Com relação ao sistema político brasileiro e às relações entre
Estado, governo e administração pública, julgue os itens seguintes.
Ao instituir um teto para o preço dos medicamentos, aumentar a taxa de juros ou determinar a diminuição de impostos, o governo estabelece um controle indireto na economia.
Acerca da gestão de processos, julgue os próximos itens
A gestão de processos mantém maior enfoque no produto ou no serviço oferecido aos clientes da organização, que na forma pela qual o trabalho é realizado.
Acerca da evolução da administração, julgue os itens seguintes
Para a administração científica, o princípio do controle envolve a certificação de que as ações são praticadas conforme o plano previsto e as normas estabelecidas; devendo trabalhadores e gerência cooperar entre si para a obtenção eficiente dos resultados.
Entre as características do modelo de gestão administrativa patrimonialista pode ser apontado, em uma análise crítica,
Na Administração pública federal, a gestão pública por resultados foi introduzida com o PPA 2000–2003, denominado Avança Brasil. Esse modelo de Administração, tem como característica
Uma etapa relevante na implementação da Gestão de Pessoas por Competências consiste no mapeamento das competências, o qual é feito com a utilização de diferentes instrumentos, entre os quais
Uma empresa quer implantar o balanced scorecard como ferramenta de apoio à gestão estratégica. O diretor de marketing quer propor indicadores relativos à perspectiva “clientes”, pois acredita que os problemas mais críticos enfrentados pela empresa estão relacionados à criação de valor para os clientes. Seria um indicador essencial para medir objetivos relativos a essa perspectiva:
Com relação aos indicadores de desempenho, julgue os itens subsequentes.
A subjetividade dos indicadores sociais restringe sua utilização
a sistemas abrangentes de acompanhamento de transformações
sociais, o que torna sua utilização inconsistente com
metodologias de avaliação como o Balanced Scorecard, que
requer indicadores mais objetivos.
Julgue os itens seguintes, referentes à evolução dos modelos de administração pública.
Comparativamente a outros modelos, as desvantagens do modelo burocrático incluem a sua rigidez, que pode levar à ineficiência do aparelho administrativo.
As redes organizacionais envolvem a agregação de múltiplos atores e interação para compartilhamento de ideias e recursos de forma ágil e eficiente. O Estado-rede combina vários princípios da atuação Administrativa, incluindo: I.Subsidiariedade: o Estado deve ser substituído pela sociedade quando sua atuação não seja essencial. II.Flexibilidade: estrutura administrativa flexível para adaptação às mutações internas e externas. III.Centralização: existência de um canal exclusivo de comunicação, com vistas a evitar a dispersão de esforços. Está correto o que se afirma APENAS em
Julgue os itens seguintes, referentes à evolução dos modelos de administração pública.
O modelo burocrático foi adotado por diversos países em substituição ao modelo patrimonialista de administração pública, no qual o patrimônio público não se distinguia do privado.
Julgue os itens a seguir, referentes a aspectos diversos da administração pública moderna.
Entre outros aspectos, a gestão pública diverge da gestão privada porque, em sua totalidade, os princípios regentes daquela não são aplicáveis a esta.
Com relação a gestão de projetos e processos, julgue os itens
subsequentes.
A gestão de processo busca a maximização do número de handoffs existentes ao longo de um processo, o que leva a uma maior conexão entre os diversos setores envolvidos.
Considere as afirmações abaixo:
I. Ação catalizadora, promovendo a atuação conjunta
dos setores público, privado e voluntário.
II. Atuação competitiva, introduzindo a competição na
prestação de serviços com a finalidade de aumentar
a eficiência.
III. Atribuição de responsabilidades aos cidadãos, que
são chamados a participar da fiscalização/controle
dos serviços públicos.
Aplica–se o conceito de governo empreendedor o que
consta em
Centralização das decisões na figura de um executivo;
hierarquia mínima e pouca atividade de treinamento são
características que configuram o tipo de organização: