Os primeiros anos de vida da criança são repletos de descobertas e criatividade e as atividades de artes para educação infantil favorecem o desenvolvimento nestes e, em outros aspectos. Sendo assim, escolas contemporâneas trabalham muito mais com atividades artísticas do que com atividades decorativas envolvendo números e nomes. Sobre a perspectiva descrita no enunciado, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Tais atividades ajudam a melhorar a coordenação motora e são uma forma excelente de exercer o conhecimento sobre cores e objetos, e habilidades podem ser percebidas nesse cenário, como por exemplo, a pintura.
( ) Crianças pequenas querem colorir seu universo, como o veem e mostrar suas preferências em cores e desenhos quando não podem em palavras ainda.
( ) O pedagogo alemão Friedrich Fröebel foi muito importante para o contexto descrito, e embora não tenha defendido as atividades artísticas em sala de aula, ele incentivou o uso do brinquedo para estimular o aprendizado das crianças.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo
O modo como os estabelecimentos de educação infantil são organizados já demonstram o quanto foram pensados para, além de propiciarem às crianças espaços para as aprendizagens, realizar, em um espaço público e de vida coletiva, ações para o cuidado e a educação das crianças que sempre foram consideradas como da vida privada: a alimentação, a higiene e o repouso (MEC/2009). Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.
No momento em que a educação infantil passou a ser considerada a primeira etapa da Educação Básica, integrando-se aos sistemas, foi necessário interrogar e pensar sua especificidade. Para demarcar sua identidade, seu lugar nas políticas públicas e na Educação Básica brasileira, e para retirar a creche da assistência social e a pré-escola da preparação para o ensino fundamental, foi necessário sublinhar e insistir na indissociabilidade do educar/cuidar. Sobre o cuidar, analise as afirmativas abaixo.
I. O ato de cuidar se restringe aos processos ligados à proteção e ao atendimento das necessidades físicas de alimentação, repouso, higiene, conforto e prevenção da dor.
II. Cuidar não exige colocar-se em escuta às necessidades, aos desejos e inquietações, tampouco supõe encorajar ações no coletivo, apoiando à criança em seus devaneios e desafios.
III. O cuidar requer interpretação do sentido singular de suas conquistas no grupo, implica também aceitar a lógica das crianças em suas opções e tentativas de explorar movimentos no mundo.
Assinale a alternativa correta.
Quanto menores forem as crianças, mais suas representações e noções sobre o mundo estão diretamente associadas aos:
Os Referenciais Curriculares Nacionais para educação infantil foram idealizados de modo a servir:
Maria tem um filho de 3 anos e está pensando sobre o processo de escolarização de seu filho para o ano que vem, quando ele já estará com 4 anos.
De acordo com a legislação vigente, ela deverá matriculá-lo:
Ana é cuidadora em uma creche e está com uma ferida na mão direita. Nesse caso, tanto para sua proteção como para a proteção das crianças, recomenda-se:
Emilia Ferreiro, importante e conhecida estudiosa da Educação, caracteriza os níveis de desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização da criança, conforme categorização apresentada abaixo. Seus estudos se inserem em um conjunto de teorias chamado de “Psicogênese da língua escrita". Quanto aos níveis de desenvolvimento da escrita durante o processo de alfabetização, preencha as lacunas relacionando a elas os itens a seguir.
(1) Nível Pré-Silábico
(2) Nível Silábico
(3) Nível Silábico-Alfabético
(4) Nível Alfabético
( ) A criança começa a identificar as partes da palavra, estabelecendo relações com a sonoridade dessas partes. A criança faz corresponder uma grafia a cada parte.
( ) Caracteriza-se pela correspondência entre fonemas e grafias. Geralmente as crianças já conseguem ler e expressar graficamente o que pensam ou falam.
( ) Fase gráfica primitiva – símbolos e pseudoletras, misturadas com letras e números. As crianças escrevem letras, bolinhas e números, como se soubessem escrever, sem uma preocupação com as propriedades sonoras da escrita.
( ) Nesse nível existem duas formas de correspondência entre sons e grafia. A criança costuma usar somente as vogais, porque combina com uma porção de palavras, mas para ela, em uma palavra, não pode repetir a mesma letra duas ou mais vezes numa escrita, pois assim o resultado será algo “não legível".
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
O desenvolvimento infantil é um processo global, isto é, um processo que engloba todas as habilidades de uma criança. Este processo envolve aprender e dominar habilidades como sentar, andar, falar, pular, amarrar sapatos, fazer amigos, se comunicar, entre outras. Oferecer oportunidades para as crianças de ambos os sexos participarem em todas as atividades de aprendizado é:
Leia as afirmativas que se referem ao trabalho pedagógico desenvolvido na Educação Infantil: I- A Educação Infantil tem fim precípuo na alfabetização, na construção do conhecimento e no desenvolvimento das potencialidades dos alunos. II- A Educação Infantil considera e respeita as individualidades, aposta na coletividade, no desenvolvimento crítico e cidadão de cada um. III- A Educação Infantil busca o desenvolvimento da autonomia, da linguagem, da socialização com o ambiente escolar, da coletividade e do conhecimento. IV- A Educação Infantil busca de forma lúdica e participativa possibilitar que os alunos adquiram os conhecimentos mínimos necessários para frequentarem o primeiro ano do Ensino Fundamental. Para tanto este período tem fins preparatórios para o ano subsequente. Assinale a alternativa que possui a resposta INCORRETA:
Analise o caso a seguir.
Visando favorecer o processo de adaptação da criança na creche, a educadora Laura, desde o primeiro dia, procura separar a criança dos pais ou responsáveis dizendo a eles que o choro é normal e que ela sabe cuidar das crianças.
Diante da situação apresentada, é correto afirmar que a educadora Laura está
Dominar o sistema de escrita do português do Brasil não é uma tarefa tão simples. Trata-se de um processo de construção de habilidades e capacidades de análise e de transcodificação linguística. Um dos fatos que frequentemente se esquece é que estamos tratando de uma nova forma ou modo (gráfico) de representar o português do Brasil, ou seja, estamos tratando de uma língua com suas variedades de fala regionais, sociais, com seus alofones, e não de fonemas neutralizados e despidos de sua vida na língua falada local. De certa maneira, é:
A satisfação de muitas crianças é realizar algumas atividades. Se quiser que uma criança realize algo que ela já realizou, o professor e seu auxiliar devem: