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Sobre o Projeto Pedagógico de Curso podemos afirmar que:

I- constituem esse documento os seguintes sistemas: Sistema de Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem, Sistema de Avaliação do Projeto do Curso e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

II- é um documento obrigatório para autorização do curso pelo órgão compete de ensino da esfera Estadual ou Federal.

III- é facultada a todas as Instituições de Ensino Superior a oferta ou não de Atividades Complementares a cada curso.

IV- deve apontar o SISU como única forma de acesso ao curso pelos candidatos.

V- deve apresentar, de forma rápida, a justificativa da oferta do curso em relação ao contexto local e regional em que a IES está localizada e as demandas que justificam a oferta do curso. Deve excluir dados estatísticos, socioeconômicos e ofertas similares por outras IES.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

Em relação as dimensões do Projeto Político Pedagógico, qual retrata a legalidade das ações e a relação da escola com outras instâncias do sistema de ensino, municipal, estadual e federal e, com outras instituições do meio em que está inserida.

A concepção do Projeto Político-Pedagógico como organização do trabalho de toda a escola está fundamentada nos princípios que devem nortear a escola democrática, pública e gratuita. Aquele que implica criação e ampliação de canais e espaços públicos para o diálogo, a discussão e o debate a serviço de um projeto político-pedagógico de qualidade que, assentado no pilar da educação emancipatória, considere os determinantes sociais e as possibilidades concretas da escola é denominado princípio de:

O Conselho Escolar, como instância coletiva de atuação pró-ativa da gestão democrática da escola deve contribuir para que o trabalho pedagógico da escola:

O PPP deve traduzir o projeto educativo, construído pela comunidade escolar no exercício de sua autonomia, com base as características dos alunos, os profissionais e recursos disponíveis, tendo como referência:

A elaboração do projeto político-pedagógico precisa contemplar, EXCETO:

A concepção de educação física e seus objetivos na

escola devem ser repensados, com a correspondente

transformação de sua prática pedagógica. A educação física

deve assumir a responsabilidade de formar um cidadão capaz

de posicionar-se criticamente diante das novas formas da

cultura corporal de movimento – o esporte-espetáculo dos

meios de comunicação, as atividades de academia, as práticas

alternativas etc. Por outro lado, é preciso ter claro que a

escola brasileira, mesmo que quisesse, não poderia se

equiparar em estrutura e funcionamento às academias e aos

clubes, mesmo porque é outra a sua função.

A educação física, enquanto componente curricular da

Educação Básica, deve assumir então uma outra tarefa:

introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de

movimento, formando o cidadão que vai produzi-la,

reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para

usufruir do jogo, do esporte, das atividades rítmicas, da

dança, das ginásticas e práticas de aptidão física, em

benefício da qualidade da vida.

M. Betti e L. R. Zulliani. Educação Física Escolar: uma proposta de

diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e

Esporte. São Paulo, v. 1, n.º 1, 2002, p. 73-81 (com adaptações).

Com base no texto, julgue os itens a seguir.

A participação do professor de educação física na elaboração do projeto político-pedagógico da escola deve preservar o desejo dos alunos de optar, em detrimento do componente curricular da educação física, por realizar práticas corporais em outros cenários sociais (clubes e academias), entendendo que estas instituições contemplam o trabalho pedagógico da educação física escolar.

O professor Waldir utiliza os jogos pedagógicos conforme definido no PPP escolar, com base nas orientações dos PCN. Assim sendo, ele deve planejar as atividades lúdicas, oferecendo aos estudantes as condições para as aprendizagens significativas, advindas de situações pedagógicas intencionais. É importante ressaltar que essas aprendizagens, de natureza diversa, devem ocorrer:

O Projeto Político Pedagógico da escola possui princípios, dimensões e estrutura. São princípios do Projeto Político Pedagógico:

O é o documento que manifesta o ideal de educação, que registra o processo de construção da identidade institucional e que dá suporte para a avaliação das ações educativas programadas pela instituição. Este documento tem por finalidade apresentar a proposta de trabalho da instituição, bem como suas intencionalidades transformadoras para os próximos anos. (Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSC 2014-2019, p. 2.1).

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna do texto acima.

A administração como é entendida e realizada hoje é produto de longa evolução histórica e traz a marca das contradições sociais e dos interesses políticos em jogo na sociedade. A administração escolar deve estar atenta aos pressupostos teóricos e documentos que norteiam a educação. Esta orientação na escola se dá, essencialmente, por meio de:

São eixos norteadores do Projeto Político Pedagógico:

Não é uma das características fundamentais para que a implementação do PPP esteja presente na realidade escolar:

É o documento que define a identidade de determinada unidade escolar e indica os caminhos para o ensino de qualidade:

O Projeto Político Pedagógico busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. Sobre o Projeto Político Pedagógico é incorreto afirmar:

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