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Uma das metodologias bastante utilizada para viabilizar a avaliação e mensuração do desempenho das instituições, tanto privadas como governamentais, alinhada com o modelo de gestão estratégica, é o Balanced Scorecard – BSC, que

A gestão de processos, tanto na administração pública quanto na privada, sustenta-se em conceitos fundamentais a partir dos quais se extraem os elementos de um processo. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Os processos de uma instituição que objetivam garantir

uma visão ponta a ponta e interfuncional e realizar a cadeia

de valor são conhecidos como processos primários.

Em relação aos conceitos gerais e à importância da administração,

julgue os itens a seguir.

A eficiência dos processos produtivos, o combate ao desperdício, a administração como processos e a eficiência do modo burocrático de organização são ideias preconizadas pela escola neoclássica da administração.

Considerando as diversas escolas e teorias da administração, julgue

os itens que se seguem.

A teoria da burocracia, proposta por Max Weber, sustentada

pelo tripé racionalidade, impessoalidade e profissionalismo,

tem como principais objetivos a eficiência, a eficácia e a

efetividade dos processos organizacionais.

O modelo do Novo Serviço Público (NSP) tenta se diferenciar do modelo da Nova Administração Pública (NAP) e suas práticas gerenciais, por meio do conceito de coprodução e a parceria entre governo e sociedade.
Nesse sentido, o NSP sustenta–se sobre o pressuposto de que:

Julgue os itens seguintes, referentes à evolução dos modelos de administração pública.

Nas gestões que adotaram os modelos gerenciais de administração pública, os quais surgiram como uma fase de modernização do modelo burocrático, o Estado permaneceu responsável pela formulação e execução de serviços prestados à sociedade de forma direta.

Ao elaborar um planejamento que contemple os diferentes

processos e possibilite o alcance da finalidade institucional, é

adequado que o departamento administrativo de um órgão público

adote

Considerando a atual dinâmica da administração pública brasileira, assinale a opção que apresenta característica que difere a gestão pública da gestão privada.

As transformações nas práticas da administração pública brasileira estão em grande parte relacionadas aos novos modelos de gestão desenvolvidos ao longo de sua história e os pressupostos de ação de cada modelo. Nesse sentido, é possível afirmar que o primeiro plano de classificação de cargos e o órgão central de pessoal e material foram instituídos quando da implementação do modelo:

Conforme apontado pela doutrina especializada, a gestão

por processos possibilita que a organização seja vista, não

como um conjunto de departamentos estanques, mas sim

como um fluxo contínuo de atividades encadeadas visando

satisfazer a necessidade dos clientes. Nesse contexto,

a diferenciação entre os processos principais ou primários

e os secundários, consiste, basicamente, na circunstância

de que os

Existe mais de um tipo de organização. Cada qual com

suas respectivas características. Sobre os tipos de

organizações, leia as sentenças abaixo e assinale a

alternativa correta:

I.As organizações nunca podem ser classificadas por

tamanho, por natureza jurídica, por área de atuação

ou economicamente. Somente podem ser classificadas

estruturalmente, como sendo do governo, empresas

privadas ou organizações do terceiro setor.

II.Uma empresa é uma organização de negócios que tem

o objetivo de vender produtos e/ou serviços e obter

lucro.

III.O terceiro setor compreende as organizações de

utilidade pública, mas que têm origem na sociedade,

não no governo. Algumas delas são chamadas

organizações não governamentais (ONGs), e não têm

finalidade lucrativa.

Estão corretas as afirmativas:

No que se refere às características básicas das organizações modernas, julgue os itens a seguir

A amplitude de controle diz respeito ao número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente e torna-se maior à medida que um funcionário ascende em uma estrutura organizacional.

Tendo em vista que a mudança, a inovação e a cultura são variáveis

importantes para o desenvolvimento organizacional, julgue os

seguintes itens.

A era da informação é corresponsável por mudanças na gestão de pessoas e apresenta o conceito de competência com base em três pilares fundamentais — conhecimento, habilidade e atitude —, os quais servem de embasamento para a alocação de recursos e a tomada de decisão.

A reforma do aparelho do Estado introduzida pelo DecretoLei nº 200 de 1967 trouxe algumas iniciativas no sentido de romper com o modelo burocrático estabelecido por Getúlio Vargas.
A reforma proposta centrava–se em diversos conceitos, EXCETO no de:

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