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Ao observarmos as aulas de Educação Infantil é possível encontrar uma boa parte escolas que ainda não disponibilizam aos educando aulas recreativas, com atividades que valorizem o desenvolvimento psicomotor, o equilíbrio “[...]. Para Rousseau (1712-1771), recreação é a liberdade total da criança. [...] O aluno deve ser educado por, e para a liberdade. É preciso que saltem, corram, gritem quando tiver vontade” (Portal Educação). Sobre este assunto, assinale a alternativa incorreta.

No trabalho com crianças de zero a três anos, conforme o Referencial curricular nacional para a educação infantil (1998), a prática educativa deve se organizar de forma a garantir oportunidades para que as crianças desenvolvam, entre outras, a capacidade de
 

Leia as afirmativas a seguir:

I. É dever do profissional que atua na Educação Infantil desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo ou função de que seja titular.

II. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente o acesso ao Ensino Fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.

Marque a alternativa CORRETA:

Como exposto na BNCC, na Educação Infantil, as aprendizagens essenciais compreendem tanto comportamentos, habilidades e conhecimentos quanto vivências que promovem aprendizagem e desenvolvimento nos diversos campos de experiências.

Em relação aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para bebês (0 a 1 ano e 6 meses), é correto afirmar que se tem, como objetivo de aprendizagem e desenvolvimento,

Segundo Sasseron e Carvalho, há “uma preocupação crescente, ao longo dos anos, em colocar a alfabetização científica como objetivo central do ensino de ciências em toda a formação básica”.

(SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica.

Investigaçõ es em Ensino de Ciências (Online), v. 16, p. 59-77, 2011.)

 

Tendo em vista que, nesse contexto, as autoras destacam diversas habilidades necessárias para que uma pessoa seja classificada como alfabetizada cientificamente, considere as habilidades a seguir.

  1. Utilizar os conceitos científicos e ser capaz de integrar valores e tomar decisões responsáveis no dia a dia.
  2. Reconhecer a origem da ciência e compreender a estabilidade do saber científico.
  3. Reconhecer os limites da utilidade das ciências e das tecnologias para o progresso do bem-estar humano.

Apresentam habilidades necessárias para que uma pessoa seja classificada como alfabetizada cientificamente

Para alcançar o pleno e integral desenvolvimento da criança, o professor de educação infantil não pode se esquecer de valorizar as atividades físicas, utilizando como referência principalmente a ludicidade e a brincadeira. Assim procedendo, estará fomentando:

O Referencial curricular nacional para a educação infantil (1998) apresenta importantes observações sobre o movimento corporal das crianças no cotidiano das creches, pré-escolas e instituições afins. Conforme esse documento, a julgar pelo papel que os gestos e as posturas desempenham junto à percepção e à representação, conclui-se que

Ao utilizar de modo metafórico a forma lúdica (objeto suporte de brincadeira) para estimular a construção do conhecimento, o brinquedo educativo conquistou espaço definitivo na educação infantil. Conforme Kishimoto et alii (2009), a utilização do jogo potencializa a exploração e a construção do conhecimento, por contar com a motivação interna, típica do lúdico, mas o trabalho pedagógico requer a oferta de estímulos externos e a influência de parceiros, bem como a

Uma criança pequena, que ainda não domina a língua falada, consegue resolver problemas cotidianos como, por exemplo, contornar um obstáculo para pegar um objeto do seu interesse. Segundo Vygotsky, isso acontece porque:

Quanto à transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, assinale a alternativa correta.

Por meio do brinquedo, a criança tem oportunidade de se desenvolver. Aquela que tiver poucas oportunidades lúdicas apresentará dificuldades na idade adulta. Brincando, a criança penetra e interioriza o mundo adulto. Nesse sentido, a multiplicidade de formas e materiais induz a criança a desenvolver certos aspectos. Sobre estes, assinale a alternativa incorreta.

Há inúmeras atividades de artes para educação infantil e o uso da tinta guache permeia esse cenário. A tinta guache é um dos materiais mais versáteis para se trabalhar em sala de aula. Isto se vê reforçado pelo fato da criança, nesta fase, ter pouco domínio da(o)_____. Usando os dedos para pintar ela consegue fazer artes mais reais, além de também se divertir. Existe a versão para a pintura com os dedos e, também, com o uso do pincel. O importante é trabalhar com as duas formas em sala de aula e observar qual a criança lida melhor. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Um estabelecimento de ensino tem que ter como foco a criança e como opção pedagógica ofertar uma experiência de infância potente, diversificada, qualificada, aprofundada, complexificada, sistematizada, na qual a qualidade seja discutida e socialmente partilhada, ou seja, ser uma instituição aberta à família e à sociedade. Nessa perspectiva, é possível reivindicar certas funções básicas e indissociáveis para as creches e pré-escolas (MEC/2009). Sobre estas, analise as afirmativas abaixo.

I. Uma função social, que consiste em acolher, para educar e cuidar, crianças compartilhando com as famílias o processo de formação e constituição da criança pequena em sua integralidade.

II. A função política de contribuir para que meninos e meninas usufruam de seus direitos sociais e políticos e exerçam seu direito de participação, tendo em vista a sua formação na cidadania.

III. A função pedagógica de ser um lugar privilegiado de convivência e ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas entre crianças e adultos.

Assinale a alternativa correta.

A Educação Infantil é uma etapa importante para o pleno desenvolvimento da criança, com forte impacto sobre a constituição de sua identidade e das características que forjarão seu cotidiano na fase adulta. Assim, o profissional que atua nessa fase da escolarização precisa contemplar essa faixa etária de maneira especial, tendo cautela na preparação das atividades semanais, uma vez que:

O trabalho de projetos está presente em muitas recomendações da pedagogia que defendem ações inovadoras na educação e, em especial, na educação da infância. Segundo Formosinho et alii (2007), em uma perspectiva construtiva do trabalho de projetos,

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