A Lei Federal nº 13.005/2014, aprovou o Plano Nacional de Educação, com vigência de 10 anos a partir de sua publicação. Esta Lei é composta por 20 Metas, cada qual com suas respectivas estratégias. Fazem parte das Metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE):
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007, tem relevante significado no processo de análise do desempenho do sistema educacional brasileiro; o Plano Nacional de Educação definiu metas para o Ideb a cada biênio até 2021, conforme quadro a seguir:

Considere o gráfico e as afirmativas abaixo, que mostram os resultados do Ideb nacional por biênio, de 2005 a 2015.

I. Os anos iniciais do Ensino Fundamental do país têm média 5,5, mostrando sucessivos aumentos no índice superando a meta prevista
II. O Ensino Médio do país demonstra tendência positiva para o alcance das metas, porém com menor velocidade.
III. Os anos finais do Ensino Fundamental do país têm média muito próxima à meta apesar de não a ter alcançado em 2015.
IV. No Ensino Médio, última etapa da trajetória escolar obrigatória, o índice ficou estagnado de 2005 a 2009.
Está correto o que se afirma APENAS em
O Plano Nacional de Educação, instituído pela Lei nº 13.005 de 2014, trata, dentre várias garantias de direito, da oferta de educação bilíngue, em Língua Brasileira de Sinais – Libras – como primeira língua e da modalidade escrita da Língua Portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas (BRASIL, PNE, Meta 4, estratégia 4.7). A faixa etária considerada obrigatória pelo PNE, para alunos surdos e com deficiência auditiva é
O Plano Decenal de Educação para Todos foi
Quanto ao Ensino Fundamental, a LDBEN, determina que ele é:
Do ponto de vista pedagógico, nas classes do primeiro ano (alfabetização), são muitos os desafios enfrentados pelo professor, um deles é justamente dar atenção individual aos alunos durante a realização das atividades. Nessa perspectiva, uma estratégia eficaz seria:
No Brasil, observa-se a tentativa de contemplar a diversidade humana na Lei da Libras nº 10.436/2002 e Decreto 5626/2005, documentos oficiais que trazem pela primeira vez a nomenclatura surdo, em contraposição a deficiente auditivo, conforme os anseios da comunidade surda. De acordo com o artigo 22 parágrafo I e II do referido Decreto, a Libras deve ser ofertada para as crianças surdas da Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental, inclusive em classes:
A Libras não pode ser estudada tendo como base a Língua Portuguesa, porque tem gramática diferenciada, independente da língua oral. A ordem dos sinais na construção de um enunciado obedece regras próprias que refletem a forma de o surdo processar suas ideias, com base em sua percepção:
Em 2003, o MEC lança o Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, com vistas a apoiar a transformação dos sistemas de ensino em sistemas educacionais inclusivos, promovendo um amplo processo de formação de gestores e educadores nos municípios brasileiros para a garantia do direito de acesso de todos à escolarização, à oferta do Atendimento Educacional Especializado e à garantia da:
Segundo Campbell, "[...] os sistemas educacionais devem garantir o acesso aos conteúdos básicos a todos os alunos, inclusive àqueles com necessidades especiais [...]" Portanto, é preciso educar todos os alunos buscando alternativas viáveis de acordo com as potencialidades e necessidades de cada um. Desse modo, para que o currículo inclusivo seja colocado em prática, precisa-se de educadores comprometidos e mediadores do processo de ensino e aprendizagem, capazes de oferecer aos seus alunos um currículo:
Conforme Proposta Pedagógica para as Escolas de Educação Infantil de Rio Branco -Acre, no art. 13, compete a instituição de Educação Infantil elaborar e executar seu Projeto Político Pedagógico, observando que:
I. O Projeto Político Pedagógico é o plano global da instituição, ou seja, o instrumento norteador das ações pedagógicas e administrativas desenvolvidas pela escola.
II. Constitui-se em um documento obrigatório, cuja elaboração é de responsabilidade da equipe gestora, pais, professores, funcionários e representantes da comunidade.
III. É independente das diretrizes curriculares e da legislação de ensino vigente no país.
IV. Deve expressar a identidade da instituição, as características dos alunos e de seu ambiente socioeconômico.
V. Oriente para a tomada de decisões assegurando flexibilidade ao processo de sua execução.
Estão corretos apenas os itens:
A linguagem verbal favorece ao homem representar a realidade e quando aprendida conserva um vínculo muito estreito com o pensamento. De acordo com os PCN, desse modo, possibilita:
No ensino da Matemática a seleção de conteúdos pode se dar numa perspectiva mais ampla. Para tanto torna-se necessário:
A maneira de organizar as sequências de atividades é um dos traços mais claros que determinam uma prática educativa, com significado social. Nessa direção as sequências formam um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais que têm:
A Lei de Diretrizes e Bases, Lei nº. 9394/96, em seu artigo 3º enfatiza os princípios norteadores do ensino no Brasil. Assinale o principio norteador da educação no Brasil. Assinale a alternativa correta.