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É uma característica do modelo de administração patrimonialista

O modelo de Administração pública utilizado para descrever o caso brasileiro nos períodos da Colônia, do Império e da República, até a década de 30, onde não há clara distinção entre o bem que é público, privado ou do governante, é conhecido como modelo

Acerca da administração pública brasileira, julgue o item a seguir.

O patrimonialismo tem como característica a indistinção entre os domínios público e privado dos agentes públicos.

Acerca da administração pública brasileira, julgue o item a seguir.

Antes da reforma administrativa de 1930, o Brasil se caracterizava como um Estado mercantil-senhorial e patrimonialista.

Acerca das disposições constitucionais sobre o orçamento público e as leis orçamentárias, analise as afirmativas abaixo:

I. A lei orçamentária anual compreenderá o orçamento empresarial e o orçamento extrafiscal, referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.

II. O projeto de lei orçamentária será acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia.

III. A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

Assinale a alternativa correta.

Dentre os modelos de intermediação de interesses, assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de clientelismo:

Ao longo do tempo, os modelos de Administração Pública sofreram algumas variações, sendo que a doutrina aponta diferentes fases. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Acerca da evolução da Administração Pública brasileira e da reforma do Estado, julgue o item.

A Administração Pública brasileira passou por três grandes fases, denominadas patrimonialista, burocrática e gerencial.

Não são considerados princípios da nova gestão pública:

O modelo burocrático de Administração pública costuma ser criticado pelo excesso de rigidez; contudo, um outro aspecto deste que costuma ser ressaltado pela literatura consiste na

Considerando o modelo patrimonial que marca nossa herança e os elementos da prática de gestão do Estado, assinale a opção correta.

Julgue o item seguinte, referente a modelos de gestão pública: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial.

O modelo de gestão patrimonialista caracteriza-se pela fusão entre as noções de soberania, pertencente à esfera pública, e patrimônio, concernente à esfera privada.

A partir da Constituição da República de 1988, o federalismo passou a ser a forma de Estado adotada no Brasil. No federalismo,

Julgue as afirmativas abaixo sobre os modelos de gestão pública. I. O Brasil, ao longo do seu desenvolvimento, teve quatro modelos de gestão pública, sendo eles: reinado, patrimonialista, burocrático e gerencial também conhecido como nova gestão pública. II. O modelo patrimonialista surgiu na época colonial, perdurando até os anos de 1930 e caracterizou-se como um modelo em que não havia distinção entre o público e o privado. III. O modelo burocrático se consolidou na década de 30, tendo como base a racionalidade, a impessoalidade e a profissionalização e, dessa forma, foi muito eficiente. IV. A nova gestão pública começou a ser consolidada no Brasil em 1992, baseada em modelos já adotados por países como Nova Zelândia, Inglaterra, Suíça e Austrália. V. A nova gestão pública é baseada na eficiência, adotando técnicas da administração privada. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

Com referência à evolução do modelo racional-legal para o paradigma pós-burocrático, julgue o item a seguir.

O aparelho do Estado patrimonialista funcionava como uma extensão do poder do soberano e os servidores possuíam status de nobreza real.

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