A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e sua manifestação clínica em fase avançada, a síndrome da imunodeficiência adquirida (aids), ainda representam um problema de saúde pública. São doenças indicativas de aids em relação ao diagnóstico definitivo e/ou presuntivo, EXCETO:
A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e sua manifestação clínica em fase avançada, a síndrome da imunodeficiência adquirida (aids), ainda representam um problema de saúde pública. São doenças indicativas de aids em relação ao diagnóstico definitivo e/ou presuntivo, EXCETO:
O paciente com AIDS pode apresentar uma ou mais doenças oportunistas, como a tuberculose disseminada,
a pneumonia, as infecções recorrentes ocasionadas por fungos (na pele, boca e garganta) e a neurotoxoplasmose.
A Aids é a manifestação menos grave da infecção pelo HIV e ocorre na medida em que o paciente vai
apresentando alterações menos acentuadas da imunidade. Essa doença, quando não tratada, apresenta sintomas como adenomegalia, febre prolongada, ganho constante de peso, sudorese noturna, diarreia crônica e astenia.
A sigla HIV refere-se ao vírus da imunodeficiência humana, que pode levar à síndrome da imunodeficiência
adquirida (AIDS) e que reduz a imunidade do indivíduo infectado.
A infecção assintomática pelo HIV pode durar anos, até o aparecimento de infecções oportunistas (como a
tuberculose, a neurotoxoplasmose e a neurocriptococose) e algumas neoplasias (como linfomas não Hodgkin e sarcoma de Kaposi).
Um trabalhador procurou o ambulatório buscando orientações, pois estava preocupado por ter tido relação sexual sem camisinha.
Nessa situação hipotética, o Técnico de Enfermagem deve orientar o trabalhador a realizar o teste de HIV, por ser parte do protocolo da profilaxia pós-exposição de risco ao HIV, que deve ser buscada no caso de exposição de risco em até
O risco ocupacional com agentes infecciosos é conhecido desde o início dos anos 40 do século XX, assim, a prevenção da exposição ao sangue ou a outros materiais biológicos é a principal e mais eficaz medida para evitar a transmissão do HIV e dos vírus da hepatite B e C. Assinale a alternativa que apresenta líquidos biológicos sem risco de transmissão ocupacional de HIV:
Como em outras infecções virais agudas, a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) é acompanhada por um conjunto de manifestações clínicas, o que é denominado síndrome retroviral aguda (SRA). Quanto à SRA, assinale a alternativa correta.
Acerca das doenças de interesse da saúde pública, julgue o item a seguir.
A vacina contra HPV é contraindicada para jovens portadores de HIV/AIDS.
Uma enfermeira sofreu um acidente perfurocortante com agulha que tinha sido usada para coleta de sangue de paciente e um teste rápido mostrou-se negativo para HIV.
Com base nesse caso hipotético, julgue o item à luz do Protocolo Clínico e das Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Antirretroviral Pós-Exposição de Risco à Infecção pelo HIV do Ministério da Saúde, de 2015.
Constituem materiais biológicos com risco de transmissão do HIV o sangue, o sêmen, os fluidos vaginais e os líquidos de serosas, que são: peritoneal; pleural; pericárdico; líquido amniótico; líquor; e líquido articular.
Um dos indicadores de saúde é a taxa de incidência da AIDS, que
I. Estima o risco de ocorrência de aids, numa determinada população em intervalo de tempo determinado, e a população exposta ao risco de adquirir a doença.
II. Indica a existência de condições favoráveis à transmissão da doença, sendo uma delas por transmissão vertical.
III. Não reflete a situação atual de infecção pelo HIV no período de referência e sim a da doença, cujos sinais e sintomas surgem, em geral, após longo período de infecção assintomática, no qual o indivíduo permanece infectante.
Ao interpretar a taxa de incidência da AIDS, o profissional de saúde deve considerar o descrito nos itens
Em relação a esse caso e baseado no Protocolo do Ministério da Saúde (2017), se o resultado do teste rápido (TR1e 2) com sangue da pessoa exposta for reagente, a profilaxia pós-exposição
A respeito da suplementação de nutrientes para as crianças, julgue o item subsequente.
Evidências científicas do impacto da suplementação com vitamina A em crianças, independentemente da idade, apontam para a redução do risco global de morte por diarreia e de morte por todas as causas em crianças com HIV positivo.
Os medicamentos usados na terapia antirretroviral (TARV) pertencem a seis classes de fármacos, que interferem na replicação do HIV em seis pontos diferentes do processo.
Associe corretamente as três colunas com o nome do medicamento, o ponto de ação no processo de replicação do vírus e os possíveis efeitos adversos, respectivamente.

Assinale a alternativa correta.