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Na tradição filosófica em que predomina a abordagem metafísica herdada dos gregos

busca-se a unidade na multiplicidade dos seres, ou seja, a essência que caracteriza cada

coisa. [...]. É assim que Kant, no século XVIII, diz que “o fim da educação é desenvolver,

em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz". O educador polonês

Suchodolski chama de essencialista essa tendência que marca a pedagogia durante

longo período da história da educação e ainda hoje coexiste com outras tendências. Os

limites dessa abordagem se acham na visão parcial do problema educacional.

Excessivamente centrado no interior do indivíduo e nas formas ideais que determinam a

priori o que é o homem e como deve ser a educação.

ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da educação. 2ed. São Paulo: Moderna, 1996 p.112-113

A concepção de educação está profundamente vinculada à concepção de homem que se

pretende educar.

Considerando-se as diferentes concepções históricas de homem, que seguiram essa

visão transcrita no fragmento acima, é CORRETO afirmar que

Cada príncipe deve desejar ser tido como piedoso e não como cruel: apesar disso, deve

cuidar de empregar convenientemente essa piedade. César Borgia era considerado cruel;

contudo, sua crueldade havia reerguido a Romanha e conseguido uni-la e conduzi-la à

paz e à fidelidade. O que, bem considerado, mostrará que ele foi muito mais piedoso do

que o povo florentino, o qual, para evitar a pecha de cruel, deixou que Pistoia fosse

destruída. Não deve, portanto, importar ao Príncipe a qualificação de cruel para manter

seus súditos unidos e leais, porque, com raras exceções, é ele mais piedoso do que

aqueles que por muita clemência deixam acontecer desordens, das quais podem nascer

assassínios ou rapinagem.

MAQUIAVEL.N. O príncipe. Cap. XVII. Trad. Livio Xavier. São Paulo: Folha de São Paulo, 2010 p. 38

A partir do fragmento acima, sobre o poder e a ação do príncipe Maquiavel é CORRETO

afirmar que

Com relação à ética, assinale a alternativa INCORRETA.

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“A partir da década de 1960 surgem propostas de inspiração tecnicista, baseadas na

convicção de que a escola só se tornaria eficaz, se adotasse o modelo empresarial [...]. A

tendência tecnicista aplicada à educação surge nos EUA. Em seguida, seus teóricos e

técnicos passam a influenciar os países latino-americanos em via de desenvolvimento."

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 3 ed. Revista e Ampliada, São Paulo: Moderna,

2006 p.171 (Adaptado)

Entre os objetivos da escola estruturada a partir do modelo empresarial, destaca-se a

preocupação em

“A percepção sinestésica é a regra, e, se não percebemos isso, é porque o saber

científico desloca a experiência e porque desaprendemos a ver, a ouvir e, em geral, a

sentir, para deduzir de nossa organização corporal e do mundo tal como concebe o físico

aquilo que devemos ver, ouvir e sentir."

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto ribeiro de Moura. São Paulo:

Martins Fontes, 2006, p.308

Merleau-Ponty traz uma concepção de percepção como

Leia os fragmentos a seguir, extraídos de um diálogo entre Sócrates e Glauco.

SÓCRATES ___ Agora imagina a maneira como segue o estado de nossa natureza

relativamente à instrução e à ignorância. Imagina homens numa morada subterrânea, em

forma de caverna, com uma entrada aberta à luz; esses homens estão aí desde a infância,

de pernas e pescoços acorrentados, de modo que não podem mexer-se nem ver senão o

que está diante deles, pois as correntes os impedem de voltar a cabeça. [...].

A educação não é o que alguns proclamam que é, porquanto pretendem introduzi-la na

alma onde ela não está, como quem tentasse dar vista a olhos cegos. [...]. A educação é,

pois, a arte que se propõe esse objetivo, a conversão da alma, e que procura os meios

mais eficazes de conseguir. Não consiste em dar visão ao órgão da alma, visto que já a

tem; mas, como ele está mal orientado e não olha para onde deveria, ela esforça-se por

encaminhá-lo na boa direção.

PLATÃO. A República. Livro VII. Tradução Enrico Corvisieri. São Paulo: Nova cultural, 2000 p.225 229

A partir desses fragmentos do diálogo, sobre os sentidos atribuídos por Platão à alegoria

da caverna, é CORRETO afirmar que

“Para Nietzsche a filosofia jamais poderia ser uma ciência. A bem dizer, ele compartilha

essa convicção com a maioria dos filósofos que sabem muito bem, quando falam de

theoría, que esta última não tem nenhuma pretensão científica propriamente dita. As

grandes teses filosóficas não são nem verificáveis nem falsificáveis experimentalmente.

(...). Alguns “cientistas" __ que não refletem um palmo adiante do nariz __ concluem às

vezes, que a filosofia é um discurso vazio. É porque não entenderam nada de seu

estatuto. (...) A primeira conclusão de Heidegger (...) é de que a filosofia, diferentemente

das ciências, não versa sobre nenhum objeto particular (...) sobre nenhum “ente" em

particular. (...). Por isso, segundo Heidegger, a filosofia é antes de mais nada (...) uma

ontologia, uma teoria do ser, não uma teoria desta ou daquela classe de objetos ou de

entes particulares. Mais precisamente, a theoría filosófica interroga-se sobre

características comuns a todos os “entes" ...

FERRY, Luc. Vencer os medos. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2008 P.195-201 (Adaptado)

A partir da leitura do texto, é CORRETO afirmar que

“Procurei o que era a maldade e não encontrei uma substância, mas sim uma perversão

da vontade desviada da substância suprema __ de vós, ó Deus __ e tendendo para as

coisas baixas: vontade que derrama as suas entranhas e se levanta com

intumescência.[...]. O corpo, devido ao peso, tende para o lugar que lhe é próprio, porque

o peso não tende só para baixo, mas também para o lugar que lhe é próprio. Assim, o

fogo encaminha-se para cima e a pedra para baixo. Movem-se segundo seu peso.

Dirigem-se para o lugar que lhes compete. O azeite derramado sobre a água aflora à

superfície; a água vertida sobre o azeite submerge-se debaixo deste: movem-se segundo

seu peso e dirigem-se para o lugar que lhes compete. As coisas que não estão no próprio

lugar agitam-se, mas quando o encontram, ordenam-se e repousam. O meu amor é o

meu peso. Para qualquer parte que vá, é ele quem me leva."

AGOSTINHO, As confissões. Livro VII,16 e VIII, 9 Trad. J. Oliveira Santos e Ambrósio Pina. São Paulo:

Nova Cultural, 1996

Em conformidade com o pensamento patrístico de Agostinho, presente nos fragmentos

acima, sua concepção de mal afirma que

“Quando todo o povo estatui algo para todo povo, só considera a si mesmo (...). Então, a

matéria sobre a qual se estatui é geral como a vontade que a estatui. A esse ato dou o

nome de lei. Quando digo que o objeto das leis é sempre geral, por isso entendo que a

Lei considera os súditos como corpo e as ações como abstratas, e jamais um homem

como um indivíduo ou uma ação particular. Desse modo, a Lei poderá muito bem estatuir

que haverá privilégios, mas ela não poderá concedê-los nominalmente a ninguém.

Qualquer função relativa a um objeto individual não pertence, de modo algum, ao poder

legislativo.

Baseando-se nessa ideia, vê-se logo que não se deve mais perguntar a quem cabe fazer

as leis, pois são atos da vontade geral, nem se o príncipe está acima das leis, visto que é

membro do Estado; ou se a lei pode ser injusta, pois ninguém é injusto consigo mesmo,

ou como se pode ser livre e estar sujeito às leis, desde que estas não passam de

registros de nossas vontades."

ROUSSEAU, J. Jacques, Do contrato social. Livro segundo. Trad. Lourdes S.Machado. 5 ed. São Paulo:

Nova Cultural, 1991 p.54-55

A partir desse fragmento, considerando-se o pensamento de Rousseau, a temática da lei

e da liberdade expressa que

A primeira e a mais importante conseqüência decorrente dos princípios até aqui

estabelecidos é que só a vontade geral pode dirigir as forças do Estado de acordo com a

finalidade de sua instituição, que é o bem comum, porque, se a oposição dos interesses

particulares tornou necessário o estabelecimento das sociedades, foi o acordo desses

mesmos interesses que o possibilitou. O que existe de comum nesses vários interesses

forma o liame social e, se não houvesse um ponto em que todos os interesses

concordassem, nenhuma sociedade poderia existir. Ora, somente com base nesse

interesse comum é que a sociedade pode ser governada. Afirmo, pois, que a soberania,

não sendo senão o exercício da vontade geral, jamais pode alienar-se e que o soberano,

que nada é, senão um ser coletivo, só pode ser representado por si mesmo. O poder

pode transmitir-se; não porém, a vontade. (...). A soberania é indivisível pela mesma

razão que é inalienável, pois a vontade ou é geral, ou não o é, ou é a do corpo do povo,

ou somente de uma parte. (...) Há comumente muita diferença entre a vontade de todos e

a vontade geral. Esta se prende somente ao interesse comum; a outra, ao interesse

privado e não passa da soma das vontades particulares.

ROUSSEAU, J. Jacques, Do contrato social. Livro segundo. Trad. Lourdes Santos Machado. 5 ed. São

Paulo: Nova Cultural, 1991 P. 43-47

A partir desse fragmento, em conformidade com Rousseau, o que caracteriza a noção de

soberania é a idéia de que

“Não menos que saber, duvidar me agrada." afirma Dante. [...] A verdade e a razão são

comuns a todos e não pertencem mais a quem as diz primeiro do que ao que as diz

depois. Não é mais segundo Platão, do que segundo eu mesmo, que tal coisa se enuncia,

desde que a compreendamos. [...] O proveito de nosso estudo está em nos tornarmos

melhores e mais avisados. É a inteligência que vê e ouve; é a inteligência que tudo

aproveita, tudo dispõe, age, domina e reina. Tudo o mais é cego, surdo e sem alma.

Certamente tornaremos a criança servil e tímida se não lhe dermos a oportunidade de

fazer algo por si. [...] saber de cor não é saber: é conservar o que se entregou à memória

para guardar. Do que sabemos efetivamente, dispomos sem olhar para o modelo, sem

voltar os olhos para o livro.

MONTAIGNE, Michel de. Ensaios. Livro I. Cap. XXVI. Trad de. Sérgio Milliet. São Paulo: Nova

cultural, 1991 P. 75-83

Com base nesse fragmento, em sua relação com a educação, a filosofia deve ser

compreendida como

Em A disseminação (1972), Derrida ilustra a desconstrução com um exemplo tomado da

história da filosofia. No Fedro, Platão narra o mito de Tot __ o deus que inventou a escrita

__ e Tamuz __ o rei egípcio a quem ele ofereceu a criação. Tamuz recusa o presente,

julgando que seus perigos suplantam seus benefícios para a humanidade.

FEARN, Nicholas. Aprendendo a filosofar em 25 lições. Do poço de Tales à desconstrução de Derrida. Trad.

Maria Luiza S. de A. Borges. Rio de janeiro: Editora Zahar, 2004 p.175

A partir dessa referência e com base nos estudos realizados, para Derrida é CORRETO

afirmar que

"Para que haja conduta ética é preciso que a pessoa conheça a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e

proibido, virtude e vício. A pessoa não só conhece tais diferenças, mas também reconhece-se como capaz de julgar o

valor dos atos e das condutas e de agir em conformidade com os valores morais, sendo por isso responsável por suas

ações e sentimentos e pelas consequências do que faz e sente. Tem a capacidade para avaliar e pesar as motivações

pessoais, as exigências feitas pela situação, as consequências para si e para os outros, a conformidade entre meios e

fins, a obrigação de respeitar o estabelecido ou de transgredi-lo, se o estabelecido for imoral ou injusto."

(CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000. Adaptado.)

Com base no texto, assinale a alternativa que identifica corretamente condições indispensáveis para a conduta ética.

“Embora tenhamos de reconhecer os aspectos inovadores da contribuição de Dewey,

sobretudo quanto à oposição à escola tradicional [...], prejuízos resultaram da assimilação

inadequada das novas ideias e da tentativa de sua implantação sem critérios."

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 3. ed. Revista e Ampliada, São Paulo: Moderna,

2006 p.171

Nessa reflexão sobre os resultados da escola nova, a autora, em sua obra destaca o fato

de que

Desde A Estrutura das Revoluções Científicas de Thomas Kuhn, o desenvolvimento da

ciência não se efetua por acumulação dos conhecimentos, mas por transformação dos

princípios que os organizam.

MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Trad. Edgard de Assis

Carvalho. São Paulo: Cortez, 2002 p. 52

“Considero “paradigmas" as realizações científicas universalmente reconhecidas que,

durante algum tempo, fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade

de praticantes de uma ciência". (...). As revoluções científicas são os complementos

desintegradores da tradição à qual a atividade da ciência normal está ligada. (...)

Thomas KUHN. Estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspectiva. 2 ed. 1978 p.15-30

As grandes realizações das ciências encontram-se sempre circunscritas por um

paradigma, seja ele já consolidado ou emergente. Sobre essa afirmação é CORRETO

afirmar que

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