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O ensino de Libras como primeira língua para alunos surdos compreende o desenvolvimento de duas habilidades, expressar-se em Libras e compreender em Libras, que permitem ao aluno surdo expor suas ideias e opiniões por meio de sua língua visuo-espacial. O trabalho com a habilidade de compreender em Libras, contemplando os diversos gêneros discursivos implicados na comunicação gestual, pode ser realizado nas aulas de Libras para alunos surdos

O professor de Libras como segunda língua para ouvintes não pode interferir ou mudar o estilo de aprendizagem de seus alunos, mas pode orientar o uso das estratégias de aprendizagem que podem se mostrar mais eficazes na resolução das tarefas em Libras (GESSER, 2012). Há vários tipos de estratégias de aprendizagem, dentre elas destacam-se as estratégias metacognitivas, que

O trabalho com textos sinalizados em Libras visa a desenvolver a compreensão leitora de alunos surdos. Basso, Strobel e Masutti (2009) sugerem o uso de um procedimento metodológico em que o ensino da leitura é desenvolvido a partir de três níveis:

A velocidade é constante e não depende da concentração dos reagentes. Não existe uma relação direta entre os coeficientes e a ordem da reação. Essas são características cinéticas de reação de

A notação padrão de uma pilha de Daniel composta por zinco e cobre, considerando-se os potencias padrões de redução à 25ºC, E oZn2+= -0,76V e EoCu2+ = +0,34V, será

Analise as afirmativas a seguir sobre termoquímica.

I. Em uma reação endotérmica, a entalpia do sistema reativo cresce, ou seja, a entalpia dos produtos é maior do que a entalpia dos reagentes.

II. A lei da conservação de energia estabelece que a energia não é criada nem destruída em uma mudança de estado físico.

III. A variação de entalpia da reação depende do caminho que as reações ocorrem – Lei de Hess.

Está(Estão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Sobre a termoquímica, é correto afirmar que


Em uma situação hipotética, uma amostra de césio 137 (Z=55) foi transportada de Goiânia para análise em um laboratório em Belém e, durante a viagem, sofreu decaimento emitindo duas partículas alfa e quatro partículas beta. Assim, pode-se dizer que a amostra que o analista em Belém recebeu seria constituída por

Considere as substâncias a seguir.

Se organizadas em ordem crescente de valores de pKa, temos a sequência

Considere as substâncias a seguir para responder a questão.

I- Fenilamina

II- Fenol

III- Benzeno

IV- Acetofenona (fenil-metil cetona)

V- para-metilbenzoico

VI- ciclohexamina

VII- para-clorobenzoico

VIII- orto, para-diclorobenzoico

IX- benzoico

A ordem crescente das substâncias de I a IX (excetuando-se as substâncias III e IV) em relação à tendência para receber um próton (H+) em uma reação ácido-base é

O instrumento de avaliação que consiste na “organização de uma coletânea de registros sobre aprendizagens do aluno que favoreçam ao professor, aos próprios alunos e às famílias uma visão evolutiva do processo" (HOFFMANN,J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto alegre: Mediação, 2002, p.201) denomina-se

Nas bases da Teoria Psicológica de Jean Piaget consta que o conhecimento objetivo é uma aquisição construída pela criança a partir de grandes reestruturações globais mentais. A influência desta teoria em educação leva a afirmar o seguinte:

As ações afirmativas podem ser definidas como políticas públicas (e privadas) voltadas à concretização do princípio constitucional da igualdade material e à neutralização dos efeitos da discriminação racial, de gênero, de idade, de origem nacional e de compleição física. São exemplos de medidas que se constituem em ações afirmativas na educação

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