Apesar de inúmeros benefícios que um planejamento estratégico dinâmico, participativo e inteligente pode trazer para as organizações, alguns cuidados devem ser observados para evitar desgastes e diminuir os riscos de insucesso desse tipo de planejamento.
Dentre esses cuidados, é imprescindível que a(o)
Um gerente enfatizou três critérios, ou requisitos, de qualidade fundamentais aos indicadores de desempenho de sua organização. Para ele, o indicador deve ser:
(i) de fácil entendimento, para que qualquer pessoa seja capaz de tirar conclusões a partir da análise do indicador, garantindo transparência e validade;
(ii) economicamente viável, de modo que os benefícios decorrentes do indicador sejam maiores que os cutos incorridos na medição;
(iii) de fácil identificação no que se refere à origem dos seus dados, ao seu registro e à sua manutenção, e, sempre que possível, deve-se transformar os resultados em gráficos para promover um acompanhamento mais preciso.
Esses três requisitos de qualidade indicam que esse gerente considera fundamental que os indicadores de desempenho de sua organização respeitem, respectivamente, a
Uma empresa pública da área de desenvolvimento e inovação decidiu utilizar em seu planejamento a ferramenta para aumentar o foco e o engajamento através de objetivos e resultado-chave (OKR, na sigla em inglês) que representam os resultados mais importantes para o negócio e para os clientes.
Nesse sentido, é relevante para toda a organização, porém monitorado pelo time de gestão de pessoas, o seguinte OKR:
Carlos foi recentemente admitido em um órgão público que presta atendimento diretamente ao cidadão. O órgão vem
recebendo um número crescente de reclamações relativas à falta de cortesia no atendimento ao público. A gerente do órgão quer planejar possíveis ações para melhoria da qualidade no serviço e incumbiu Carlos das seguintes tarefas: coletar dados sobre a ocorrência de eventos de falta de cortesia no atendimento; identificar se há correlação entre a falta de cortesia no
atendimento e o tempo dos funcionários no cargo.
Para a realização dessas tarefas, seriam adequadas as seguintes ferramentas da qualidade, respectivamente:
Na gestão da qualidade, busca-se garantir que o produto efetivamente fornecido ao cliente atenda aos padrões preestabelecidos, o que significa garantir critérios de
O gráfico utilizado para controlar variáveis, no qual há uma medida central (média) e duas faixas (superior e inferior) que
representam uma variação aceitável ao redor da média, é denominado
Nas afirmativas abaixo estão alguns conceitos associados à Qualidade. Leia as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. Ação corretiva: ação levada a efeito para eliminar as causas de uma não conformidade, de um defeito ou de outra situação indesejável, de modo a impedir a sua repetição.
II. Auditoria: consiste em um exame sistemático e independente que visa determinar se as atividades e os resultados relativos à qualidade satisfazem as disposições preestabelecidas, se tais disposições estão efetivamente implementadas e se elas são adequadas para alcançar os objetivos.
III. Custos da qualidade: custos relativos a assegurar e garantir a qualidade satisfatória, bem como ligados às perdas sofridas quando a qualidade satisfatória não é alcançada.
Assinale a alternativa correta.
A evolução dos programas de gestão da qualidade beneficiou-se do surgimento e da adoção de múltiplas técnicas ou ferramentais.
Associe as técnicas ou ferramentas de qualidade citadas aos objetivos descritos de cada uma delas.
1. Diagrama de causa e efeito
2. Fluxograma
3. Gráfico de Pareto
4. Diagrama de correlação
5. Gráfico de controle
( ) Analisar a variabilidade de um processo considerando padrões mínimos e máximos esperados.
( ) Mapear processos, identificando eventuais gargalos e o redesenho destes processos.
( ) Identifica e hierarquiza as causas de determinados problemas que afetam a qualidade de um processo permitindo definir ações para sua minimização ou eliminação.
( ) Permite priorizar quais os fatores que causam os maiores impactos na gestão da qualidade ao identificar os fatores críticos deste processo.
( ) Analisar como dois fatores estão relacionados na determinação de um problema.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.
As ferramentas da qualidade auxiliam o gestor a lidar com problemas e variáveis que surjam na organização.
Relacione os nomes/números (1 a 4) aos conceitos/alíneas (“a” a “d”) correspondentes.
(a) é utilizado para categorizar e priorizar os problemas e suas causas, com a máxima de que 80% dos problemas são gerados por 20% das causas, ou seja, determinadas causas impactam mais nos problemas da organização do que outras. Assim, permite-se identificar as causas mais problemas e priorizar as soluções.
(b) é um gráfico quantitativo, que permite agrupar as variáveis por quantidade. Consiste em agrupar determinados dados conforme suas frequências, identificando-os mediante barras.
(c) é um tipo de gráfico utilizado para medir a variação de defeitos de um determinado processo. Possui uma linha média e um limite mínimo e máximo de tolerância, e, se o processo estiver dentro desses limites, está no nível aceitável de variação. Caso ultrapasse, precisa ser verificado o porquê e corrigir.
(d) serve para demonstrar a correlação entre duas ou mais variáveis, em que se demonstra o impacto que a alteração de uma determinada variável vai gerar em outra (exemplo clássico: aumento da temperatura e vendas de sorvete).
Assinale a alternativa que indica a correspondência CORRETA.
Um funcionário de um supermercado foi designado para coletar dados sobre a ocorrência de problemas no atendimento ao público. Para isso, ele recebeu do especialista em qualidade tabelas para registro das ocorrências de eventos relacionados ao tempo excessivo de espera na fila do caixa, falta de cortesia no atendimento e falta de produtos.
Em qualidade, esse tipo de tabela ou quadro é uma ferramenta básica, conhecida como:
Assinale a opção que indica uma ferramenta da qualidade que propõe analisar uma série de possíveis causas que colaboram para ocasionar determinado efeito.
Certa agência de um órgão público vem recebendo um número significativo de reclamações dos cidadãos atendidos em relação à qualidade dos serviços prestados. A gerente da agência quer identificar se há correlação entre o tempo de atendimento ao público e o tempo de experiência dos funcionários no cargo, com vistas a planejar possíveis ações para melhoria da qualidade.
Para identificar essa possível correlação, uma ferramenta de gestão da qualidade adequada seria:
Julgue o item seguinte, que se referem à administração geral.
A atuação em rede é um dos fundamentos do modelo de excelência em gestão da Fundação Nacional da Qualidade.
O Seis Sigma é uma ferramenta muito utilizada para a gestão da qualidade e traduz os esforços de melhoria das organizações na meta específica de reduzir defeitos para próximo de zero. Assinale a alternativa incorreta quanto aos objetivos do Seis Sigma:
A gestão da qualidade configura-se em um aspecto primordial para as organizações públicas ou privadas. Por isso, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte deseja implantar um sistema de qualidade para monitorar as atividades desenvolvidas, sendo necessário o correto conhecimento a respeito desse tema.
Nesse sentido, assinale a alternativa correta em relação às ferramentas da qualidade.