Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 10857 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e


Acerca do poema acima e de seus aspectos linguísticos, julgue os itens que se seguem.

O fato de o poema não ter sido construído em terceira pessoa, assim como sua extensão, permitem que ele seja classificado como um poema épico.

Com base nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, no Currículo em Movimento da Educação Básica: Educação de Jovens e Adultos (EJA) e nas Diretrizes Pedagógicas para Organização Escolar do 2.º e 3.º ciclos para as aprendizagens, julgue os itens que se seguem.

Os primeiros e segundos segmentos da EJA estão regidos

pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino

Fundamental de nove anos.

A concepção de educação física e seus objetivos na

escola devem ser repensados, com a correspondente

transformação de sua prática pedagógica. A educação física

deve assumir a responsabilidade de formar um cidadão capaz

de posicionar-se criticamente diante das novas formas da

cultura corporal de movimento – o esporte-espetáculo dos

meios de comunicação, as atividades de academia, as práticas

alternativas etc. Por outro lado, é preciso ter claro que a

escola brasileira, mesmo que quisesse, não poderia se

equiparar em estrutura e funcionamento às academias e aos

clubes, mesmo porque é outra a sua função.

A educação física, enquanto componente curricular da

Educação Básica, deve assumir então uma outra tarefa:

introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de

movimento, formando o cidadão que vai produzi-la,

reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para

usufruir do jogo, do esporte, das atividades rítmicas, da

dança, das ginásticas e práticas de aptidão física, em

benefício da qualidade da vida.

M. Betti e L. R. Zulliani. Educação Física Escolar: uma proposta de

diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e

Esporte. São Paulo, v. 1, n.º 1, 2002, p. 73-81 (com adaptações).

Com base no texto, julgue os itens a seguir.

A educação física, enquanto componente curricular da Educação Básica, pertence ao domínio da educação e, dessa forma, deve atender aos objetivos sociais que este campo de conhecimento lhe confere.

O professor de educação física deve ter quase os

mesmos conhecimentos que o higienista, não bastando ser

um pedagogo, mas sendo mister que seja um médico, não

bastando que a sua competência se estenda aos mais sólidos

conhecimentos didáticos, mas importando vitalmente que a

sua propedêutica abranja noções seguras de higiene e

anatomofisiologia porque na sua fórmula precisa a educação

física é higiene e higiene é medicina.

C. L. Soares. Raízes europeias e Brasil.

Campinas: Autores Associados, 1998.

Acerca da compreensão do pensamento médico-higienista no

início do século XX, da formação do professor de educação

física e da entrada da educação física na escola brasileira,

julgue os itens a seguir.

Como à época os professores de educação física tinham uma formação semelhante à do médico, logo a profissão ganhou o mesmo status da medicina e, dessa forma, contribuiu para o desenvolvimento da saúde do País.

Inusitado diálogo...

— Os jogos escolares servem

para a fraternidade! Para a

socialização dos participantes!

Para a prática salutar das

atividades gimnodesportivas!

Para a Educação, enfim...

— Seu Diretor, a sua escola

participa dos Jogos Escolares?

— Claro! Somos uma instituição

educacional.

— E quais foram os resultados

educacionais da participação do

seu colégio?

— Duas medalhas de ouro, cinco

de prata, três terceiros lugares, e

o nosso time de basquete tava

massacrando o inimigo quando

foi desclassificado por um juiz

ladrão.

— Ah!!!

V. Bracht. Esporte na escola e esporte de rendimento. In.

Movimento. Porto Alegre/RS, v. 6, n.º 12, 2000, p. 14-24.

Considerando o diálogo, as tensões entre esporte de

rendimento e esporte escolar e o papel do professor de

educação física na escola, julgue os itens que se seguem.

O esporte precisa ser tratado pedagogicamente pelo professor de educação física a favor de um fazer educativo adequado às perspectivas de um projeto de educação.

Inusitado diálogo...

— Os jogos escolares servem

para a fraternidade! Para a

socialização dos participantes!

Para a prática salutar das

atividades gimnodesportivas!

Para a Educação, enfim...

— Seu Diretor, a sua escola

participa dos Jogos Escolares?

— Claro! Somos uma instituição

educacional.

— E quais foram os resultados

educacionais da participação do

seu colégio?

— Duas medalhas de ouro, cinco

de prata, três terceiros lugares, e

o nosso time de basquete tava

massacrando o inimigo quando

foi desclassificado por um juiz

ladrão.

— Ah!!!

V. Bracht. Esporte na escola e esporte de rendimento. In.

Movimento. Porto Alegre/RS, v. 6, n.º 12, 2000, p. 14-24.

Considerando o diálogo, as tensões entre esporte de

rendimento e esporte escolar e o papel do professor de

educação física na escola, julgue os itens que se seguem.

Como os jogos escolares abordados no diálogo “servem para a socialização dos participantes”, é correto afirmar que o esporte escolar seja uma prática da educação física bastante democrática

A partir das imagens e da compreensão do uso de temas transversais e interdisciplinaridade nas aulas de educação física, julgue os itens subsequentes.

As aulas de educação física, sobretudo quando abordam o conteúdo esportivo, devem se apropriar de métodos que preservem as diferenças físicas de gênero, utilizando práticas que separem as atividades entre meninas e meninos.

Julgue os itens subsequentes em relação às atribuições do enfermeiro segundo as normas do Ministério da Saúde para atenção à saúde e consulta de enfermagem.

As mulheres portadoras de HIV e seus recém-nascidos

devem ser isolados das outras mulheres para evitar a

contaminação da maternidade e do berçário.

Acerca da administração e organização dos serviços e do processo de recrutamento e seleção de recursos humanos em enfermagem, julgue os itens subsecutivos.

Os hospitais privados adotam uma política de valorização da equipe de enfermagem, em detrimento da tecnologia, para garantir a melhoria da qualidade da assistência.

Uma trabalhadora do setor de limpeza de uma das unidades do complexo industrial W, com 35 anos de idade, desmaiou no galpão central do primeiro andar depois de transcorrida uma hora do início de seu turno matinal. Os colegas informaram que ela ficou deitada no chão e logo retornou à consciência, contudo suas pálpebras piscavam sem parar. Considerando essa situação hipotética e o fato de existir um enfermeiro no Serviço de Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho do local que foi imediatamente chamado, julgue os itens que se seguem no que se refere à atuação desse enfermeiro.

O enfermeiro deverá isentar-se de participar da elaboração, da implementação, do acompanhamento e da avaliação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

Acerca da administração e auditoria em enfermagem e da organização, da estrutura e do funcionamento dos serviços e dos materiais de enfermagem, julgue os itens a seguir.

Auditoria de enfermagem é um método de avaliação dos cuidados prestados que envolve a revisão dos registros de pacientes, dos processos e dos resultados alcançados.

Acerca da administração e auditoria em enfermagem e da organização, da estrutura e do funcionamento dos serviços e dos materiais de enfermagem, julgue os itens a seguir.

A forma mais simples de calcular o estoque de segurança é acrescentar, à cota mensal, de 25 a 30% do consumo médio mensal somado ao consumo diário.

A construção do atual Sistema Único de Saúde (SUS) passou por vários momentos de luta em diferentes cenários econômicos e políticos. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

O contexto de desenvolvimento das políticas de saúde do Brasil, no período de 1980-1990, era de plena ascensão econômica do País, estabilidade política e baixa desigualdade social.

No que diz respeito ao emprego do sinal indicativo de crase no texto, assinale a alternativa correta.

Uma pessoa percorreu uma trilha em 37 minutos.

Considerando-se essa situação hipotética, caso se aumente a velocidade média em 15%, o tempo necessário para percorrer a mesma trilha será

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282