:
A concepção pedagógica que busca uma ampla reflexão sobre a possibilidade de ensinar os esportes pela sua transformação didático-pedagógica, tornando assim o ensino escolar uma educação de crianças e jovens, através da desconstrução de imagens negativas interiorizadas pelo aluno, diante da complexidade e rigidez de sua prática, é denominada:
É uma zoonose cujo agente etiológico é um protozoário e é transmitida por picada de carrapato:
O carbúnculo sintomático é uma doença aguda febril que acomete bovinos e ovinos e é caracterizada por tumefação enfisematosa, geralmente em grandes massas musculares. É o agente etiológico do carbúnculo sintomático o Clostridium:
É uma zoonose transmitida pela ingestão de pulgas de cães e gatos: