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Os princípios norteadores na construção do Projeto Político-Pedagógico são:

Não é uma das características fundamentais para que a implementação do PPP esteja presente na realidade escolar:

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um referencial teórico da escola e constitui-se de três marcos, a saber:

O Projeto Político Pedagógico (PPP) deve se constituir na referência norteadora de todos os âmbitos da ação educativa da escola. Por isso, sua elaboração requer, para ser expressão viva de um trabalho coletivo, a:

Dadas as afirmativas acerca da importância do Projeto Político- Pedagógico (PPP) da escola,

I. O PPP é construído e, em seguida, encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas, atuando estritamente na esfera formal da escola.

II. O PPP, documento produzido unilateralmente pela Direção Escolar, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias.

III. O PPP deve ser considerado como um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Uma equipe de uma escola busca desenvolver um Projeto Político-Pedagógico que contemple, dentre outras questões, formas de prevenção e combate à violência, envolvendo todos os segmentos escolares. Para tal, recomenda-se iniciar a construção do projeto através

Princípios orientadores na construção do Projeto Político-Pedagógico A construção do PPP na perspectiva da gestão democrática fundamenta-se nos mesmos princípios que norteiam a escola pública e democrática. Ao discutir Projeto Político-Pedagógico também aponta dois princípios centrais para a gestão democrática da escola, São eles:

A escola pública que queremos é caracterizada por ensinar bem a todos, enquanto uma instituição educacional que requer profissionalismo. Sob esse ponto de vista o professor deve participar efetivamente do Projeto Político Pedagógico- PPP, alicerçando a sua prática:

Não se constrói um Projeto Político Pedagógico sem norte, sem rumo. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é também político (GADOTTI e ROMÃO, 1997). Dadas as afirmativas, I. O Projeto Político Pedagógico deve ter como marco fundamental a participação democrática, o ser multicultural, mantendo o convívio com base em hierarquias fixas.
II. O Projeto Político Pedagógico deve registrar, orientar, estabelecer ações, metas e estratégias que tenham como objetivo o disciplinamento dos corpos e das mentes.
III. O Projeto Político Pedagógico de uma escola é fruto de uma ação cotidiana e que precisa tomar decisões para o bem de toda comunidade escolar.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Sobre o projeto político-pedagógico da escola e o seu regimento escolar, é correto afirmar que:

Acerca do projeto político-pedagógico, documento norteador das atividades de formação de uma instituição educacional, julgue os itens seguintes.

Por ser um instrumento norteador do trabalho de formação da organização, o projeto político-pedagógico deve ser elaborado por especialistas, sem a participação da equipe de formação, a quem cabe a sua execução.

O Projeto Político Pedagógico de uma escola se caracteriza pelas seguintes funções:

Acerca do projeto político-pedagógico, documento norteador das atividades de formação de uma instituição educacional, julgue os itens seguintes.

É facultado aos gestores do projeto compartilhar com outros profissionais o planejamento, a avaliação, o acompanhamento e a provisão de recursos dos diversos modelos de planejamento.

A Proposta Política Pedagógica introduz mudanças compartilhadas que pressupõem, de um lado, ruptura com a cultura da exclusão e da reprovação e, de outro, compromisso com a aprendizagem do aluno. Nesse sentido, a Proposta Pedagógica ____________.

I. é um recurso de fortalecimento de aprendizagem de todos os alunos.

II. prioriza a avaliação quantitativa e a memorização de conhecimento.

III. observa o ritmo da aprendizagem e respeita as diferenças.

IV. busca a avaliação e a recuperação ao longo do processo, eliminando dificuldades da aprendizagem.

Completam corretamente a lacuna os itens:

Ao juntar as suas três dimensões, o Projeto Político - Pedagógico pode contribuir para transformar a escola, sinalizando a direção a seguir não apenas para gestores e professores, mas também funcionários, alunos e famílias.

A dimensão política do PPP se caracteriza por

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