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Os princípios da gestão da educação estão relacionados à garantia da qualidade para o

Ao estimular os professores para aplicaremos encaminhamentos definidos coletivamente com base no PPP, o pedagogo Carlos destacou a importância do jogo simbólico, considerado por Vygotsky como uma atividade típica da infância e essencial ao desenvolvimento infantil. Os docentes reconhecem que esse percurso favorece o desenvolvimento da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), visto que:

Em relação à educação inclusiva, Emílio Figueira (2011, p. 64 ), afirma que a inclusão escolar do aluno com deficiência exige que a educação, de maneira geral, reveja seu papel, fundamentando-se no princípio da educação como direito social de todo cidadão brasileiro. Referente à escola inclusiva, avalie as assertivas:

I. O Projeto Político Pedagógico deve contemplar as questões referentes à inclusão educacional apenas quando a escola receber a matrícula de alunos com deficiências.

II. A escola inclusiva precisa de espaços arquitetônicos adequados.

III. Na escola inclusiva, todos os membros da comunidade escolar devem estar envolvidos neste projeto e no processo de inclusão.

IV. Além das mudanças pedagógicas é necessário mudanças culturais e de atitude para que a escola seja inclusiva.

V. É mais adequado para que a inclusão se efetive, que os alunos com deficiência sejam alocados na mesma sala para alunos especiais, diferenciando-se conforme suas idades.

Assinale a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas abaixo sobre os princípios norteadores do projeto político-pedagógico. I- igualdade. II- qualidade. III- estrutura organizacional. IV- liberdade. V-gestão democrática. VI- valorização do magistério. Estão CORRETAS as afirmativas abaixo:

A estrutura básica de um Projeto Político Pedagógico compreende os seguintes componentes. Analise as afirmativas sobre esses componentes: I- Marco Referencial: Representa um conjunto dos valores nos quais a comunidade escolar acredita e das aspirações que têm em relação à aprendizagem dos alunos. II- Marco Operacional: Caracterização da escola e da comunidade escolar. III- Marco Conceitual: Corresponde à definição dos pressupostos e à fundamentação teórica que nortearão o trabalho pedagógico da escola. IV- Marco Situacional: Ações a serem desenvolvidas. Estão CORRETAS as afirmativas:

Existe um documento produzido na escola que vai se firmando como necessidade para os educadores e para as instituições de ensino, pois é o plano global da instituição entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. O documento referido denomina-se:

Quando são levantadas as questões acerca dos Projetos Políticos-Pedagógicos referem-se aos planos e metas que uma escola traçará enquanto objetivo. Nesse contexto, a palavra “político” quer dizer que:

“Documento que se constitui em processo democrático de decisões, preocupado em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão."
A definição acima se refere ao seguinte documento da escola:

A descrição da clientela no Projeto Político Pedagógico da escola:

I. deve detalhar sobre as condições social, econômica e cultural das famílias;

II. pode ser produzida a partir de questionários específicos ou por entrevistas com os pais;

III. pode ser produzida a partir das fichas de matrícula.

Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

A construção de um Projeto Político Pedagógico é uma tarefa que exige seriedade, estudo, reflexão, diálogo, participação.

Sabe-se que a escola enfrenta inúmeras dificuldades, e, também, que uma construção coletiva envolve atritos/conflitos, afinal, cada ser é único e traz sua própria história, mas acredita-se que é na divergência que acontecem as maiores conquistas.

O envolvimento do coletivo na construção do PPP permite que os sujeitos descubram juntos os caminhos da convivência e das ações.

Acredita-se num PPP que ganhe vida no dia a dia da escola, construindo e reconstruindo na teoria e na prática diária, que ultrapasse a ideia de frases aparentemente bem formuladas, mas, redigidas a partir de um único olhar e que assuma seu verdadeiro caráter de coletivo e inacabado, até mesmo pelo fato de ser escrito com a contribuição do coletivo em prol da instituição.

Pelo texto acima, pode-se concluir que a construção coletiva do trabalho pedagógico está associada a uma gestão:

O Projeto Político Pedagógico (PPP), interdependentemente da autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira da instituição educacional, representa mais do que um documento, sendo um dos meios de:

Com base nos elementos que apoiam uma aprendizagem efetiva do aluno, julgue os seguintes itens.

A construção do projeto político-pedagógico somente se dá na perspectiva da gestão democrático-participativa e norteia-se por pressupostos especificamente sociológicos e metodológicos.

Alguns descuidos no processo de elaboração do projeto político-pedagógico podem prejudicar sua eficácia e devem ser evitados, EXCETO:

O pedagogo Joaquim destacou no planejamento a importância da execução do PPP construído coletivamente e dentre as atribuições do Conselho Escolar (CE) a necessidade de:

Sobre projeto político pedagógico é INCORRETO afirmar:

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