Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 184 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Quanto menores forem as crianças, mais suas representações e noções sobre o mundo estão diretamente associadas aos:

Os Referenciais Curriculares Nacionais para educação infantil foram idealizados de modo a servir:

Maria tem um filho de 3 anos e está pensando sobre o processo de escolarização de seu filho para o ano que vem, quando ele já estará com 4 anos.

De acordo com a legislação vigente, ela deverá matriculá-lo:

Ana é cuidadora em uma creche e está com uma ferida na mão direita. Nesse caso, tanto para sua proteção como para a proteção das crianças, recomenda-se:

Emilia Ferreiro, importante e conhecida estudiosa da Educação, caracteriza os níveis de desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização da criança, conforme categorização apresentada abaixo. Seus estudos se inserem em um conjunto de teorias chamado de “Psicogênese da língua escrita". Quanto aos níveis de desenvolvimento da escrita durante o processo de alfabetização, preencha as lacunas relacionando a elas os itens a seguir.

(1) Nível Pré-Silábico

(2) Nível Silábico

(3) Nível Silábico-Alfabético

(4) Nível Alfabético

( ) A criança começa a identificar as partes da palavra, estabelecendo relações com a sonoridade dessas partes. A criança faz corresponder uma grafia a cada parte.

( ) Caracteriza-se pela correspondência entre fonemas e grafias. Geralmente as crianças já conseguem ler e expressar graficamente o que pensam ou falam.

( ) Fase gráfica primitiva – símbolos e pseudoletras, misturadas com letras e números. As crianças escrevem letras, bolinhas e números, como se soubessem escrever, sem uma preocupação com as propriedades sonoras da escrita.

( ) Nesse nível existem duas formas de correspondência entre sons e grafia. A criança costuma usar somente as vogais, porque combina com uma porção de palavras, mas para ela, em uma palavra, não pode repetir a mesma letra duas ou mais vezes numa escrita, pois assim o resultado será algo “não legível".

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

O desenvolvimento infantil é um processo global, isto é, um processo que engloba todas as habilidades de uma criança. Este processo envolve aprender e dominar habilidades como sentar, andar, falar, pular, amarrar sapatos, fazer amigos, se comunicar, entre outras. Oferecer oportunidades para as crianças de ambos os sexos participarem em todas as atividades de aprendizado é:

Leia as afirmativas que se referem ao trabalho pedagógico desenvolvido na Educação Infantil: I- A Educação Infantil tem fim precípuo na alfabetização, na construção do conhecimento e no desenvolvimento das potencialidades dos alunos. II- A Educação Infantil considera e respeita as individualidades, aposta na coletividade, no desenvolvimento crítico e cidadão de cada um. III- A Educação Infantil busca o desenvolvimento da autonomia, da linguagem, da socialização com o ambiente escolar, da coletividade e do conhecimento. IV- A Educação Infantil busca de forma lúdica e participativa possibilitar que os alunos adquiram os conhecimentos mínimos necessários para frequentarem o primeiro ano do Ensino Fundamental. Para tanto este período tem fins preparatórios para o ano subsequente. Assinale a alternativa que possui a resposta INCORRETA:

Analise o caso a seguir.

Visando favorecer o processo de adaptação da criança na creche, a educadora Laura, desde o primeiro dia, procura separar a criança dos pais ou responsáveis dizendo a eles que o choro é normal e que ela sabe cuidar das crianças.

Diante da situação apresentada, é correto afirmar que a educadora Laura está

Dominar o sistema de escrita do português do Brasil não é uma tarefa tão simples. Trata-se de um processo de construção de habilidades e capacidades de análise e de transcodificação linguística. Um dos fatos que frequentemente se esquece é que estamos tratando de uma nova forma ou modo (gráfico) de representar o português do Brasil, ou seja, estamos tratando de uma língua com suas variedades de fala regionais, sociais, com seus alofones, e não de fonemas neutralizados e despidos de sua vida na língua falada local. De certa maneira, é:

A satisfação de muitas crianças é realizar algumas atividades. Se quiser que uma criança realize algo que ela já realizou, o professor e seu auxiliar devem:

Sabemos que o brincar é uma importante atividade para o desenvolvimento da autonomia, da identidade e de algumas capacidades. Na brincadeira de faz de conta, a criança socializa, interage, utiliza e experimenta regras e papéis sociais. Nesse sentido, podemos dizer que

Contemplar o cuidado na esfera da instituição da educação infantil significa compreendê-lo como parte integrante do processo de?

O educador deve considerar como ponto de partida para sua ação educativa:

No trabalho cotidiano com as crianças, é importante dar a elas o espaço para desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão.

Para isso, recomenda-se:

Assinale a alternativa correta, referente ao Brincar na Educação Infantil:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282