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Milhares de questões atuais de concursos.

“Não menos que saber, duvidar me agrada." afirma Dante. [...] A verdade e a razão são

comuns a todos e não pertencem mais a quem as diz primeiro do que ao que as diz

depois. Não é mais segundo Platão, do que segundo eu mesmo, que tal coisa se enuncia,

desde que a compreendamos. [...] O proveito de nosso estudo está em nos tornarmos

melhores e mais avisados. É a inteligência que vê e ouve; é a inteligência que tudo

aproveita, tudo dispõe, age, domina e reina. Tudo o mais é cego, surdo e sem alma.

Certamente tornaremos a criança servil e tímida se não lhe dermos a oportunidade de

fazer algo por si. [...] saber de cor não é saber: é conservar o que se entregou à memória

para guardar. Do que sabemos efetivamente, dispomos sem olhar para o modelo, sem

voltar os olhos para o livro.

MONTAIGNE, Michel de. Ensaios. Livro I. Cap. XXVI. Trad de. Sérgio Milliet. São Paulo: Nova

cultural, 1991 P. 75-83

Com base nesse fragmento, em sua relação com a educação, a filosofia deve ser

compreendida como

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