Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 189 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Trabalhando em grupo com as crianças em sala de aula, Dizer “obrigado” a criança ou sorrir para ela porque ela realizou a atividade corretamente solicitada é:

As atividades propostas e a organização de materiais e espaços nas instituições de educação infantil deverão assegurar, exceto:

Maria, assistente cuidadora em uma creche pública, percebe algo errado com João, um bebê de 9 (nove) meses, que apresenta sinais de asfixia: está pálido, agitado, com lábios cianóticos (arroxeados) e não respira normalmente. Uma criança maior relatou que, segundos antes, o bebê havia colocado algo na boca. Nesse caso, a cuidadora, suspeitando de obstrução das vias aéreas, deve:

Analise o caso a seguir.

Luiza é monitora de uma creche e, frequentemente, ela propicia o faz de conta entre as crianças.

Sobre a ação da monitora Luiza é correto afirmar que está

Tentar definir o jogo não é tarefa fácil. Quando se diz a palavra ‘’jogo’’ cada um pode entendê-Ia de modo diferente. A variedade de fenômenos considerados como jogo mostra a complexidade da tarefa de defini-lo. A dificuldade aumenta quando se percebe que um mesmo comportamento pode ser visto como jogo ou não-jogo. Se para um observador externo a ação da criança indígena, que se diverte atirando com arco e flecha em pequenos animais, é uma brincadeira, para a comunidade indígena nada mais é que uma forma de preparo para a arte da caça necessária à subsistência da tribo. Sobre a definição de jogo, assinale a alternativa CORRETA.

Dentre as atividades educativas que fazem parte do cotidiano da unidade de EI o inspetor de creche Davi costuma regar a horta escolar, com as crianças. Esta é uma ação formativa que deve:

A educação infantil, ensino funamental e ensino médio reprentam qual nível da educação brasileira?

Analise o trecho e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:

O Eixo da Análise Linguística/Semiótica envolve os procedimentos e estratégias (meta) cognitivas de análise e avaliação consciente, durante os processos de leitura e de produção de textos (orais, escritos e multissemióticos), das _____ dos textos, responsáveis por seus efeitos de sentido, seja no que se refere às formas de composição dos textos, determinadas pelos gêneros (orais, escritos e multissemióticos) e pela situação de produção, seja no que se refere aos estilos adotados nos textos, com forte impacto nos efeitos de _____. Assim, no que diz respeito à linguagem verbal oral e escrita, as formas de composição dos textos dizem respeito à coesão, coerência e organização da _____ temática dos textos, influenciadas pela organização típica (forma de composição) do gênero em questão.

É preciso ter em mente que o processo de ortografização em sua completude:

Uma criança de 5 (cinco) anos apresentou sangramento nasal espontâneo moderado. Nesse caso, uma das ações imediatas deve ser:

Assinale a alternativa CORRETA que se relaciona à relação professor e aluno na Educação Infantil:

Dizemos que a organização do espaço pedagógico na Educação Infantil é palco de intensas discussões e estudos entre profissionais da área. Leia as alternativas e marque ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as alternativas falsas: ( ) A preocupação com a organização do espaço deve se referir exclusivamente ao espaço da sala de aula. Torna-se desnecessária a preocupação por parte do professor com outros ambientes. ( ) É na Educação Infantil que as crianças internalizam o uso de regras, há um momento adequado para estudar ou brincar. A definição é dada pelo professor e a criança precisa compreender esta metodologia. ( ) Os alunos devem participar no momento de organização de jogos e brinquedos. Arrumar, separar e guardar é importante para o desenvolvimento do sentimento de pertencimento e autonomia bem como da ampliação do senso de organização do espaço. ( ) Jogos, brinquedos e materiais devem estar acessíveis às crianças, visto que ter autonomia na escolha e utilização amplia a responsabilidade delas com o cuidado e organização dos mesmos. A alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:

Naturalmente em toda escola há crianças agitadas. Para certificar a saúde de uma criança é só observar como ela se comporta. E geralmente a grande maioria das crianças saudáveis são agitadas, alegres, interessadas em conhecer o novo ambiente em que estão. A diferença entre criança hiperativa de criança ativa é:

Augusto Comte definiu: o termo como o conjunto de disposições individuais e coletivas que fazem com que os seres humanos se dediquem uns aos outros. A criança que atua com intenção generosa de fazer outra pessoa sentir-se bem ou feliz tem comportamento:

A percepção dos componentes da paisagem local e de outras paisagens pode se ampliar na medida em que as crianças aprendem a:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282