O termo Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) foi cunhado por Louis Davis, na década de 1970, quando desenvolvia um projeto sobre desenho de cargos. A QVT tem sido utilizada como indicador das experiências humanas no local de trabalho. O conceito de QVT implica profundo respeito pelas pessoas e envolve vários fatores como, EXCETO:
No que se refere à gestão de pessoas, julgue o item.
Em termos de gestão de pessoas, o equilíbrio organizacional ocorre quando as contribuições dadas pelos colaboradores são compatíveis, em quantidade e em qualidade, com as respectivas recompensas ofertadas pela organização.
Quanto à gestão de pessoas, julgue o item.
Desenvolver e elevar a qualidade de vida no trabalho e proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas são objetivos da gestão de pessoas.
A rotatividade de pessoal está relacionada à dinâmica da flutuação de pessoal entre a organização e seu ambiente, e é caracterizada pelo volume de desligamento de funcionários e a contratação de novos para substituí-los. Em um mercado de trabalho competitivo e em regime de oferta intensa de mão de obra, ocorre a condição de:
Assinale a alternativa que apresenta uma dica de boa postura profissional.
Com relação à gestão de pessoas, à gestão de qualidade, à gestão de projetos e à gestão de processos, julgue o item. O gerente de projetos não deve participar das negociações a respeito do contrato de projeto sob sua responsabilidade, deixando a negociação para o setor jurídico da empresa.
Com relação à gestão de pessoas, à gestão de qualidade, à gestão de projetos e à gestão de processos, julgue o item. Determinada empresa pode ter o sistema ISO 9000 implantado e funcionando, sem ter o correspondente certificado.
Em busca de qualidade de vida no trabalho, quando o gestor projeta um cargo, ele deve levar em consideração os fatores que o cercam.
Sendo assim, o gestor que, ao projetar um cargo, pensa a respeito da expectativa social, das habilidades e da disponibilidade potencial de empregados estará tratando, especificamente, de fatores
Julgue o item subsequente, relativo a qualidade de vida no trabalho.
Reconhecimento, responsabilidade e desenvolvimento profissional são fatores motivacionais que elevam a qualidade de vida no trabalho.
Julgue o item subsequente, relativo a qualidade de vida no trabalho.
Na implementação de programas de qualidade, não se podem descartar o papel da cultura e a mentalidade da organização.
Caso hipotético para responder à questão.
Suponha que determinada servidora pública do Poder Executivo federal há mais de 20 anos, bem remunerada e prestigiada pelos respectivos pares, encontra-se enfadada com o trabalho realizado no dia a dia.
A situação no trabalho da servidora pública já não estava boa, apesar de ela reconhecer todos os pontos positivos do próprio emprego. Porém, infelizmente, o convívio familiar estava se deteriorando rapidamente por meio de brigas e discussões sem sentido. Diante disso, após uma reflexão, ela decidiu procurar ajuda de especialistas. Com relação a esse cenário hipotético, assinale a alternativa correspondente a uma das inteligências relacionadas por Gardner, muito importante para o trabalho em equipe, e que representa uma característica da servidora.
Julgue o item subsequente, relativos a qualidade de vida no trabalho.
A conciliação dos interesses dos indivíduos e das organizações gera conflitos e reduz a produtividade da empresa.
Você é um gerente em uma área da empresa na qual um funcionário se apresenta com um diagnóstico de estresse. Esse empregado vai requerer de você uma atenção específica.
Nesse caso, segundo o que preconizam normas gerais para higiene, segurança e qualidade de vida, você então
Com referência à gestão de pessoas em uma organização, julgue o item seguinte.
A expectativa do indivíduo sobre a sua habilidade em desempenhar uma tarefa com sucesso é uma importante fonte de motivação no trabalho.
Com referência à gestão de pessoas em uma organização, julgue o item seguinte.
Todas as modalidades de recompensas e punições são legítimas, caso se fundamentem no estímulo aos esforços individuais em prol dos objetivos organizacionais.