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Dadas as afirmativas acerca da importância do Projeto Político- Pedagógico (PPP) da escola,

I. O PPP é construído e, em seguida, encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas, atuando estritamente na esfera formal da escola.

II. O PPP, documento produzido unilateralmente pela Direção Escolar, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias.

III. O PPP deve ser considerado como um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Uma equipe de uma escola busca desenvolver um Projeto Político-Pedagógico que contemple, dentre outras questões, formas de prevenção e combate à violência, envolvendo todos os segmentos escolares. Para tal, recomenda-se iniciar a construção do projeto através

Princípios orientadores na construção do Projeto Político-Pedagógico A construção do PPP na perspectiva da gestão democrática fundamenta-se nos mesmos princípios que norteiam a escola pública e democrática. Ao discutir Projeto Político-Pedagógico também aponta dois princípios centrais para a gestão democrática da escola, São eles:

A escola pública que queremos é caracterizada por ensinar bem a todos, enquanto uma instituição educacional que requer profissionalismo. Sob esse ponto de vista o professor deve participar efetivamente do Projeto Político Pedagógico- PPP, alicerçando a sua prática:

Não se constrói um Projeto Político Pedagógico sem norte, sem rumo. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é também político (GADOTTI e ROMÃO, 1997). Dadas as afirmativas, I. O Projeto Político Pedagógico deve ter como marco fundamental a participação democrática, o ser multicultural, mantendo o convívio com base em hierarquias fixas.
II. O Projeto Político Pedagógico deve registrar, orientar, estabelecer ações, metas e estratégias que tenham como objetivo o disciplinamento dos corpos e das mentes.
III. O Projeto Político Pedagógico de uma escola é fruto de uma ação cotidiana e que precisa tomar decisões para o bem de toda comunidade escolar.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Sobre o projeto político-pedagógico da escola e o seu regimento escolar, é correto afirmar que:

Acerca do projeto político-pedagógico, documento norteador das atividades de formação de uma instituição educacional, julgue os itens seguintes.

Por ser um instrumento norteador do trabalho de formação da organização, o projeto político-pedagógico deve ser elaborado por especialistas, sem a participação da equipe de formação, a quem cabe a sua execução.

O Projeto Político Pedagógico de uma escola se caracteriza pelas seguintes funções:

Acerca do projeto político-pedagógico, documento norteador das atividades de formação de uma instituição educacional, julgue os itens seguintes.

É facultado aos gestores do projeto compartilhar com outros profissionais o planejamento, a avaliação, o acompanhamento e a provisão de recursos dos diversos modelos de planejamento.

A Proposta Política Pedagógica introduz mudanças compartilhadas que pressupõem, de um lado, ruptura com a cultura da exclusão e da reprovação e, de outro, compromisso com a aprendizagem do aluno. Nesse sentido, a Proposta Pedagógica ____________.

I. é um recurso de fortalecimento de aprendizagem de todos os alunos.

II. prioriza a avaliação quantitativa e a memorização de conhecimento.

III. observa o ritmo da aprendizagem e respeita as diferenças.

IV. busca a avaliação e a recuperação ao longo do processo, eliminando dificuldades da aprendizagem.

Completam corretamente a lacuna os itens:

Ao juntar as suas três dimensões, o Projeto Político - Pedagógico pode contribuir para transformar a escola, sinalizando a direção a seguir não apenas para gestores e professores, mas também funcionários, alunos e famílias.

A dimensão política do PPP se caracteriza por

Acerca do projeto político-pedagógico, documento norteador das atividades de formação de uma instituição educacional, julgue os itens seguintes.

Na construção do projeto político-pedagógico, a avaliação, que deve ser realizada na fase inicial do projeto, e a elaboração do plano de ação precedem o diagnóstico da realidade da instituição.

A proposta pedagógica inclusiva, de acordo com as discussões e publicações sobre o tema, deve

Acerca do projeto político-pedagógico, documento norteador das atividades de formação de uma instituição educacional, julgue os itens seguintes.

Deve-se evitar estabelecer juízos de valor ou abordar questões políticas e ideológicas no projeto político-pedagógico, uma vez que tal documento deve se restringir à identificação dos meios necessários para que a instituição educacional atinja os objetivos planejados.

O processo de elaboração de um projeto político-pedagógico (PPP) não se constrói sem a participação do coletivo da escola, seus 
agentes sociais e uma direção política consciente do papel da escola na contemporaneidade. A estudiosa Ilma Passos (2002) afirma que a abordagem do projeto político-pedagógico, como organização do trabalho da escola como um todo, está fundada nos princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita.

Assinale a ÚNICA opção que não contém um desses princípios.

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