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Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito , quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano.


EPICURO DE SAMOS. Doutrinas principais. In: SANSON, V. F. Textos de filosofia.


Rio de Janeiro. Eduff, 1974.


No fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim:

E importante não confundir moralidade — certo e errado — com lei. E claro que a moralidade e a lei muitas vezes coincidem. Por exemplo,

roubar e matar e moralmente errado. Também é contra a lei. Mas a moralidade e a lei não precisam coincidir.

LAW, S. Os arquivos filosóficos. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Quando ha discordância entre moralidade e legalidade na sociedade, ocorre a exist8ncia de

Uma norma só deve pretender validez quando todos os que possam ser concernidos por ela cheguem (ou possam chegar), enquanto participantes de um discurso prático, a um acordo quanto à validade dessa norma.



Segundo Habermas, a validez de uma norma deve ser estabelecida pelo (a)

Conforme o Código de Ética dos Servidores Civis do Estado do Espírito Santo, Decreto nº 1.595-R/2005, os elementos: interesse público, integridade, imparcialidade, transparência, honestidade, responsabilidade, respeito e competência, constituem:

A felicidade é, portanto, a melhor, a mais nobre e a mais aprazível coisa do mundo, e esses atributos não devem estar separados como na inscrição existente em Delfos “das coisas, a mais nobre é a mais justa, e a melhor é a saúde; porém o mais doce é ter o que amamos”. Todos estes atributos estão presentes nas mais excelentes atividades, e entre essas a melhor, nós a identificamos como felicidade.
ARISTÓTELES. A Política. São Paulo: Cia. Das Letras, 2010.



Ao reconhecer na felicidade a reunião dos mais excelentes atributos, Aristóteles a identifica como

Verifique se as afirmações abaixo são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) e em seguida informe a seqüência correta:
I. ( ) O Serviço Social é uma profissão que está inserida na divisão social e técnica do trabalho e tem como matéria-prima a questão social e suas diferentes manifestações.
II. ( ) A questão social, por sua vez, pode ser compreendida e pensada como o conflito gerado entre o capital e o social, entre os sujeitos que possuem os meios de produção e os despossuídos do mesmo, bem como as desigualdades sociais em suas múltiplas expressões sociais.
III. ( ) A questão social, hoje, coloca-se basicamente a partir da produção e distribuição de riquezas, ou seja, das desigualdades sociais geradas pela má distribuição da renda entre os sujeitos.
IV. ( ) Para poder intervir na questão social, os profissionais do Serviço Social têm como princípio e compromisso ético-político, que consta no Código de Ética dos Assistentes Sociais (1993., a ampliação e consolidação da cidadania, que deve ser considerada tarefa primordial de toda a sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis, sociais e políticos das classes trabalhadoras.
V. ( ) A cidadania, segundo Shons (1999., é vista como exercícios de direitos do homem legitimados pelo Estado.
A sequência correta das afirmações acima é:

Com a revisão do Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1986, na elaboração do novo Código de 1993 foi necessário:

Nasce daqui uma : se vale mais ser amado que temido ou temido que amado. Responde-se que ambas as coisas seriam de desejar; mas porque é difícil juntá-las, é muito mais seguro ser temido que amado, quando haja de faltar uma das duas. Porque dos homens se pode dizer, duma maneira geral, que são ingratos, volúveis, simuladores, covardes e ávidos de lucro, e enquanto lhes fazes bem são inteiramente teus, oferecem-te o sangue, os bens, a vida e os filhos, quando, como acima disse, o perigo está longe; mas quando ele chega, revoltam-se.
MAQUIAVEL, N. O príncipe. Rio de Janeiro: Bertrand, 1991.



A partir da análise histórica do comportamento humano em suas relações sociais e políticas, Maquiavel define o homem como um ser

O termo injusto se aplica tanto às pessoas que

infringem a lei quanto às pessoas ambiciosas (no sentido

de quererem mais do que aquilo a que têm direito)

e iníquas, de tal forma que as cumpridoras da lei e as

pessoas corretas serão justas. O justo, então, é aquilo

conforme à lei e o injusto é o ilegal e iníquo.

ARISTÓTELES. Ética à Nicômaco. São Paulo: Nova Cultural: 1996 (adaptado).

Segundo Aristóteles, pode–se reconhecer uma ação justa

quando ela observa o

Pode–se viver sem ciência, pode–se adotar

crenças sem querer justificá–las racionalmente, podese

desprezar as evidências empíricas. No entanto,

depois de Platão e Aristóteles, nenhum homem honesto

pode ignorar que uma outra atitude intelectual foi

experimentada, a de adotar crenças com base em

razões e evidências e questionar tudo o mais a fim de

descobrir seu sentido último.

ZINGANO, M. Platão e Aristóteles: o fascínio da filosofia. São Paulo: Odysseus, 2002.

Platão e Aristóteles marcaram profundamente a formação

do pensamento Ocidental. No texto, é ressaltado

importante aspecto filosófico de ambos os autores que,

em linhas gerais, refere–se à

Mirem–se no exemplo

Daquelas mulheres de Atenas

Vivem pros seus maridos

Orgulho e raça de Atenas.

BUARQUE, C.; BOAL, A. Mulheres de Atenas. In: Meus caros Amigos, 1976. Disponível

em: http://letras.terra.com.br. Acesso em: 4 dez. 2011 (fragmento).

Os versos da composição remetem à condição das

mulheres na Grécia antiga, caracterizada, naquela

época, em razão de

Cotidianamente, os trabalhadores do campo da assistência social vêm se deparando com situações de violação de direitos, identificadas durante os atendimentos decorrentes do exercício profissional, e que se configuram como informações sigilosas. Por vezes, nessas situações, esses profissionais são convocados em juízo a depor na qualidade de testemunha. O Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais classifica essa ação como:

Marque o procedimento incorreto, que caracteriza violação de correspondência (ato ilegal) para o trabalho do(a ) recepcionista.

Quanto à deliberação, deliberam as pessoas sobre tudo? São todas as coisas objetos de possíveis deliberações?

Ou será a deliberação impossível no que tange a algumas coisas? Ninguém delibera sobre coisas eternas e imutáveis,

tais como a ordem do universo; tampouco sobre coisas mutáveis como os fenômenos dos solstícios e o nascer do sol,

pois nenhuma delas pode ser produzida por nossa ação.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Edipro, 2007 (adaptado).

O conceito de deliberação tratado por Aristóteles é importante para entender a dimensão da responsabilidade humana.

A partir do texto, considera–se que é possível ao homem deliberar sobre

O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictídia de Lima Barreto).



FRAGA, P. Ninguém é inocente. Folha de S. Paulo. 4 out. 2009 (adaptado).



O distanciamento entre “reconhecer" e “cumprir" efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são

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