Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 10857 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Após muitos anos de ditadura militar e eleições indiretas, uma campanha popular tomou as ruas para pedir o afastamento

de Fernando Collor de Melo do cargo de presidente. Acusado de corrupção e esquemas ilegais em seu governo, a campanha Fora

Collor mobilizou muitos estudantes, que saíram às ruas com as caras pintadas para protestar contra o presidente corrupto. No dia

29 de setembro de 1992, cerca de cem mil pessoas acompanharam a votação do impeachment de Collor em torno do Congresso,

o qual foi aprovado, tendo 441 votos favoráveis e apenas 38 contrários. Fernando Collor correu para renunciar e não perder seus

direitos políticos, mas já era tarde. Mesmo renunciando, o presidente foi caçado e impedido de concorrer em eleições por muitos

anos. Era a conquista do movimento Fora Collor, que representou a grande pressão exercida pela população.

Internet: (com adaptações).

Os movimentos sociais são o norte para os mais diversos debates. A partir das discussões acerca desse tema, julgue os seguintes

itens.

Para se entender um movimento social, é necessário compreender quais os fundamentos que alicerçam o nascimento e a manutenção do movimento.

O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza,

porém, desviamo-nos dele. A cobiça envenenou a alma dos

homens, levantou no mundo as muralhas do ódio e tem-nos

feito marchar a passo de ganso para a miséria e os

morticínios. Criamos a época da produção veloz, mas nos

sentimos enclausurados dentro dela.

A máquina, que produz em grande escala, tem

provocado a escassez. Nossos conhecimentos fizeram-nos

céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis.

Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.

Mais do que de máquinas, precisamos de

humanidade; mais do que de inteligência, precisamos de

afeição e doçura!

Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo

estará perdido.

Charles Chaplin. Internet: (com adaptações).

Considerando o texto como motivação inicial, julgue os itens

subsequentes.

O dueto homem-máquina é a prova da harmonia existente na relação entre produção e ganhos que norteia o sistema capitalista de produção.

Em 1905 Albert Einstein propôs a teoria da relatividade restrita. No caso, o adjetivo "restrita" é usado para indicar que a teoria se aplica somente a referenciais inerciais. A respeito dessa teoria, julgue os itens a seguir.

A teoria da relatividade restrita é composta basicamente de dois postulados: o postulado da relatividade e o da velocidade da luz.

O gráfico acima expressa a função horária da posição (x) de um móvel em trajetória retilínea, realizando um movimento uniforme. Com base nesse gráfico, julgue o item seguinte.

A função horária da posição é expressa por x t.

Um guindaste exerce uma força de 30 kN, para cima, sobre

um contêiner de duas toneladas. Essa força é suficiente para

vencer a força gravitacional e levantar o contêiner, que está

inicialmente em repouso. A força atua ao longo de uma

distância de 3 m.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens

subsecutivos, considerando que a aceleração da gravidade (g)

seja igual a 10 m / s² .

A velocidade de subida do contêiner é igual a √30 m/s.

Uma bateria fornece uma diferença de potencial de 12 V aos terminais de uma combinação em paralelo de resistores de 4 Ω e 6 Ω, conforme mostrado na figura acima. Considerando esse circuito, percorrido por uma corrente elétrica contínua (i), julgue os itens subsequentes.

A potência dissipada no resistor de 6 Ω é igual a 54 W.

Cada vez mais, as novas tecnologias de informação e

comunicação (NTIC) fazem parte de nossa vida cotidiana. A

ampliação da perspectiva e da esfera de ação são apenas

algumas das possibilidades geradas pelo desenvolvimento

dessas tecnologias, ainda que essa ampliação esteja restrita a

determinados grupos de pessoas. No entanto, é importante

perceber que ficará cada vez mais difícil viver em uma

sociedade em que as tecnologias de informação e

comunicação ocupam um espaço cada vez maior sem uma

correspondente e efetiva democratização do acesso e da

inclusão digital.

A. A. Martins e N. M. D. Garcia Ensino de Física e Novas

Tecnologias de Informação e Comunicação: Uma

Análise da Produção Recente. ABRAPEC – VIII,

ENPEC, 2011 (com adaptações).

Em relação às novas tecnologias de informação e

comunicação (NTIC), julgue os itens que se seguem.

A inserção de NTIC na prática docente, como ferramenta de auxílio ao processo de ensino-aprendizagem, substitui as teorias de aprendizagem tradicionais na formação de uma melhor base para a produção de conhecimentos.

No que se refere aos estudos de viabilidade técnico-financeira, julgue os itens subsecutivos.

A taxa média de retorno é um indicador de retorno médio do projeto em um determinado período. Sua principal vantagem é que não considera a correção do investimento durante o período de investimento.

Acerca dos conceitos de projeto, programa e processo, julgue os itens subsecutivos.

Entende-se por projeto o esforço temporário para criar um serviço, produto ou resultado exclusivo. Desse modo, o programa seria a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos seus requisitos.

Em relação a noções de análise de risco, julgue os itens a seguir.

O gerente do projeto deve ter conhecimento gerencial e organizacional. Desse modo, o gerente tem que ter a capacidade de mediar conflitos, estabelecer uma comunicação clara com a equipe de trabalho e ter o plano de gerenciamento de riscos em mãos para “minimizar o imprevisível” no projeto e manter a equipe focada na solução do problema.

O ramo da física que estuda os espectros luminosos é chamado de espectroscopia. A análise dos espectros luminosos permitiu aprofundar os conhecimentos acerca da estrutura da matéria, constituindo-se em um importante campo de pesquisa, com várias aplicações práticas. Com relação à espectroscopia, julgue o item seguinte.

O espectro de emissão de uma determinada substância é aquele que se obtém a partir da luz proveniente da substância quando ela está incandescente.

Com relação aos conhecimentos de química inorgânica e suas aplicações, julgue os próximos itens.

Na tabela periódica, os elementos estão apresentados em ordem decrescente de volume atômico (volume molar). Essa organização resulta em famílias de elementos com propriedades químicas díspares distribuídos em camadas na tabela periódica.

Para concluir uma obra em x dias, a empreiteira de engenharia previu que a quantidade de operários necessária, y, poderia ser expressa por uma função da forma:

. A respeito dessa situação, julgue os itens subsequentes.

A função inversa de y = f(x) pode ser expressa por


Based on the text, judge the following items.

According to the text, the Japanese seem not be keen on using credit cards.


Based on the text, judge the following items.

“does away with” (line 10) means eliminates.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282