Leia os fragmentos a seguir, extraídos de um diálogo entre Sócrates e Glauco.
SÓCRATES ___ Agora imagina a maneira como segue o estado de nossa natureza
relativamente à instrução e à ignorância. Imagina homens numa morada subterrânea, em
forma de caverna, com uma entrada aberta à luz; esses homens estão aí desde a infância,
de pernas e pescoços acorrentados, de modo que não podem mexer-se nem ver senão o
que está diante deles, pois as correntes os impedem de voltar a cabeça. [...].
A educação não é o que alguns proclamam que é, porquanto pretendem introduzi-la na
alma onde ela não está, como quem tentasse dar vista a olhos cegos. [...]. A educação é,
pois, a arte que se propõe esse objetivo, a conversão da alma, e que procura os meios
mais eficazes de conseguir. Não consiste em dar visão ao órgão da alma, visto que já a
tem; mas, como ele está mal orientado e não olha para onde deveria, ela esforça-se por
encaminhá-lo na boa direção.
PLATÃO. A República. Livro VII. Tradução Enrico Corvisieri. São Paulo: Nova cultural, 2000 p.225 229
A partir desses fragmentos do diálogo, sobre os sentidos atribuídos por Platão à alegoria
da caverna, é CORRETO afirmar que