A professora Cintia respalda-se nos PCN para trabalhar a ortografia. Assim parte da compreensão que a aprendizagem da mesma trata-se:
De acordo com as Diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (MEC), "em todas as etapas e modalidades da Educação Básica, o Atendimento Educacional Especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos estudantes, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de ensino". Desse modo, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional, as ações da educação especial possibilitam a ampliação de oportunidades de escolarização, formação para ingresso no mundo do trabalho e efetiva:
Ao referirem-se aos aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Pereira [et al.] (2012) citam alguns encontrados em línguas de modalidade gestual-visual.
Leia os conceitos abaixo descritos pelos autores, que apresentam os mesmos princípios das línguas orais por possuírem um léxico e uma gramática, mas diferem-se por tratar-se de línguas produzidas no espaço, pelas mãos, movimentos do corpo e expressão facial.
I. Os sinais, na Libras, são formados a partir de uma combinação do movimento das mãos com um determinado formato em um lugar específico, podendo esse ser uma parte do corpo ou um espaço em frente ao corpo. Em outras palavras, na formação dos sinais da Libras, os seguintes parâmetros são considerados: configuração(ões) da(s) mão(s), localização, movimento, orientação das palmas das mãos e traços não manuais.
II. Criação de novos sinais: por meio da mudança no movimento; por meio da combinação entre dois sinais distintos compondo outro; por meio da incorporação de um argumento, de um numeral e de uma negação.
III. Embora pesquisas sobre a ordem dos sinais na Libras refiram S-V-O como predominantes (Quadros, 1999), a ordem tópico-comentário parece ser a mais utilizada, principalmente pelos surdos menos oralizados.
IV. Fornece um campo de representações de categoriais que revelam o tamanho e a forma de um objeto, a animação corporal de um personagem ou como um instrumento é manipulado.
Relacione os conceitos com seus respectivos nomes, conforme a ordem em que aparecem e aponte a alternativa CORRETA:
Constitui uma meta estruturante do atual Plano Nacional de Educação
De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, documento muito importante no conjunto da legislação educacional brasileira, é correto afirmar que
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos tratam da avaliação como parte integrante do currículo, tendo como referência o que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Assinale a afirmativa que não corresponde à concepção de avaliação de que tratam as Diretrizes referidas acima.
Consoante a Resolução CNE/CEB 04/2010,que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a cada etapa da Educação Básica pode corresponder uma ou mais das modalidades de ensino. No que se refere à Educação Especial, pode-se afirmar o seguinte:
O Ministério da Educação do Brasil (MEC), em seu documento “Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações” (2002), define classe hospitalar como
De acordo com o art. 21 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9.394/1996), no título V, “Dos níveis e das modalidades de educação e ensino”, a educação escolar compõe-se de
Garantida a autonomia dos povos indígenas na escolha dos modos de educação de suas crianças de 0 a 5 anos de idade, as propostas pedagógicas para os povos que optarem pela Educação Infantil devem:
I. Dar continuidade à educação tradicional oferecida na família e articular-se às práticas socioculturais de educação e cuidado coletivos da comunidade.
II. Proporcionar uma relação viva com os conhecimentos, crenças, valores, concepções de mundo e as memórias de seu povo.
III. Reafirmar a identidade étnica e a língua materna como elementos de constituição das crianças.
Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, está correto o que se afirma em:
Assinale V para Verdadeiro e F para Falso nas assertivas abaixo no que se refere ao educar e cuidar na Educação Infantil:
I- Para que as ações pedagógicas não se transformem em rotinas desconectadas e mediadas por regras rígidas é fundamental que o professor adote uma prática de observação e acompanhamento constantes considerando e respeitando a diversidade de experiências de cada criança.
II- A ação do professor de Educação Infantil quanto ao educar e cuidar requer que ele compreenda que as experiências, as hipóteses e a construção de regras ocorrem de forma compartimentada.
III- Cuidar e educar refere-se também a ação do professor que deve compreender a criança como um ser social, integral e em constante desenvolvimento.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
Art. 4º - As bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os educandos de um ensino ministrado de acordo com os princípios de:
I- Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
II- Singularismo de ideias e de concepções pedagógicas.
III- Respeito à liberdade e aos direitos.
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, está correto o que se afirma em:
Art. 2º - São diretrizes do PNE (Plano Nacional de Educação):
I. Promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.
II. Arraigamento do analfabetismo.
III. Formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores orais em que se fundamenta a sociedade.
De acordo com a Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014, assinale a alternativa correta:
Durante muito tempo, afirmou-se que as línguas de sinais não eram línguas por serem icônicas, não representando, portanto, conceitos abstratos. Isso não é verdade, pois, em língua de sinais, tais conceitos também podem ser representados em toda sua complexidade. Assim, em Libras, existem sinais que “NÃO representam associações ou semelhanças visuais com o referente", segundo Quadros e Karnopp (2004, p. 33), denominando-se sinais:
O atual PNE é um projeto nacional que determinou diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no período de 2014 a 2024. Quanto às metas do PNE, assinale a alternativa correta.