Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Na tradição filosófica em que predomina a abordagem metafísica herdada dos gregos

busca-se a unidade na multiplicidade dos seres, ou seja, a essência que caracteriza cada

coisa. [...]. É assim que Kant, no século XVIII, diz que “o fim da educação é desenvolver,

em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz". O educador polonês

Suchodolski chama de essencialista essa tendência que marca a pedagogia durante

longo período da história da educação e ainda hoje coexiste com outras tendências. Os

limites dessa abordagem se acham na visão parcial do problema educacional.

Excessivamente centrado no interior do indivíduo e nas formas ideais que determinam a

priori o que é o homem e como deve ser a educação.

ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da educação. 2ed. São Paulo: Moderna, 1996 p.112-113

A concepção de educação está profundamente vinculada à concepção de homem que se

pretende educar.

Considerando-se as diferentes concepções históricas de homem, que seguiram essa

visão transcrita no fragmento acima, é CORRETO afirmar que

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282