Trabalhando em grupo com as crianças em sala de aula, Dizer “obrigado” a criança ou sorrir para ela porque ela realizou a atividade corretamente solicitada é:
As atividades propostas e a organização de materiais e espaços nas instituições de educação infantil deverão assegurar, exceto:
Maria, assistente cuidadora em uma creche pública, percebe algo errado com João, um bebê de 9 (nove) meses, que apresenta sinais de asfixia: está pálido, agitado, com lábios cianóticos (arroxeados) e não respira normalmente. Uma criança maior relatou que, segundos antes, o bebê havia colocado algo na boca. Nesse caso, a cuidadora, suspeitando de obstrução das vias aéreas, deve:
Analise o caso a seguir.
Luiza é monitora de uma creche e, frequentemente, ela propicia o faz de conta entre as crianças.
Sobre a ação da monitora Luiza é correto afirmar que está
Tentar definir o jogo não é tarefa fácil. Quando se diz a palavra ‘’jogo’’ cada um pode entendê-Ia de modo diferente. A variedade de fenômenos considerados como jogo mostra a complexidade da tarefa de defini-lo. A dificuldade aumenta quando se percebe que um mesmo comportamento pode ser visto como jogo ou não-jogo. Se para um observador externo a ação da criança indígena, que se diverte atirando com arco e flecha em pequenos animais, é uma brincadeira, para a comunidade indígena nada mais é que uma forma de preparo para a arte da caça necessária à subsistência da tribo. Sobre a definição de jogo, assinale a alternativa CORRETA.
Dentre as atividades educativas que fazem parte do cotidiano da unidade de EI o inspetor de creche Davi costuma regar a horta escolar, com as crianças. Esta é uma ação formativa que deve:
A educação infantil, ensino funamental e ensino médio reprentam qual nível da educação brasileira?
Analise o trecho e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:
O Eixo da Análise Linguística/Semiótica envolve os procedimentos e estratégias (meta) cognitivas de análise e avaliação consciente, durante os processos de leitura e de produção de textos (orais, escritos e multissemióticos), das _____ dos textos, responsáveis por seus efeitos de sentido, seja no que se refere às formas de composição dos textos, determinadas pelos gêneros (orais, escritos e multissemióticos) e pela situação de produção, seja no que se refere aos estilos adotados nos textos, com forte impacto nos efeitos de _____. Assim, no que diz respeito à linguagem verbal oral e escrita, as formas de composição dos textos dizem respeito à coesão, coerência e organização da _____ temática dos textos, influenciadas pela organização típica (forma de composição) do gênero em questão.
É preciso ter em mente que o processo de ortografização em sua completude:
Uma criança de 5 (cinco) anos apresentou sangramento nasal espontâneo moderado. Nesse caso, uma das ações imediatas deve ser:
Assinale a alternativa CORRETA que se relaciona à relação professor e aluno na Educação Infantil:
Dizemos que a organização do espaço pedagógico na Educação Infantil é palco de intensas discussões e estudos entre profissionais da área. Leia as alternativas e marque ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as alternativas falsas: ( ) A preocupação com a organização do espaço deve se referir exclusivamente ao espaço da sala de aula. Torna-se desnecessária a preocupação por parte do professor com outros ambientes. ( ) É na Educação Infantil que as crianças internalizam o uso de regras, há um momento adequado para estudar ou brincar. A definição é dada pelo professor e a criança precisa compreender esta metodologia. ( ) Os alunos devem participar no momento de organização de jogos e brinquedos. Arrumar, separar e guardar é importante para o desenvolvimento do sentimento de pertencimento e autonomia bem como da ampliação do senso de organização do espaço. ( ) Jogos, brinquedos e materiais devem estar acessíveis às crianças, visto que ter autonomia na escolha e utilização amplia a responsabilidade delas com o cuidado e organização dos mesmos. A alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:
Naturalmente em toda escola há crianças agitadas. Para certificar a saúde de uma criança é só observar como ela se comporta. E geralmente a grande maioria das crianças saudáveis são agitadas, alegres, interessadas em conhecer o novo ambiente em que estão. A diferença entre criança hiperativa de criança ativa é:
Augusto Comte definiu: o termo como o conjunto de disposições individuais e coletivas que fazem com que os seres humanos se dediquem uns aos outros. A criança que atua com intenção generosa de fazer outra pessoa sentir-se bem ou feliz tem comportamento:
A percepção dos componentes da paisagem local e de outras paisagens pode se ampliar na medida em que as crianças aprendem a: