A respeito da normalização e da manualização, julgue os itens subsequentes.
Os instrumentos executivos normativos da empresa devem ser redigidos de maneira clara, concisa, precisa e objetiva, sem gerar dúvidas quanto a sua interpretação.
Com relação às técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, julgue os itens que se seguem.
O diagrama de Pareto é uma ferramenta que permite classificar e priorizar oportunidades de melhoria; facilita a tomada de decisão por parte dos gestores.
Um acadêmico, numa situação de trancamento de matrícula, deverá registrar sua solicitação por meio de qual documento?
A respeito do modelo de gestão com base na qualidade total (GQT), julgue os itens subsequentes.
O mapa de processos, ou espinha–de–peixe, é uma ferramenta útil para a análise da qualidade. Por meio dessa ferramenta, é possível construir um gráfico que identifica o problema e suas prováveis causas e falhas.
Acerca da arquitetura e das estruturas organizacionais, julgue os próximos itens.
Em uma organização centralizada, há uniformidade de diretrizes e normas.
Com referência à gestão de qualidade, julgue os itens subsecutivos.
O diagrama de afinidade e o diagrama de árvore são algumas das ferramentas para dados numéricos que auxiliam os projetos e as atividades de melhoria da qualidade.
Com relação às ferramentas de qualidade, assinale a opção que indica a que melhor representa, visualmente, uma relação de causa e efeito (problema).
Com relação às técnicas de solução de problemas, não se pode afirmar:
A ferramenta de qualidade denominada diagrama de Ishikawa permite a obtenção direta e imediata
Trata-se do método de formulação de estratégias gerenciais que determina onde estamos hoje, para onde queremos ir e como vamos chegar lá:
Tratando-se da gestão da qualidade, o ciclo PDCA é