As Escolas Clássicas da Administração veem as organizações como um corpo rígido e conservador, porém a Teoria Clássica desenvolveu o princípio de política racional. Assim, a história da Administração Clássica pode ser visualizada como uma sequência lógica de fatores, sendo:
Leia as afirmações abaixo que tratam sobre a
Teoria das Relações Humanas:
I. A experiência de Hawthorne realizada por
George Elton Mayo, na Western Electric
Company em Chicago, no período de 1927 à
1932 teve quatro fases.
II. A experiência de Hawthorne contribuiu para o
melhor relacionamento entre o homem, o
trabalho e a empresa.
III. Foi na Teoria das Relações Humanas que se
propagou a ideia de que os seres humanos,
enquanto operários, exerciam influência no
comportamento organizacional.
IV. A Teoria das Relações Humanas procurou
entender o comportamento do ambiente
organizacional. Assim, contribuindo para o
aumento da produtividade.
V. Na Teoria das Relações Humanas, as pessoas e
as empresas passaram a ser vistas como um
sistema organizacional.
Acerca das teorias de administração, julgue os itens a seguir.
Em consonância com o posicionamento de Max Weber, a teoria de administração clássica valoriza a burocracia e preza pela eficiência e pelo atendimento humanizado às demandas do cidadão.
Função pública é a atividade em si mesma, ou seja,
função é sinônimo de atribuições e corresponde às
inúmeras tarefas que constituem o objeto dos serviços
prestados pelo servidor público. Nesse sentido, fala-se
em função:
1) técnica.
2) de apoio.
3) de direção.
4) administrativa.
5) de coordenação.
Estão corretas, apenas:
Do ponto de vista da abordagem clássica da administração, os
princípios descritos por Fayol não preconizavam rigidez, uma vez
que na administração nada existe de rígido ou absoluto.
De acordo com o precursor dessa abordagem “tudo em Administração
é questão de medida, ponderação e bom senso.
Os princípios são universais e maleáveis e adaptam-se
a qualquer tempo, lugar ou circunstância” (CHIAVENATO,
2008, p. 11).
Considerando a abordagem referenciada e os princípios gerais
da administração, marque (V ) para verdadeiro ou (F ) para falso.
( )iniciativa e espírito de equipe.
( )divisão do trabalho e disciplina.
( )autoridade, responsabilidade e equidade.
( )unidades de comando e direção e cadeia escalar.
( )subordinação e centralização de interesses individuais.
A sequência correta é
Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interagentes e interdependentes relacionados cada um ao seu ambiente, de modo a formar um todo organizado. Na Teoria de Sistemas, as organizações são vistas como sistemas abertos, os quais possuem características que são comuns às organizações. Uma dessas características é a de que as organizações importam mais energia do que exportam, ou seja, para sobreviver ou crescer, as organizações devem absorver mais energia do que liberar. Essa característica é:
Considerando os três passos iniciais do mapeamento de processos, a sequência correta é a identificação:
Técnica que se aplica a determinadas situações, nas quais há um resultado a ser alcançado dentro de restrições de tempo e custo. Processo de tomar decisões para realizar atividades temporárias, com o objetivo de fornecer um resultado. O texto refere-se à
A respeito dos modelos de governo existentes, pode-se
afirmar que:
I. Os governos empreendedores concentram-se na busca
de receitas não taxáveis, mensurando o nível de retorno
de cada investimento.
II. Os governos tradicionais buscam realizar receitas
extraordinárias em todas as suas atividades para
minimizar a carga tributária sobre o cidadão.
III. Os governos tradicionais concentram-se na minimização
dos custos, protelam gastos correntes necessários e
acabam tendo de arcar no futuro com gastos vultosos
para compensar a "economia" gerada anteriormente.
Assinale a opção que responda à questão de forma
correta.
O sistema de gestão de excelência adotado no Modelo Referencial da Gestão Pública, integrante do Instrumento para Avaliação da Gestão Pública do Programa Gespública do Governo Federal, é baseado no
Constitui característica do modelo de Administração pública burocrática:
Na adoção de programas de qualidade, pode-se fazer uso de um
conjunto de ferramentas cuja técnica de utilização precisa ser
dominada pelos gestores. Há uma técnica em que é necessário,
dentre outros pontos:
- focalizar causas do problema que são difíceis de identificar;
- enfatizar a quantidade, e não a qualidade das ideias;
- apresentar ideias como surgem na cabeça, sem rodeios,
elaborações ou maiores considerações.
Trata-se da técnica de:
A estrutura de Redes de Comunicação se dá
de três formas distintas: em roda, em cadeia ou em
círculo. A este propósito, considere a representação
gráfica e as descrições abaixo:

1- Nessa rede de comunicação, a influenciação é
lenta, a acuracidade é pobre e a ênfase no líder não
existe.
2- Nessa outra, a influenciação é rápida, a
acuracidade é boa e a ênfase no líder é marcada.
3- Nessa, a influenciação é rápida, a acuracidade é
boa e há muita ênfase no líder.
Assinale a opção que apresenta a correta correlação
entre a representação gráfica e a descrição dos três
tipos de redes de comunicação:
“Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um
critério específico de homogeneidade, das atividades e
correspondentes recursos – humanos, financeiros,
tecnológicos, materiais e equipamentos – em unidades
organizacionais.”
Na Departamentalização por produtos ou serviços, o
agrupamento é feito de acordo com as atividades inerentes
a cada um dos produtos ou serviços da empresa. Assinale a
alternativa que não apresenta uma das vantagens desse tipo
de departamentalização.
Atualmente, a _______________representa uma das correntes mais dominantes na área de estudos organizacionais. Trata-se de um conjunto de teorias e pesquisas empíricas que busca explicar porque as organizações assumem formas com relativa semelhança entre si. A principal unidade de análise dessas pesquisas são chamados de _______________. Outra contribuição dessa teoria é a importância atribuída a uma análise simbólica do ambiente em que se insere. Dessa forma, o leque de fatores ambientais que podem influencias a organização é ampliado também para incluir fatores de ordem _______________ (SOBRAL, 2013) Assinale a alternativa que melhor completa as lacunas.