Acerca do projeto político-pedagógico, documento norteador das atividades de formação de uma instituição educacional, julgue os itens seguintes.
Na construção do projeto político-pedagógico, a avaliação, que deve ser realizada na fase inicial do projeto, e a elaboração do plano de ação precedem o diagnóstico da realidade da instituição.
A proposta pedagógica inclusiva, de acordo com as discussões e publicações sobre o tema, deve
Acerca do projeto político-pedagógico, documento norteador das atividades de formação de uma instituição educacional, julgue os itens seguintes.
Deve-se evitar estabelecer juízos de valor ou abordar questões políticas e ideológicas no projeto político-pedagógico, uma vez que tal documento deve se restringir à identificação dos meios necessários para que a instituição educacional atinja os objetivos planejados.
O processo de elaboração de um projeto político-pedagógico (PPP) não se constrói sem a participação do coletivo da escola, seus
agentes sociais e uma direção política consciente do papel da escola na contemporaneidade. A estudiosa Ilma Passos (2002) afirma que a abordagem do projeto político-pedagógico, como organização do trabalho da escola como um todo, está fundada nos princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita.
Assinale a ÚNICA opção que não contém um desses princípios.
Julgue os itens que se seguem, a respeito do planejamento em orientação educacional e do projeto político-pedagógico.
O processo de planejamento caracteriza-se por ser uma técnica
metodológica desvinculada das competências e do
compromisso político.
Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir
O projeto educativo envolve rupturas e promessas futuras
viáveis no campo da ação comprometida com os atores
envolvidos.
Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.
A habilidade, que é um elemento importante do conteúdo de
ensino, está associada a modos de agir, de sentir e de se
posicionar diante de situações concretas da vida social.
Julgue os itens que se seguem, a respeito do planejamento em orientação educacional e do projeto político-pedagógico.
Tomada de decisão é o elemento mais importante no
cumprimento dos objetivos do planejamento.
Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir
A construção do projeto político-pedagógico caracteriza-se por
ser um processo democrático de decisões, em que é instaurado
um modo de organização do trabalho que supere os conflitos,
elimine as relações competitivas e autoritárias e rompa com a
rotina burocrática e impessoal.
Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir
A descrição e a problematização da realidade, sua
compreensão crítica e a proposição coletiva de alternativas de
ação são três momentos do processo de avaliação do
planejamento.
Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.
Os objetivos gerais de um plano de ensino expressam a
expectativa relacionada aos resultados que serão alcançados
pelos alunos nas esferas do conhecimento, das habilidades e
das atitudes.
Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir
O projeto político-pedagógico é uma ação intencional, com
sentido explícito, compromisso sociopolítico e interesses reais
e coletivos da população majoritária definido coletivamente.
Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir
A avaliação é um ato dinâmico que qualifica e oferece
subsídios ao projeto político-pedagógico e orienta as ações dos
educadores e educandos. Ela tem um compromisso amplo, não
somente quanto a eficiência e a eficácia, mas também com os
resultados da própria organização do trabalho pedagógico.
Julgue os itens que se seguem, a respeito do planejamento em orientação educacional e do projeto político-pedagógico.
O planejamento compreende um processo de organização e de
estruturação de ações intencionais para atingir os objetivos
estabelecidos sobre a realidade.
Julgue os itens que se seguem, a respeito do planejamento em orientação educacional e do projeto político-pedagógico.
O planejamento envolve ações sistemáticas que atendam às
necessidades detectadas sobre uma dada realidade, sem perder
de vista os objetivos a fim de alcançar bons resultados.