Na tradição filosófica em que predomina a abordagem metafísica herdada dos gregos
busca-se a unidade na multiplicidade dos seres, ou seja, a essência que caracteriza cada
coisa. [...]. É assim que Kant, no século XVIII, diz que “o fim da educação é desenvolver,
em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz". O educador polonês
Suchodolski chama de essencialista essa tendência que marca a pedagogia durante
longo período da história da educação e ainda hoje coexiste com outras tendências. Os
limites dessa abordagem se acham na visão parcial do problema educacional.
Excessivamente centrado no interior do indivíduo e nas formas ideais que determinam a
priori o que é o homem e como deve ser a educação.
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da educação. 2ed. São Paulo: Moderna, 1996 p.112-113
A concepção de educação está profundamente vinculada à concepção de homem que se
pretende educar.
Considerando-se as diferentes concepções históricas de homem, que seguiram essa
visão transcrita no fragmento acima, é CORRETO afirmar que