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Folha de respostas:

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Segundo a teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget, o desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua. Estas são as formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando e se solidificando. Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida.

São aspectos do desenvolvimento humano, EXCETO:

Segundo Piaget, os processos de acomodação e assimilação, embora distintos, ocorrem simultaneamente na resolução de conflitos. A acomodação acontece quando o organismo tenta restabelecer o equilíbrio com o meio através de sua própria transformação, já a assimilação:

A teoria Piagetiana pode contribuir para a construção de novos conhecimentos sobre o processo de desenvolvimento cognitivo dos indivíduos; conhecimentos relevantes na construção de práticas educativas que respeitem os níveis de desenvolvimento das crianças na escola. Piaget (1998), imbuído da tarefa de esclarecer o desenvolvimento da lógica infantil, após inúmeras observações e experimentos com crianças, elabora aquilo que ele chamou de leis do desenvolvimento da inteligência, identificando uma hierarquia lógica, composta de leis irrevogáveis e consecutivas do processo de desenvolvimento cognitivo.

  1. A primeira lei do desenvolvimento da inteligência é a lei da conservação da matéria (ocorre aproximadamente entre 5 e 7 anos de idade). Esta lei se configura quando uma criança consegue identificar que uma "bolinha de massa" pode se transformar em uma "cobrinha de massa", e a matéria (massa) continua a mesma, apesar da mudança da forma.
  2. A segunda lei é a da conservação do peso (ocorre aproximadamente entre 7 e 9 anos de idade). Esta lei se configura quando uma criança consegue identificar que uma "bolinha de massa" tem o mesmo peso da "cobrinha de massa", apesar de terem formas diferentes.
  3. A terceira lei é a da conservação de volume (ocorre aproximadamente entre 9 e 11 anos de idade). Esta lei se configura quando uma criança consegue identificar que a "bolinha de massa" tem o mesmo volume da "cobrinha de massa", compreendendo as diferentes formas que pode assumir uma mesma matéria (massa).

Está(ão) CORRETA(S) a(s) alternativas:

Segundo a teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget, estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária. Planejar o que e como ensinar implica saber quem é o educando. Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária.
Considerando os fatores que influenciam o desenvolvimento humano, assinale a alternativa INCORRETA:

A Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009, que institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, enumera que são público-alvo estudantes que dentre outras especificidades possuem transtornos globais do desenvolvimento. Segundo a Resolução, enquadram-se nesta especificidade citada, de acordo com o artigo 4º , item II, EXCETO:

O aspecto psicossocial no estudo de Jean Piaget, respaldado nas relações sociais, é representado nas aprendizagens por:

No sentido neurofisiológico da aprendizagem, uma criança pronta para a alfabetização requer, exceto:

Leia o fragmento de texto abaixo:

"[...] a pretensão de alguns educadores, de vir a saber sobre a singularidade subjetiva do agir de um aluno, por um lado, está fadada ao fracasso [...] o fato de pensar que haveria uma essência psicológica da dita indisciplina escolar, bem como que seria possível usufruir institucionalmente de um saber a seu respeito, determina o aparecimento, de direito, de uma série de instâncias de avaliação preventiva, diagnóstico e/ou tratamento escolar ou paraescolar, nas quais hoje em dia cifra-se, paradoxalmente, o destino da empresa pedagógica." (LAJONQUIÈRE, 1996, p. 28).

Segundo o autor, no texto citado, essa situação tem contribuído para:

Na reunião semanal de planejamento, duas professoras de uma turma de sexto ano, buscam estratégias para melhorar o desempenho de alguns alunos. Ao tratarem de dois alunos, ambos com conceitos abaixo do esperado, a professora de História lembra que um se expressa muito bem oralmente e consegue estabelecer boas relações entre os conceitos, nessa modalidade de linguagem; em contrapartida, quando registra por escrito, suas ideias se perdem. Já o outro, por demonstrar muita timidez, prefere não se expressar oralmente, contudo apresenta excelente habilidade na modalidade escrita, embora demonstre dificuldade na articulação dos conceitos abordados. Ao ouvir esse relato, a professora de Ciências sugere que nas próximas aulas, esses alunos passem a desenvolver atividades em conjunto, programadas pelas docentes, com o objetivo de se auxiliarem na superação dessas dificuldades. Ao optar por essa metodologia, as professoras estão aplicando o conceito de:

Construção de conhecimento requer autonomia. De acordo com a teoria piagetiana, autonomia significa ser capaz de

O psicólogo e filosofo suíço Jean Piaget (1896-1980) é conhecido por seu trabalho no campo da inteligência infantil. Sobre este tema leia as afirmativas que seguem: I- Para Piaget ―a linguagem não é suficiente para explicar o pensamento uma vez que este tem raízes na ação e nos mecanismos sensório-motores. II- Piaget define o desenvolvimento cognitivo em quatro estágios: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. III- Para Piaget ―necessariamente todo individuo que possui alguma deficiência deve receber tratamento e acompanhamento escolar em espaços exclusivos para este fim, dadas às características dos mesmos. IV- Piaget considera quatro fatores essenciais para o desenvolvimento cognitivo da criança sem deficiências: biológico, hereditário, da ação do adulto sob o sujeito, da assimilação e conotação. Assinale somente a alternativa que apresenta todas as respostas INCORRETAS:

Ao falarmos sobre o processo de alfabetização é essencial que o professor tenha consciência do processo chamado de Psicogênese da Língua Escrita. Este processo pauta-se:

O cognitivismo tem como principal fonte de pesquisa a cognição - como se constrói a estrutura cognitiva do indivíduo. O principal precursor desta teoria foi:

Para Piaget, mais do que buscar a acumulação de conteúdos, a escola deveria se preocupar em ensinar o aluno a, exceto:

Conforme a teoria piagetiana, a partir do estágio operatório, as trocas intelectuais começam a se efetuar e, paralelamente, a criança alcança a personalidade. Dentro da visão dessa teoria, é possível afirmar que personalidade é uma

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