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Folha de respostas:

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    • Errado

A construção do Projeto Político-pedagógico somente se dá na perspectiva da gestão democrático-participativa, e para que esteja de fato voltada às necessidades de mudança na educação, no currículo e no processo ensino-aprendizagem, precisa nortear-se pelos pressupostos (I) filosófico- sociológicos, (II) epistemológicos e (III) didático- metodológicos. Relacione as afirmações aos pressupostos a que se referem.

( ) O conhecimento se constrói num processo de ensino- aprendizagem que precisa ser sistematizado por meio de métodos e técnicas que valorizam as relações solidárias e democráticas.

( ) Parte do princípio que a educação é direito de todos e deve ser um compromisso político do Poder Público.

( ) Por considerar o conhecimento como algo que é construído e transformado coletivamente, afirma que a produção deste conhecimento deve pautar-se na socialização e na democratização do saber.

Indique a opção correta.

O Projeto Político­Pedagógico (PPP) do Setor Litoral da UFPR tem como intencionalidade superar os pressupostos da modernidade e lançar­se na construção de um projeto inovador e emancipatório. Diante da intencionalidade do PPP, você, servidor desta Universidade, deverá buscar:

Considerando o planejamento como um processo de organização do trabalho escolar, julgue os próximos itens.

O projeto político-pedagógico de uma escola, além de ser um documento formal, deve explicitar o compromisso com a formação do cidadão com base em princípios de autonomia da escola, de solidariedade entre os agentes educativos e de estímulo à participação de todos em um projeto comum e coletivo.

O projeto político-pedagógico é o plano global da institui- ção, um instrumento teórico-metodológico para interven- ção e mudança da realidade (Vasconcellos, 2002). Nesse sentido, ele é

Acerca do papel político-pedagógico da escola, tanto em uma
concepção empresarial quanto em uma concepção emancipatória,
julgue os seguintes itens

Reduzir o isolamento e a fragmentação das diferentes áreas de conhecimento em um currículo é um dos objetivos da escola na concepção empresarial.

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