Os sistemas de banco de dados implementam restrições de integridade que podem ser testadas com o mínimo de sobrecarga. São exemplos de categorias de restrições de integridade:
Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão.
Para Bakhtin, além do conhecimento da língua em que se dá, o sucesso da interação depende
Além dos fenômenos sintáticos e semânticos, o estudo de aspectos pragmáticos auxilia o professor de língua portuguesa a
Atividades escolares que visem ao exercício de compreensão de conteúdos implícitos devem levar o aluno a
A noção de intertextualidade se refere à
São exemplos de gêneros considerados multimodais que podem ser estudados nas aulas de língua portuguesa
A leitura e a escrita são práticas que se complementam, se relacionam e se modificam mutuamente no processo de
Em um projeto de letramento literário que tome como foco a obra Macunaíma. O herói sem nenhum caráter, marco do Modernismo brasileiro, publicada em 1928, por Mário de Andrade, seria relevante, em uma leitura que privilegiasse o contexto do leitor,
Quanto aos gêneros multimodais e o ensino de língua portuguesa, é correto afirmar que
Um projeto de ensino que faça a correlação entre poema lírico e canção, no ensino de literatura, deve considerar que
Em um texto, podem funcionar como elementos de coesão referencial
Uma das causas da existência de palavras parônimas é/são
No que diz respeito ao meio de produção e à concepção discursiva, respectivamente, a notícia de TV é um gênero
Anatol Rosenfeld (1965, p. 11), em seu O teatro épico, escreve que o “gênero lírico foi [...] definido como sendo o mais subjetivo: no poema lírico uma voz central exprime um estado de alma e o traduz por meio de orações. Trata-se essencialmente da expressão de emoções e disposições psíquicas, muitas vezes também de reflexões e visões enquanto intensamente vividas e experimentadas."
Não perdendo de vista o caráter histórico de qualquer conceito envolvendo gêneros literários, assinale, entre os excertos abaixo, aquele que se adequa ao que Rosenfeld considera como lírico:
In the nominal group “The increasing and rapidly developing use of mobile technology by English language learners", the head noun is: