A primeira tentativa de definir e estabelecer racionalmente
cargos e tarefas aconteceu com a Administração Científica.
Nesse aspecto, Frederick Taylor foi o pioneiro. Sobre o tema,
considere as seguintes afirmativas.
I. O conceito de eficiência é fundamental para a
Administração Científica. A análise do trabalho e do
estudo dos tempos e movimentos buscava a melhor
maneira de executar uma tarefa e elevar a eficiência do
operário. A eficiência significa a correta utilização dos
recursos (meios de produção) disponíveis.
II. A ênfase sobre as tarefas a serem executadas levou à
simplificação dos cargos no intuito de obter o máximo
de especialização de cada trabalhador: cada operário
ficaria restrito a uma simples e específica tarefa que
deveria ser executada cíclica e repetitivamente para
aumentar sua eficiência. Os cargos e as tarefas são
desenhados para uma execução automatizada por parte
do trabalhador: ele deve fazer e não pensar ou decidir.
III. A Administração Científica baseou-se no conceito de
homo economicus, isto é, do homem econômico.
Segundo esse conceito, toda pessoa é concebida como
influenciada exclusivamente por recompensas salariais,
econômicas e materiais.
Pode-se afirmar que:
Henry Ford se ocupou do sistema de produção empresarial como um todo, visando a sua maior eficiência. Ford introduziu conceitos modernos, concebendo um ritmo de trabalho em cadeia, para poupar tempo e custos. Estabeleceu, portanto, três princípios pelos quais deve se orientar a produção:
A evolução dos paradigmas da administração pública nos leva a reconhecer nas últimas décadas, no âmbito do Novo Serviço Público, a ascensão do conceito de coprodução. A coprodução pode ser definida de maneira ampla por alguns autores e a sua prática pode variar em diferentes contextos e áreas de políticas públicas. Entretanto, há um consenso do que a coprodução não é, o que ajuda consideravelmente a compreender os contornos desse paradigma. Nesse sentido, a coprodução pode ser definida como:
Analise as afirmativas sobre a estrutura Funcional: I. A estrutura funcional é a mais usada e conhecida. É a estrutura proposta por Henry Fayol. A empresa deve ser departamentalizada, ter um órgão administrativo e demais departamentos funcionais por especialidades: produção, finanças, marketing, contábil, etc. e cada funcionário deve responder a um único chefe (unidade de comando). Na estrutura funcional cada departamento conta com especialistas na função. II. A estrutura funcional é mais indicada em ambientes mecanicistas, onde as mudanças não são constantes. A especialização é valorizada, os degraus hierárquicos são bem definidos e é sabido o que fazer para galgar funções mais elevadas. A comunicação é facilitada, pois o departamento é formado por profissionais da mesma área e, portanto falam a mesma “língua”. III. Tal abordagem não é indicada para ambientes dinâmicos e em constantes mudanças. A estrutura tem dificuldade em responder de maneira rápida ao mercado. Também existem rachas departamentais, tanto por poder como por dinheiro. A preocupação com o todo não existe, cada departamento se preocupa em cumprir sua função com eficácia e passar a batata quente para frente. Está correto o que se afirma em:
As demonstrações financeiras têm como objetivo
proporcionar informação a respeito da posição
patrimonial e financeira, do desempenho e dos fluxos
de caixa de uma empresa. Considerando a análise das
demonstrações financeiras, analise as afirmações
abaixo.
1) Para calcular e analisar a margem operacional
bruta de uma empresa é necessário obter o valor
das despesas operacionais, evidenciado na
demonstração do resultado do exercício.
2) Os indicadores de endividamento permitem ao
analista inferir sobre a origem das fontes de
recursos utilizados para financiar as aplicações de
recursos das empresas.
3) A análise da rentabilidade da empresa pode ser
obtida pela relação do lucro de um período com o
total dos capitais próprios.
4) O índice de liquidez corrente será sempre igual ou
superior ao índice de liquidez seca.
Estão corretas, apenas:
Acerca da evolução da administração pública no Brasil e das abordagens da administração, desde a abordagem clássica até a contingencial, julgue os itens a seguir.
O Decreto-lei n.º 200/1967, na tentativa de modernizar a gestão pública no Brasil, estabeleceu como princípios fundamentais o planejamento, a organização, o treinamento e a direção.
Quando a interação deixa de existir e as partes (ou uma delas) passam dos limites, acontece o conflito. É INCORRETO afirmar que os conflitos podem ser:
Que estilo de governo surgiu para enfrentar a crise fiscal do Estado na segunda metade do século XX e traz como princípios a racionalidade administrativa, o planejamento, o orçamento, a descentralização e o controle de resultados, sendo imbuído de servir o cidadão?
O aparelho do Estado é composto por quatro setores
distintos:
(1 ) Núcleo estratégico.
(2 ) Atividades exclusivas.
(3 ) Serviços não exclusivos.
(4 ) Produção de bens e serviços para o mercado.
Leia os trechos a seguir e ordene-os de acordo com os
itens citados anteriormente.
( ) Corresponde à área de atuação empresarial, que explora
atividades econômicas com fins lucrativos, mas que ainda
permanecem no aparelho do Estado.
( ) Corresponde ao governo em sentido lato. É o setor
que define as leis e as políticas públicas e cobra seu
cumprimento. É o mais alto nível de decisão do governo.
( ) Corresponde ao setor em que o Estado atua
simultaneamente com outras organizações públicas
não estatais e privadas. As instituições desse setor não
possuem o poder de Estado.
( ) É o setor em que são prestados serviços que só o Estado
pode realizar. São serviços em que se exerce o poder
extroverso do Estado ─ o poder de regulamentar, fiscalizar
e fomentar.
Correlacione as colunas abaixo e, ao final, assinale a
opção que contenha a sequência correta para a coluna II.

A respeito dos indicadores de desempenho na administração pública, julgue os itens a seguir.
O padrão de comparação, índice aceitável para avaliar comparativamente padrões de cumprimento, é um componente básico de indicador de desempenho.
Acerca das teorias de administração, julgue os itens a seguir.
Segundo a teoria contingencial, não há modelo organizacional exclusivo nem modelo melhor que outro porque as organizações são sistemas abertos que necessitam de cuidados, de administração e tratamento adequados ao tipo de atividade que desempenhem e ao ambiente em que se encontrem.
Julgue os próximos itens, relativos às funções administrativas.
Tanto na teoria clássica quanto na administração científica,
a análise da estrutura organizacional é realizada da direção
para a execução (de cima para baixo) e da síntese para
a própria análise (do todo para as partes).
O desenvolvimento organizacional (DO) engloba alterações
comportamentais e estruturais na organização. Um importante
modelo de DO derivado da Teoria da Contingência sugere que as
alterações estruturais necessárias ao processo de
desenvolvimento organizacional são diagnosticadas a partir do
defrontamento organização x ambiente. O ambiente em que
opera uma organização é diferenciado, e a cada setor
especializado do ambiente corresponde um subsistema
organizacional. Assim, quanto maior o grau de diferenciação dos
setores ambientais, maior a necessidade de diferenciação dos
subsistemas organizacionais. No entanto, quanto maior o grau de
diferenciação dos subsistemas organizacionais, maior a
necessidade de:
O Plano Diretor da Reforma do Aparelho de Estado introduziu no Brasil, em meados da década de 90, a estratégia de flexibilização denominada publicização. Esta foi definida como sendo o processo de descentralização para o setor público não-estatal da execução de serviços como educação, saúde, cultura e pesquisa científica. A estratégia de publicização introduziu na administração pública brasileira, por meio da Lei nº 9.637/98, a contratação de: