Based on the text, judge the following items.
A person from “Poland” (line 12) is a Pole.
Based on the text, judge the following items.
Both Besides and Furthermore can be used instead of “In addition” (line 2).
Based on the text, judge the following items.
In line 8, the “s” in “diets” is pronounced as the “s” in “foods”.
Based on the text, judge the following items.
The singular form of “these” (line 11) can be this or that.
Based on the text, judge the following items.
The adverb “often” as in “these food fads are often based” (line 18) is more commonly placed before the verb to be.
Considerando a legislação específica que regulamenta a
oferta da educação de surdos e o ensino da Língua Brasileira
de Sinais (Libras) no Brasil, julgue os itens subsequentes.
Os projetos que propõem o ensino da Libras encontram-se em fase de análise nas instâncias legislativas.
Um aluno da rede pública, matriculado no 5.º ano do
Ensino Fundamental, apresenta surdez profunda bilateral. No
dominio social, o desenvolvimento desse aluno á émuito bom;
ébem-humorado, educado e gosta de estar sempre com os
colegas. No dominio da linguagem e comunicação, ébastante
comunicativo; expressa-se por meio da Libras e possui um
pouco de oralidade. Domina Libras devido ao contato com o
professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE)
de sua escola, que também oferece curso de Libras para
todos os demais alunos. Ainda apresenta dificuldades na
linguagem escrita e na leitura, por nao compreender bem a
estrutura da lingua portuguesa.
Carla B. Alves e Maria Isabel Araújo. Estudo de caso: atendimento
educacional especializado para aluno com surdez na escola
comum. V Seminário Nacional de Educação Especial;
IV Encontro de Pesquisadores em Educação
Especial e Inclusão Escolar. Universidade
Federal de Uberlândia, s/d(com adaptações).
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens
subsecutivos acerca do AEE para alunos com surdez.
O professor do AEE em Libras deverá estabelecer parceria com os professores das salas de aula comuns para a discussão dos conteúdos curriculares.
Apesar da diferencã existente entre linguas de sinais e á
linguas orais no que concerne á modalidade de percepcão e
producão, o termo "fonologia" refere-se também ao estudo
dos elementos básicos das linguas de sinais.
Lodenir Karnopp. Fonética e Fonologia. Universidade
Federal de Santa Catarina, s/d (com adaptações).
Considerando o texto acima e a fonologia da língua de sinais,
julgue os itens a seguir.
Na Libras, existem 46 configuracões de maos, das quais o alfabeto datilológico utiliza apenas 26.
Apesar da diferencã existente entre linguas de sinais e á
linguas orais no que concerne á modalidade de percepcão e
producão, o termo "fonologia" refere-se também ao estudo
dos elementos básicos das linguas de sinais.
Lodenir Karnopp. Fonética e Fonologia. Universidade
Federal de Santa Catarina, s/d (com adaptações).
Considerando o texto acima e a fonologia da língua de sinais,
julgue os itens a seguir.
A expressao facial e o movimento corporal podem determinar ou diferenciar os significados dos sinais.
A respeito da metodologia de ensino da Libras, julgue os itens
subsequentes.
Um dos pressupostos da pedagogia surda é a presença do professor surdo nas salas de aula regulares, com suporte do professor ouvinte nas salas de recursos multifuncionais.
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
Sendo o trecho “Que às vezes se extasia como diante de fogos de artifício” (linhas 6 e 7) uma oração subordinada adjetiva, é correto afirmar que a autora subverte as regras de pontuação prescritas pela gramática ao isolar, com ponto final, tal trecho do termo ao qual ele se subordina.
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
No trecho apresentado, fica evidente a postura combativa adotada na prosa de Clarice Lispector, enquadrada como literatura feminista, uma vez que nesse trecho o homem é apresentado como um inimigo, um entrave à liberdade da narradora.
No que se refere aos aspectos linguísticos e aos sentidos do
texto acima, assim como às funções da linguagem e à
tipologia textual, julgue os itens subsequentes.
A palavra “língua”, empregada diversas vezes no texto, é um exemplo de palavra polissêmica.
No que se refere aos aspectos linguísticos e aos sentidos do
texto acima, assim como às funções da linguagem e à
tipologia textual, julgue os itens subsequentes.
Predomina no texto a função referencial da linguagem, o que é evidenciado pelo emprego preponderante de palavras em sentido denotativo.
No que se refere aos aspectos linguísticos do texto acima e à
literatura brasileira, julgue os itens a seguir.
No último parágrafo do texto, faz-se presente, ainda que por meio da negação, uma das teses do Naturalismo, a de que o homem é produto do meio.