Com relação à gestão da qualidade, julgue os itens a seguir
O Modelo de Excelência em Gestão® (MEG) é considerado um modelo de referência e aprendizado no qual existe prescrição para a implementação de práticas de gestão.
A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência
gerencial, julgue os itens subsequentes.
Liderança, estratégia e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados são critérios de excelência considerados pelo modelo de excelência em gestão utilizado pela Fundação Nacional da Qualidade.
As organizações que possuem uma gestão da qualidade
utilizam-se de ferramentas da qualidade para a melhoria
contínua. Quando se necessita colher dados baseados na
observação amostral com o objetivo de definir um modelo,
deve-se utilizar:
A respeito de controle, gestão de pessoas, gestão da qualidade e
modelo de excelências gerencial, julgue os itens seguintes.
Caso se pretenda conhecer a variação existente em um processo, deve-se utilizar um histograma, que, de forma rápida e por meio de amostra, possibilita conhecer a população.
O volume de atividades de um tribunal aumenta
significativamente, mas a mão de obra disponível não aumenta na
mesma proporção. A implantação de um programa de qualidade é
uma das alternativas para minimizar as dificuldades advindas desse
quadro.
Tendo como referência essas informações, assinale a opção correta
relacionada à gestão da qualidade.
No que concerne ao gerenciamento de rotina e ferramentas
da qualidade, considere:
I. Gerenciamento de Rotina é um método de responsabilidade
da alta administração e busca a eficácia
organizacional, através da obediência aos padrões
de trabalho, para evitar alterações ou mudanças.
II. O gráfico de Ishikawa, também conhecido como
regra dos 80/20, é construído a partir de um processo
de coleta de dados e pode ser utilizado quando
se deseja priorizar problemas ou causas relativas a
um determinado assunto.
III. Estratificação consiste no desdobramento de dados,
a partir de um levantamento ocorrido, em
categorias e/ou grupos para direcionar ações corretivas.
IV. A ferramenta usada para quantificar a frequência
com que certos eventos ocorrem, num certo período
de tempo, é chamada de Histograma.
Está correto o que consta APENAS em
O gerente de operações de uma fábrica de pneus vinha recebendo relatórios apontando que a espessura dos pneus para motocicletas estavam abaixo dos padrões estabelecidos. O gerente gostaria de adotar ferramentas de gestão da qualidade que permitissem identificar as causas diretas desse defeito de fabricação, favorecendo uma atuação direcionada e específica para a solução do problema. A ferramenta mais adequada para tal seria:
A respeito da normalização e da manualização, julgue os itens subsequentes.
Os instrumentos executivos normativos da empresa devem ser redigidos de maneira clara, concisa, precisa e objetiva, sem gerar dúvidas quanto a sua interpretação.
Com relação às técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, julgue os itens que se seguem.
O diagrama de Pareto é uma ferramenta que permite classificar e priorizar oportunidades de melhoria; facilita a tomada de decisão por parte dos gestores.
Um acadêmico, numa situação de trancamento de matrícula, deverá registrar sua solicitação por meio de qual documento?
Acerca da arquitetura e das estruturas organizacionais, julgue os próximos itens.
Em uma organização centralizada, há uniformidade de diretrizes e normas.
A respeito do modelo de gestão com base na qualidade total (GQT), julgue os itens subsequentes.
O mapa de processos, ou espinha–de–peixe, é uma ferramenta útil para a análise da qualidade. Por meio dessa ferramenta, é possível construir um gráfico que identifica o problema e suas prováveis causas e falhas.
Com referência à gestão de qualidade, julgue os itens subsecutivos.
O diagrama de afinidade e o diagrama de árvore são algumas das ferramentas para dados numéricos que auxiliam os projetos e as atividades de melhoria da qualidade.
Com relação às ferramentas de qualidade, assinale a opção que indica a que melhor representa, visualmente, uma relação de causa e efeito (problema).
Com relação às técnicas de solução de problemas, não se pode afirmar: