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Assinale a alternativa que apresenta a ferramenta que auxilia o gestor na análise dos processos e no desenvolvimento das rotinas das atividades dos trabalhos, aumenta a responsabilidade de todos os funcionários por conta de seu engajamento nos processos da organização, pois suas etapas não são isoladas, mas complementares, e cuja aplicação resulta em melhorias concretas nos processos e nas atividades das empresas.

A Era do controle estatístico da qualidade ocorreu nos anos 1930 e 1940 e foi marcada pela introdução da estatística no controle da qualidade. Tal mudança ocasionou uma evolução significativa na qualidade dos produtos que eram fabricados naquela época e na própria gestão empresarial e industrial. A figura mais importante nesse período foi Walther Shewhart (1891‐1967), criador do Controle Estatístico de Processos (CEP) e da ferramenta de gestão denominada de

Muito úteis para as empresas, os gráficos apresentam uma grande abrangência.

Quanto ao histograma, assinale a alternativa incorreta.

O ciclo PDCA é um método iterativo de gestão da qualidade, que visa promover a melhoria contínua por meio da aplicação de 4 etapas.

Assinale a opção que as indica.

Acerca de gestão da qualidade em organizações, julgue o próximo item.

Enquanto método de gestão da qualidade, Seis Sigma corresponde à ação de repensar a essência da organização e reestruturar radicalmente os seus processos, para atingir inovação em custo, qualidade e serviços.

O gerenciamento pelas diretrizes, também conhecido por Hoshin Karin, é o sistema de gestão que busca envolver toda a organização, por meio do (a)

De acordo com a visão da gestão da qualidade, a missão de cada área da organização é contribuir para o alcance total dos objetivos institucionais. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta uma ação prioritária da gestão da qualidade.

A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue o item subsequente.

A finalidade do diagrama espinha-de-peixe é verificar o comportamento de um processo em relação à especificação.

Acerca da gestão de pessoas e de processos no setor público, julgue o próximo item.

O fluxograma utilizado no mapeamento de execução de determinado serviço é uma ferramenta que prescinde da identificação das atividades, sendo necessário, para estabelecer os pontos de decisão, ouvir com atenção as pessoas envolvidas na execução do serviço.

A matriz BCG é uma técnica de análise de portfólio e seleção de estratégias que se baseia no estudo de duas dimensões: a participação relativa de mercado e a taxa de crescimento do mercado. De acordo com essa matriz, os produtos ou unidades de negócios que têm participação elevada em mercados com altas taxas de crescimento são chamados de

A respeito da gestão de projetos e processos e da sua aplicação às organizações públicas, julgue o item subsequente.

De acordo com a norma ISO 9000:2000, especificações se referem aos documentos que estabelecem requisitos para a gestão da qualidade.

Para se manter um padrão de excelência dentro de uma organização, pode-se valer das ferramentas de Gestão da qualidade para a melhoria dos processos. A ferramenta conhecida, também, como espinha de peixe ou diagrama de causa e efeito, que visa identificar o que pode estar ocasionando um problema (causa) e qual o seu resultado (efeito), denomina-se:

Qualidade compreende a totalidade de aspectos e características de um produto ou serviço que propiciam a habilidade de satisfazer dadas necessidades. Os serviços, atualmente, respondem a 75% da força de trabalho nos países mais desenvolvidos. A isso, aplicam-se a qualidade algumas dimensões-chave. Analise as seguintes afirmações a respeito das dimensões-chave da qualidade na prestação de serviços: I. O tempo o quanto um consumidor deve/pode esperar; II. A cortesia compreende a saudação dos funcionários de frente a cada consumidor; III. A consistência compreende os serviços da mesma forma para cada consumidor; IV. A precisão compreende a realização correta do serviço, desde a primeira vez. É correto afirmar que:

O Ciclo PDCA, também conhecido como ciclo de Deming ou de Shewhart, é uma ferramenta de gestão, composta de quatro etapas, que visa controlar e melhorar os processos e produtos de uma forma contínua, sem intervalos ou interrupções.

Assinale a alternativa que apresenta uma etapa do ciclo PDCA de forma incorreta:

A partir da década de 1990, se sucederam diversas iniciativas e programas visando implementar o conceito de qualidade na administração. A implantação do GesPública − Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, em 2005, consolidou essa trajetória. Entre as ferramentas introduzidas pelo referido programa insere-se a carta de serviço, que diz respeito

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