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Técnicos de um órgão da administração pública consideram que a execução de serviços administrativos é mais importante que o atendimento ao público. Por isso, o atendimento é realizado em sistema de revezamento e rotineiramente, sendo necessário repor atendentes devido a conflitos com clientes e ausências de servidores nos dias da escala de trabalho.

Nessa situação hipotética,

as ausências das escalas são atitudes que passam desapercebidas pela opinião pública; por isso, é dispensável qualquer tipo de intervenção do gestor responsável pelo setor em que os servidores faltosos estiverem lotados.

Leia as afirmativas a seguir:

I. O cidadão deve ser atendido com ética, respeito, parcialidade, segregação, justiça e colaboração.

II. No contexto do atendimento, a comunicação não verbal realiza-se por meio de gestos, mímicas, olhar, expressão facial e corporal, que podem reforçar ou contradizer o que está sendo dito.

Marque a alternativa CORRETA:

Quando os clientes contarem com informações incorretas sobre determinado produto ou serviço, o papel do profissional de atendimento é usar as habilidades que tem para ajudá-los a fazer as escolhas corretas, sem constrangimentos. Três modos corretos de fazer com que os clientes acertem nas suas escolhas são:

Dado que a organização é um ente abstrato que decide e age em função do que desejam as pessoas que a compõe, deve-se reconhecer que não há sentido falar de organização ética e não ética. Deve-se falar é do comportamento ético das pessoas. Os problemas éticos são distintos, nas duas fases da entidade: na sua constituição e na sua operação. São considerados condutas NÃO ÉTICAS na operação das organizações, EXCETO:

Para Barroco (2008) a ética tem como objeto a moral, tendo como foco um agir consciente, crítico, com autonomia e liberdade. Uma reflexão ética que tenha como suporte a ontologia do ser social, tem por objetivo desvendar os significados sócio históricos da moral, por meio da desmistificação do preconceito, do individualismo, do egoísmo, valorizando e exercitando a liberdade como princípio fundamenta. Nesse sentido, podemos afirmar que a ética contemporânea se caracteriza por valores:

No contexto da política de assistência social, a família é conceituada como “[...] conjunto de pessoas que se acham unidas por laços consanguíneos, afetivos ou de solidariedade” (BRASIL, 2004, p. 35). Ao trabalhar com as famílias nas diferentes políticas sociais o assistente social deve considerar:

Ser assistente social no tempo presente, “exige um profissional culturalmente versado e politicamente atento ao tempo histórico; atento para decifrar o não-dito, os dilemas implícitos no ordenamento epidérmico do discurso autorizado pelo poder; exige competência estratégica e técnica (ou técnico-política) que não reifica o saber fazer, subordinando-o à direção do fazer. Os rumos e estratégias de ação são estabelecidos a partir da elucidação das tendências presentes no movimento da própria realidade, decifrando suas manifestações particulares no campo sobre o qual incide a ação profissional. Uma vez decifradas, essas tendências podem ser acionadas pela vontade política dos sujeitos, de modo a extrair estratégias de ação reconciliadas com a realidade objetiva, de maneira a preservar sua viabilidade, reduzindo assim a distância entre o desejável e o possível" (Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. (CFESS, 2009. O significado sócio histórico das transformações da sociedade contemporânea. IAMAMOTO, 2009, p.17). (Texto adaptado).

Tomando como base a reflexão da autora acerca do Serviço Social na contemporaneidade, infere-se que:

Ser um profissional ético significa: “Ter um olhar diferenciado de acordo com a realidade que está inserido, compreender a necessidade que o outro lhe apresenta, sabendo respeitar o espaço de seus usuários”, principio este formalizado no Código de ética das profissões. A esse respeito afirma-se que o conjunto de regras adotadas por uma profissão, estão formalizadas pelos Códigos de ética profissionais, que por sua vez, são resultado de uma construção coletiva da profissão e objetiva explicitar os princípios e diretrizes que definem a identidade política e social do grupo profissional. Nesse sentido estamos tratando

A característica do estoicismo presente nessa citação do filósofo grego Epicteto é

A atuação interdisciplinar tem sido fortemente requisitada para os assistentes sociais na atualidade. O trabalho interdisciplinar pressupõe:

O CFESS/ABEPSS, 2009, elucida alguns fundamentos Éticos do Serviço Social: I- A Ética pouco referenciasse através de um Código de Ética: conjunto de valores e princípios, normas morais, direitos, deveres e sanções, orientador do comportamento individual dos profissionais, dirigido à regulamentação de suas relações éticas com as entidades da categoria profissional. II- A ética profissional é isenta dos processos de alienação. Pode, favorecida por condições sociais e diante de motivações coletivas, ser direcionada a uma intervenção consciente realizadora de direitos, necessidades e valores que respondam às necessidades dos usuários. III- Historicamente, desde a sua origem, o Serviço Social se configura como uma profissão fortemente influenciada pelo conservadorismo moral e político. IV- O que dá materialidade e organicidade à consciência ética dos profissionais é o pertencimento a um projeto profissional que possa responder aos seus ideais, projeções profissionais e societários, enquanto profissionais, cidadãos e categorias organizadas. V- A Ética profissional é uma dimensão específica do Serviço Social, suas determinações são medidas pelo conjunto de necessidades e possibilidades, de demandas e respostas que legitimam a profissão na divisão social do trabalho da sociedade capitalista, marcando a sua origem e sua trajetória histórica.

Assinale a única afirmativa correta.

A promessa da tecnologia moderna se converteu em uma ameaça, ou esta se associou àquela de forma indissolúvel. Ela vai além da constatação da ameaça

física. Concebida para a felicidade humana, a submissão da natureza, na sobremedida de seu sucesso, que agora se estende à própria natureza do homem,

conduziu

ao maior desafio já posto ao ser humano pela sua própria ação. O novo continente da práxis coletiva que adentramos com a alta tecnologia ainda constitui,

para a teoria ética, uma terra de ninguém.

JONAS, H. O princípio da responsabilidade. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora PUC-Rio, 2011 (adaptado).

As implicações éticas da articulação apresentada no texto impulsionam a necessidade de construção de um novo padrão de comportamento, cujo objetivo consiste

em garantir o(a)

Ninguém delibera sobre coisas que não podem

ser de outro modo, nem sobre as que lhe é impossível

fazer. Por conseguinte, como o conhecimento científico

envolve demonstração, mas não há demonstração de

coisas cujos primeiros princípios são variáveis (pois todas

elas poderiam ser diferentemente), e como é impossível

deliberar sobre coisas que são por necessidade, a

sabedoria prática não pode ser ciência, nem arte: nem

ciência, porque aquilo que se pode fazer é capaz de

ser diferentemente, nem arte, porque o agir e o produzir

são duas espécies diferentes de coisa. Resta, pois,

a alternativa de ser ela uma capacidade verdadeira e

raciocinada de agir com respeito às coisas que são boas

ou más para o homem.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

Aristóteles considera a ética como pertencente ao campo

do saber prático. Nesse sentido, ela difere-se dos outros

saberes porque é caracterizada como

Arrependimentos terminais

Em Antes de partir, uma cuidadora especializada em

doentes terminais fala do que eles mais se arrependem

na hora de morrer. “Não deveria ter trabalhado tanto", diz

um dos pacientes. "Desejaria ter ficado em contato com

meus amigos", lembra outro. “Desejaria ter coragem de

expressar meus sentimentos." “Não deveria ter levado a

vida baseando-me no que esperavam de mim", diz um

terceiro. Há cem anos ou cinquenta, quem sabe, sem

dúvida seriam outros os arrependimentos terminais.

“Gostaria de ter sido mais útil à minha pátria." “Deveria

ter sido mais obediente a Deus." “Gostaria de ter deixado

mais patrimônio aos meus descendentes."

COELHO, M. Folha de São Paulo, 2 jan. 2013.

O texto compara hipoteticamente dois padrões morais

que divergem por se basearem respectivamente em

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