Leia a frase abaixo completando as lacunas com a alternativa CORRETA:
―Na Educação Infantil educar e cuidar são funções ________________. Desta forma, é ____________________aos profissionais que atuam com esta faixa etária o entendimento de que em nossas ações nestes espaços educativos não _________________________ cuidar de uma criança sem educá-la. A _______________ do binômio cuidar-educar para autores da área é ____________________, incompreensível‖.
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais, garantindo:
I- Acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação.
II- Escolarização até o nível médio.
III- Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até o nível médio.
Está correto o que se afirma em:
A lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Segundo o art. 17 do Capitulo VII, que trata da acessibilidade nos sistemas de comunicação e sinalização, pode-se afirmar que:
São princípios norteadores da educação em direitos humanos na educação básica:
I. A educação em direitos humanos deve estruturar-se na diversidade cultural e ambiental, garantindo a cidadania, o acesso ao ensino, permanência e conclusão, a equidade (étnico-racial, religiosa, cultural, territorial, físico-individual, geracional, de gênero, de orientação sexual, de opção política, de nacionalidade, dentre outras) e a qualidade da educação.
II. A educação deve ter a função de desenvolver uma cultura de direitos humanos em espaços sociais específicos.
III. A prática escolar deve ser orientada para a educação em direitos humanos, assegurando o seu caráter paralelo-linear e a relação ambivalente entre os diversos atores sociais.
IV. A educação em direitos humanos pode ser um dos eixos fundamentais da educação básica e permear o currículo, a formação inicial e continuada dos profissionais da educação, o projeto político pedagógico da escola, os materiais didático-pedagógicos, o modelo de gestão e a avaliação.
V. A escola, como espaço privilegiado para a construção e consolidação da cultura de direitos humanos, deve assegurar que os objetivos e as práticas a serem adotados sejam coerentes com os valores e princípios da educação em direitos humanos.
De acordo com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, está incorreto o que se afirma em:
Acerca do Plano Nacional de Educação art. 6o, § 2o, as conferências nacionais de educação realizar-se-ão com intervalo - ____________________ entre elas, com o objetivo de _____________________ e subsidiar a elaboração do plano nacional de educação para o decênio subsequente.
Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos, indique a alternativa correta:
Art. 5º - A execução do PNE (Plano Nacional de Educação) e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas seguintes instâncias:
I. Organização Mundial da Saúde – OMS.
II. Ministério da Educação – MEC.
III. Organização das Nações Unidas – ONU.
IV. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP.
V. Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.
De acordo com a Lei n° 13.005, de 25 de 2014, está correto o que se afirma em:
Com base no livro Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível, assinale a alternativa incorreta:
Com base na Lei n° 13.005 de 2014, marque a opção incorreta:
A respeito da Deliberação CEE N° 125/2014, indique a alternativa incorreta:
No âmbito de ampliar a oferta da educação profissional, buscando assegurar a qualidade e a oferta de, pelo menos, 50% da expansão no segmento público, a meta 11 do PNE (2014-2024) traz previsão de
O Plano Nacional de Educação – PNE (Lei nº 13.005/2014) estabeleceu como meta o seguinte:

E, para que a meta acima seja alcançada, o PNE sinaliza como estratégia a ser seguida:
O Plano Nacional de Educação (PNE), estabelece objetivos claros para a ampliação do atendimento escolar para toda comunidade. Um grande investimento para educação infantil segundo o PNE, deve ser realizada pelos municípios. A intenção do PNE para a educação infantil é:
No que se refere ao trabalho do professor, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases para Educação Brasileira 9394/1996, em seu art. 59° transmite que a educação escolar deve ser oferecida na rede regular de ensino para as pessoas que necessitam de Educação Especial, e que os sistemas de ensino assegurarão metodologia adaptada, professores qualificados de forma que todos os alunos especiais integrem a sociedade como qualquer outro indivíduo. Tais determinações se aplicam aos educandos com necessidades especiais, bem como para aqueles que apresentam habilidades superior nas áreas:
Para a identificação das necessidades educacionais especiais dos alunos e a tomada de decisões quanto ao atendimento necessário, a escola deve realizar, com assessoramento técnico, a avaliação do aluno no processo de ensino e aprendizagem, contando, para tal, com: a) a experiência de seu corpo docente, diretores, coordenadores, orientadores e supervisores educacionais; b) o setor responsável pela educação especial do respectivo sistema; c) a colaboração da família e a cooperação dos serviços de Saúde, Assistência Social, Trabalho, Justiça e Esporte, bem como do Ministério Público, quando necessário.
(Fonte: Art. 6º, Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica /Secretaria de Educação Especial. MEC/SEESP, 2001).
Analise as seguintes asserções:
I. O Art. 6º, das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001), em consonância com a Declaração de Salamanca (1994), dispõe que toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas e que os sistemas educacionais deveriam ser designados e programas educacionais deveriam ser implementados no sentido de se levar em conta a vasta diversidade de tais características e necessidades.
PORQUE
II. Toda criança tem direito fundamental à educação, e deve ser dada a ela a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem.
A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar: