Com relação às abordagens administrativas que abrangem desde a teoria clássica até a contingencial, julgue os itens a seguir
A teoria clássica absorveu concepções da burocracia ao adotar
uma abordagem indutiva, que visa atuar das partes para o todo.
A trajetória histórica da Administração Pública no Brasil, após 1930, revela um conjunto de fatores que justificaram a criação e a implementação do modelo gerencial a partir de meados da década de 90. A justificativa para a adoção do modelo gerencial NÃO pode ser atribuída:
O responsável pelo Departamento de gestão de recursos humanos de determinada Autarquia Federal, durante um processo de rotina de análise de documentos, percebe que Bruna, ocupante do cargo efetivo de Tecnologista, ocupa, igualmente, cargo de Professora de Estatística em Universidade Estadual, em regime de jornada de 20 horas semanais. Nessa hipótese, a situação da servidora configura:
Michele, servidora pública de autarquia federal há 5 anos, requer sua aposentadoria. Anteriormente, Michele ocupou, por 6 anos, cargo na Administração Pública Direta da União. Antes de ingressar na Administração Pública, foi funcionária registrada em empresa de gestão de recursos humanos. Michele possui idade suficiente para requerer a aposentadoria voluntária. Nesse caso, Michele:
Nas abordagens contemporâneas, a liderança carismática tem recebido grande atenção de gestores e pesquisadores. Os líderes carismáticos inspiram fortemente seus seguidores, entre outros aspectos, porque têm uma visão, estão dispostos a correr riscos por ela e apresentam comportamentos não convencionais. No entanto, a liderança carismática apresenta desvantagens e limitações, que precisam ser levadas em conta pela gestão de pessoas, tais como:
O mundo do trabalho está em acelerada mutação por um conjunto de fatores que incluem mudanças sociodemográficas, bem como desenvolvimento tecnológico e competição global. Nesse novo contexto, algumas premissas, metas e ferramentas são fundamentais para o desenvolvimento das organizações, tais como:
Julgue os próximos itens, relativos às funções administrativas.
Caso decida departamentalizar sua organização para aumentar a cooperação interdepartamental e diminuir os níveis de especificidade do trabalho, o gestor deverá adotar, primordialmente, a departamentalização funcional, na qual cada departamento corresponde a uma função principal.
Considere que em determinada organização tenha se instalado um conflito entre dois grupos de colaboradores, cada um deles identificado com uma visão específica sobre a melhor estratégia para a consecução dos objetivos traçados no plano de metas aprovado para a equipe na qual atuam. Para a gestão do conflito instalado, foi proposta a adoção da abordagem estrutural, que procura I.minimizar as diferenças entre os grupos, identificando objetivos que possam ser compartilhados por eles. II.reduzir a diferenciação dos grupos por meio do reagrupamento de indivíduos, de maneira que os grupos conflitantes se tornem parte de uma unidade maior. III.reduzir o conflito por meio da modificação do processo e intervenção no objeto do conflito. Está correto o que se afirma APENAS em
No que se refere aos conceitos e às aplicações da gestão do
conhecimento e da gestão por competências, julgue os próximos
itens.
Capital humano refere-se à capacidade, ao conhecimento, à habilidade e às experiências individuais das pessoas, ao passo que capital estrutural corresponde aos sistemas físicos utilizados para transmitir e armazenar o conhecimento.
Julgue os seguintes itens, relativos a estratégias de gestão de pessoas e gestão do desempenho.
As vantagens de se adotar o modelo de gestão do desempenho nas organizações incluem a adequada alocação de recursos humanos e financeiros e o fortalecimento do vínculo entre recompensas e resultados.
No decorrer de suas atividades como Auxiliar em Administração no Instituto Federal do Piauí, em um momento ou outro você vai se envolver com projetos. Nesse sentido, é importante que entenda suas características. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que NÃO condiz com as características de um projeto.
Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor Co., utilizando o sistema de concentração vertical e horizontal, idealizou a linha de montagem móvel, o que lhe permitiu a produção em série. Quais são os princípios dessa produção?
As reações e as expectativas das pessoas que serão impactadas por uma política pública estarão condicionadas à forma como é resolvido o conflito (ou provável conflito) dela decorrente. A partir dessa concepção, Lowi (1964) classificou as políticas públicas em quatro tipos (Políticas regulatórias, Políticas distributivas Políticas redistributivas e Políticas Constitutivas). A respeito das tipologias de políticas públicas propostas por Lowi, assinale a alternativa CORRETA.
Acerca da função de organização e de seus processos, julgue os
itens que se seguem.
A departamentalização funcional prevê o uso de critério geográfico para definição das unidades de trabalho da organização.
Uma empresa que atua no setor de gás e energia está reestruturando sua política de pessoal de forma a sustentá-la com base na noção de aprendizagem organizacional e de gestão do conhecimento. Uma característica da nova política de pessoal deve ser a(o)