Walter Shewhart desenvolveu uma ferramenta da qualidade, que foi difundida por William Deminig:
A Gestão pela Qualidade busca a satisfação dos usuários. Neste sentido, este tipo de gestão desenvolveu ferramentais para se atingir este objetivo. Dentre estes ferramentais destacam-se o Diagrama de Pareto, Diagrama de Ishikawa, e o Ciclo PDCA, que é uma SIGLA em inglês e esboça em suas letras as etapas que devem ser seguidas para se atingir a qualidade: Plan, Do, Check,Act. Esta sigla em português significa:
Relacione as ferramentas de gestão de qualidade, listadas a seguir, às suas respectivas funções.
1- Carta Controle
2- Matriz GUT
3- Diagrama de Ishikawa
( ) Gráfico utilizado para monitorar a variabilidade de um processo, verificando causas comuns e especiais.
( ) Representação das potenciais causas que podem levar a um problema específico.
( ) Tabela que trabalha com a priorização da resolução de problemas.
Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
Assinale a alternativa que apresenta uma ferramenta da Gestão pela Qualidade Total (GQT) ou, em inglês, TQM (Total Quality Management).
A respeito da gestão de projetos e processos e da sua aplicação às organizações públicas, julgue o item subsequente.
Em sistemas de gestão da qualidade que utilizam a norma ISO 9000:2000, são realizadas auditorias de segunda parte, pela própria organização, e de primeira parte, pelos clientes.
A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue o item a seguir.
As cartas de controle, o princípio de Pareto e o diagrama de Ishikawa constituem ferramentas importantes para a gestão da qualidade em uma organização.
O Gráfico de causa e efeito, é uma ferramenta da qualidade, ela foi idealizada e concebida por:
Um executivo, após conferir o balanço anual de sua empresa, verifica grave prejuízo. Ao fazer uma análise aprofundada da situação, percebe que a principal causa da crise está relacionada com a falta de novos produtos lançados nos últimos anos e, a partir dessa conclusão, decide convocar os diretores da empresa para o desenvolvimento de alternativas para o problema.
Assinale a opção que indica uma técnica adequada para promover o desenvolvimento de alternativas.
Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:
É um dos motivos para que um processo seja encerrado:
“Compreende um sistema de avaliação e certificação de qualidade de serviços de saúde, tendo caráter eminentemente educativo e voltado para a melhoria contínua, sem a finalidade de fiscalização ou controle oficial/governamental.” Esta definição está se referindo a:
Julgue o item seguinte, referente à gestão da qualidade nas organizações.
Os grupos de pessoas que se reúnem regularmente para discutir e resolver problemas que afetam a qualidade de seus trabalho são exemplos de círculos da qualidade.
Existe uma ferramenta de qualidade que demonstra o que acontece com uma variável quando a outra é alterada, sendo essa ferramenta uma representação de duas ou mais variáveis que podem ser organizadas em gráfico, uma em função da outra. Essa ferramenta é o
Acerca de gestão da qualidade, julgue o item que se segue.
O programa de qualidade total baseia-se no empoderamento, que significa proporcionar aos funcionários as habilidades e a autoridade para tomar decisões que eram dadas aos gerentes.
Acerca de gestão da qualidade, julgue o item que se segue.
A implantação do downsizing em uma organização tem o inconveniente de promover um aumento no tempo de ciclo de produção.