Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 4926 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Em relação às técnicas de prevenção de cárie, assinale o material que é mais frequentemente aplicado sobre a superfície oclusal dos dentes, onde é mais difícil escovar:

Com relação à seleção de moldeiras é correto afirmar que:

De acordo com o sistema de nomenclatura dentária ISO/FDI, marque a alternativa que corresponde ao segundo pré-molar inferior esquerdo.

Os Conselhos de Classe marcam o final das avaliações em um período. Não é possível fazer uma análise completa da situação e levantar formas de como melhorar o ensino e a aprendizagem olhando apenas para uma lista de resultados pontuais. A equipe gestora precisa incentivar que os professores apresentem as dificuldades e os problemas de suas salas, durante as reuniões de horário de trabalho pedagógico coletivo.

A partir das considerações acima, pode-se afirmar que o principal objetivo dos Conselhos de Classe, é:

Paulo Freire, o mais célebre educador brasileiro, autor da Pedagogia do Oprimido, defendia que o objetivo da escola deve ser ensinar o aluno a "ler o mundo", para poder transformá-lo. Nesse sentido, é correto afirmar que, segundo Paulo Freire, a Educação deve priorizar a:

É imprescindível que se discuta o advento da internet nas escolas e nas salas de aula, com os alunos. Quais são os perigos e riscos da navegação sem controle; o que é cyberbullying, sexting e outras violências virtuais; como o plágio acontece no ambiente digital? Essas questões podem ser abordadas de forma interdisciplinar e integradas ao currículo. Essa atitude favorece o desenvolvimento da(o):

Tudo o que acontece na escola é político, porque seres políticos interagem naquele local. E ser político é diferente de ser partidário. Toda escola é obrigada a ter um projeto político-pedagógico, esse é o nome. Esse “político” significa o(a):

A Educação Física é uma disciplina considerada por muitos alunos a mais divertida e "legal" do currículo nas escolas, colocando-a em grande vantagem sobre outras; pois o aluno está mais interessado e motivado, participando com mais entusiasmo das atividades propostas. Aliado a isto, é uma disciplina rica em condições de explorar os elementos da cultura corporal mais variados, que foram surgindo com a evolução humana como as brincadeiras, jogos, danças, lutas, ginástica, entre outras. Contudo, com o passar dos anos, os alunos vão perdendo o gosto por essas atividades que eram vistas como as mais divertidas, tornando-se chatas e cansativas, por isso não vemos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental tão empolgados com a prática em comparação com as crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental que demonstram imensa alegria com as aulas de Educação Física. Diante do exposto no texto acima, este comportamento relacionado com a diminuição do interesse nas aulas de Educação Física está relacionado com:

O tecido muscular esquelético está envolvido no exercício de uma forma voluntária na medida em que o praticante escolhe a forma, a direção e a intensidade com que executa os seus movimentos. Este indivíduo pode orientar o seu esforço de acordo com o feedback sensorial que recebe, nomeadamente, das sensações tácteis, proprioceptivas e de fadiga local e sistêmica. Desta forma, esta condução de informações sensoriais para a medula espinhal e encéfalo a partir do meio externo, realizado pelas terminações nervosas, é executada pela via denominada:

Quando se faz referência aos conhecimentos a serem desenvolvidos durante as aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais tem a preocupação de garantir a coerência com a concepção exposta e efetivar os objetivos propostos para a área. Com esse motivo elegeu três critérios para a seleção dos conteúdos: relevância social; características dos alunos; e as características da própria área. Diante do exposto, assinale a opção que estabelece relação direta com a relevância social dos conteúdos nas aulas de Educação Física Escolar.

Na década de 80, surgiram perspectivas que apontaram para a reflexão de uma Educação Física como prática corporal de movimento que se consolidaram a partir da década de 90. A tendência pedagógica que apresenta uma preocupação em garantir a especificidade da área da Educação Física e, com a valorização do conhecimento sobre as necessidades e as expectativas dos alunos nas diferentes faixas etárias é denominada:

Dentro do ambiente escolar, os professores de Educação Física devem assegurar-se de que estão lidando com crianças em constante desenvolvimento físico, mental e emocional; e que esse desenvolvimento não ocorre de forma homogênea e isolada nos seres humanos. Assim, o professor deve entender as diversas fases do desenvolvimento motor, bem como as interferências e mudanças que ocorrem em cada uma delas, de forma a desenvolver atividades condizentes com as necessidades e possibilidades dos alunos. Dessa forma, quando o professor atua com crianças na faixa etária entre 2 a 7 anos, entende-se que este educador está estimulando alunos que se encontram na fase motora:

A Antropometria é a parte da Antropologia que trata da mensuração do corpo humano ou de suas partes e que permite o registro das particularidades físicas dos indivíduos. Refere-se à medida do tamanho e da proporção do corpo humano. A massa corporal e a estatura são medidas de tamanho do corpo humano que, juntas, proporcionam o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Esse índice antropométrico é considerado simples, barato e não requer alto grau de treinamento e habilidade do avaliador. São medidas perfeitas para pesquisas epidemiológicas de larga escala, e permitem informações sobre:

Quanto maior se apresentar o repertório motor de uma criança, mais elevada será a capacidade de aprender e executar outros padrões de movimento. Muitas vezes, movimentos deficientes encontrados em jovens e adultos não ocorrem devido à falta de talento, mas por estimulação inadequada na infância. Dessa forma, torna-se necessário enriquecer a vida da criança com muitos movimentos. De acordo com os ensinamentos da Aprendizagem Motora, os movimentos fundamentais, que devem ser estimulados na infância, podem ser agrupados em três categorias:

Read the texts below and answer the question that follow:

What is the main idea of the text?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282