Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 234 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Acerca do projeto político-pedagógico, documento norteador das atividades de formação de uma instituição educacional, julgue os itens seguintes.

Na construção do projeto político-pedagógico, a avaliação, que deve ser realizada na fase inicial do projeto, e a elaboração do plano de ação precedem o diagnóstico da realidade da instituição.

A proposta pedagógica inclusiva, de acordo com as discussões e publicações sobre o tema, deve

Acerca do projeto político-pedagógico, documento norteador das atividades de formação de uma instituição educacional, julgue os itens seguintes.

Deve-se evitar estabelecer juízos de valor ou abordar questões políticas e ideológicas no projeto político-pedagógico, uma vez que tal documento deve se restringir à identificação dos meios necessários para que a instituição educacional atinja os objetivos planejados.

O processo de elaboração de um projeto político-pedagógico (PPP) não se constrói sem a participação do coletivo da escola, seus 
agentes sociais e uma direção política consciente do papel da escola na contemporaneidade. A estudiosa Ilma Passos (2002) afirma que a abordagem do projeto político-pedagógico, como organização do trabalho da escola como um todo, está fundada nos princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita.

Assinale a ÚNICA opção que não contém um desses princípios.

Julgue os itens que se seguem, a respeito do planejamento em orientação educacional e do projeto político-pedagógico.

O processo de planejamento caracteriza-se por ser uma técnica

metodológica desvinculada das competências e do

compromisso político.

Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir

O projeto educativo envolve rupturas e promessas futuras

viáveis no campo da ação comprometida com os atores

envolvidos.

Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.

A habilidade, que é um elemento importante do conteúdo de

ensino, está associada a modos de agir, de sentir e de se

posicionar diante de situações concretas da vida social.

Julgue os itens que se seguem, a respeito do planejamento em orientação educacional e do projeto político-pedagógico.

Tomada de decisão é o elemento mais importante no

cumprimento dos objetivos do planejamento.

Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir

A construção do projeto político-pedagógico caracteriza-se por

ser um processo democrático de decisões, em que é instaurado

um modo de organização do trabalho que supere os conflitos,

elimine as relações competitivas e autoritárias e rompa com a

rotina burocrática e impessoal.

Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir

A descrição e a problematização da realidade, sua

compreensão crítica e a proposição coletiva de alternativas de

ação são três momentos do processo de avaliação do

planejamento.

Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.

Os objetivos gerais de um plano de ensino expressam a

expectativa relacionada aos resultados que serão alcançados

pelos alunos nas esferas do conhecimento, das habilidades e

das atitudes.

Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir

O projeto político-pedagógico é uma ação intencional, com

sentido explícito, compromisso sociopolítico e interesses reais

e coletivos da população majoritária definido coletivamente.

Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir

A avaliação é um ato dinâmico que qualifica e oferece

subsídios ao projeto político-pedagógico e orienta as ações dos

educadores e educandos. Ela tem um compromisso amplo, não

somente quanto a eficiência e a eficácia, mas também com os

resultados da própria organização do trabalho pedagógico.

Julgue os itens que se seguem, a respeito do planejamento em orientação educacional e do projeto político-pedagógico.

O planejamento compreende um processo de organização e de

estruturação de ações intencionais para atingir os objetivos

estabelecidos sobre a realidade.

Julgue os itens que se seguem, a respeito do planejamento em orientação educacional e do projeto político-pedagógico.

O planejamento envolve ações sistemáticas que atendam às

necessidades detectadas sobre uma dada realidade, sem perder

de vista os objetivos a fim de alcançar bons resultados.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282