Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1900 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Em um circo um treinador de animais deseja colocar quatro cachorros e três gatos em fila indiana, de maneira que dois cachorros não fiquem juntos (subsequentes) na fila.

De quantos modos diferentes esta fila pode ser feita?

O Parlamento Europeu aprovou um novo sistema de autorização de entrada de turistas nos países da União Europeia.

Assinale a alternativa correta a respeito do assunto.



Está expresso no artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

1.participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.

2.participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

3.participação das crianças a partir dos seis anos de idade na definição das regras de avaliação.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Consta no Estatuto da Criança e do Adolescente:

É assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, tanto nos objetivos educacionais que propõem quanto na conceitualização do significado das áreas de ensino e dos temas da vida social contemporânea que devem permeá-las, adotam como eixo:


“O desenvolvimento das habilidades do movimento especializado depende muito das oportunidades de prática, estímulo, qualidade da prática e contexto ecológico do ambiente" (GALLAHUE, OZMUN & GOIODWAY, 2013).

Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.


“A fenomenologia como corrente filosófica foi fundada por E. Husserl, na Alemanha do fim do Século XIX e começo do Século XX “(SURDI & KUNZ, 2009).

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( v ) e as falsas ( f ) sobre a visão fenomenológica do movimento humano.

( ) Não podemos observar um salto, mas, sim, homens saltando.

( ) O movimento humano é um diálogo entre o homem e o mundo.

( ) Essa visão define o movimento como o deslocamento de um corpo físico no espaço e no tempo.

( ) O movimento é reduzido a sua perspectiva científica natural apreensível.

( ) Essa visão considera que o movimentar sempre está cheio de intenções, sempre é um homem que se movimenta.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal ajuda a entender:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais estão situados historicamente – não são princípios atemporais.

Sua validade depende de estarem em consonância com a realidade social, necessitando, portanto, de um processo periódico de avaliação e revisão, a ser coordenado:

Consta nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs) que:

1.Brincar dá à criança oportunidade para imitar o conhecido e construir o novo, conforme ela reconstrói o cenário necessário para que sua fantasia se aproxime ou se distancie da realidade vivida, assumindo personagens e transformando objetos pelo uso que deles faz.

2.Na brincadeira de faz de conta se produz um tipo de comunicação rica em matizes e que possibilita às crianças indagar sobre o mundo e sobre si mesmas e por à prova seus conhecimentos no uso interativo de objetos e conversações.

3.Por meio das brincadeiras e outras propostas cotidianas que ocorrem nas instituições de Educação Infantil, a criança aprende a assumir papéis diferentes e, ao se colocar no lugar do outro, aprende a coordenar seu comportamento com os de seus parceiros e a desenvolver habilidades variadas, construindo sua identidade.

4.As brincadeiras geram nas crianças exclusivamente as sensações de prazer e bem-estar, pois nelas as crianças sempre realizam seus desejos e atendem às suas expectativas imediatas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( v ) e as falsas ( f ), tendo com referência as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs).

( ) As experiências vividas no espaço de Educaçã o Infantil devem possibilitar o encontro de explicaçõções pela criança sobre o que ocorre à sua volta e consigo mesma enquanto desenvolve formas de sentir, pensar e solucionar problemas.

( ) No espaço da Educação Infantil é preciso considerar que as crianças necessitam envolver-se com diferentes linguagens e valorizar o lúdico, as brincadeiras, as culturas infantis.

( ) No contexto da Educação Infantil se faz necessário transmitir à criança uma cultura considerada pronta.

( ) Na Educação Infantil é preciso oferecer condiçõções para a criança se apropriar de determinadas aprendizagens que lhe promovam o desenvolvimento de formas de agir, sentir e pensar que são marcantes em cada momento histórico.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( v ) e as falsas ( f ), de acordo com o texto.

( ) Quanto ao sinal indicativo de crase, a grafia correta dos cinco vocábulos, na sequência das lacunas no primeiro parágrafo, é: à , a ,a , as , a.

( ) Em “Talvez você já tenha ouvido" (1º parágrafo), a forma verbal composta pode ser substituída por ouvira, sem prejuízo de significado temporal e sem ferir a norma culta da língua.

( ) Em “Porém, já parou para se perguntar de onde ela vem?" (1º parágrafo), o pronome “se" faz referência a “você" e “ela" faz referência a “a expressão 'o esporte forma caráter'".

( ) Em “ parou para se perguntar" e “ o esporte tem seu sentido" (1º parágrafo), o vocábulo sublinhado apresenta o mesmo significado nas duas ocorrências.

( ) As duas últimas frases do primeiro parágrafo podem ser assim reescritas, sem prejuízo de significado e sem ferir a norma culta da língua escrita: “Enquanto a ética tem como sentido a condução da vida e tem seu propósito maior na conquista da felicidade, o esporte tem seu sentido na saúde e bem-estar e tem seu propósito na formação do sujeito ético."

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282