No que se refere ao documento “Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais da Criança”, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Os adultos não propõem brincadeiras às crianças.
II – A rotina das creches é inflexível.
III – As meninas podem participar de jogos como correr e pular, por exemplo.
No que se refere ao documento “Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais da Criança”, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Deve-se manter contato com a família quando uma criança está doente e não pode comparecer à escola.
II – Acompanha-se o crescimento e o desenvolvimento físico das crianças.
III – O cuidado com a higiene impede a criança de brincar e se divertir.
No que se refere ao documento “Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais da Criança”, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – O lixo das crianças é recolhido semanalmente.
II – A programação da saúde dá especial atenção à comunicação entre a família e a creche.
III – As creches dispõem de água potável.
Emilia Ferreiro esquematiza algumas propostas fundamentais sobre o processo de alfabetização inicial, como:
I. restituir a língua escrita seu caráter de objeto social.
II. desde o início (após a pré-escola), é aceito que todos na escola podem produzir e interpretar escritas, cada qual em seu nível.
III. não se pode imediatamente, ocorrer correção gráfica nem correção ortográfica.
IV. não se supervaloriza a criança, supondo que de imediato compreendera a relação entre a escrita e a linguagem.
É correto o que se apresenta em
Por volta dos três anos de idade, a criança entra na fase de desenvolvimento em que deseja agradar o outro por ter necessidade de aprovação, pois só consegue agradar a si mesma se tem a sensação que consegue agradar o outro, e se admira à medida que consegue admirar o outro. Assim, vai construindo sua identidade na interação do contexto em que se insere, o que torna a creche e o coletivo escolar importantes no seu processo de seu desenvolvimento. A criança, ao querer imitar e agradar o outro, espelha uma evidente relação de:
Nas creches, as crianças têm direito a ter livre acesso aos livros, mesmo as que ainda não saibam ler, porque as crianças têm prazer em olhar e interpretar as ilustrações das histórias infantis, pois a leitura pode ser textual e também:
Lucas participou em uma excursão da escola na qual ele se engasgou com um o alimento de tal modo que veio a falecer, pois na equipe da escola ninguém soube como salvar a sua vida. Essa é uma história baseada em um fato real, este acidente teve tanta repercussão que, atualmente, todas escolas brasileiras do ensino básico realizam treinamentos em primeiros socorros para suas equipes escolares. As noções de primeiros socorros orientam que, quando se está em um local distante do serviço de emergência, no caso de uma criança se engasgar, estando ela consciente e em fase de parada respiratória, para salvar a sua vida é necessário:
No que se refere ao documento “Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais da Criança”, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – As crianças são chamadas pelos seus nomes ou, se preferirem, por seus apelidos.
II – Procura-se saudar e se despedir das crianças individualmente.
III – Procura-se corrigir as variações de humor das crianças.
O livro As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância enfoca o sistema municipal de educação dessa cidade, reconhecido como um dos melhores do mundo.
Sobre a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância, não se pode afirmar que a(o)
Frente às transformações ocorridas nos últimos 50 anos, a escola deve assumir a capacidade de atuar e organizar os conhecimentos em função das questões que se levantam na atualidade, inclusive em relação aos modos como as crianças vivem as suas infâncias e à própria concepção de infância. Para a educação infantil, Barbosa (2008) propõe que seja adotada a concepção das crianças como
Na educação infantil, de acordo com o Referencial curricular nacional para a educação infantil (1998), o espaço da sala deve ser organizado de modo a privilegiar
Leia as afirmativas a seguir:
I. É dever do profissional que atua na Educação Infantil tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público.
II. Reciclar é uma forma de intensificar o lixo depositado no ambiente.
Marque a alternativa CORRETA:
Ao pensarmos sobre a presença da arte na educação infantil é comum se ter a associação às práticas comuns que envolvam folhas sulfites brancas para desenhar ou com uma imagem previamente impressa para pintar, fornecer massinha colorida para modelagem, uso de tintas de várias cores e texturas, atividades com sucatas e disponibilização de revistas para recorte, colagem e rasgaduras. No entanto, o trabalho com arte, na educação infantil envolve muitos outros aspectos. Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.
A recreação é a prática de atividades lúdicas, que envolvem a espontaneidade, a liberdade de expressão, a criatividade, a alegria e o prazer de forma individual ou coletiva. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Acredita-se que, pela escola ser uma instituição social, o ambiente escolar é um meio que influência, produz ou reproduz, os processos de construção do sujeito. E assim o jogo é um importante caminho no processo educativo do indivíduo, com potencial para aproximar atividades e o comportamento das pessoas, no que diz respeito a condições básicas à liberdade, a separação nos limites de tempo e espaço estabelecidos e a regulamentação.
( ) A recreação possui como principais objetivos: integrar o indivíduo ao meio social; desenvolver o conhecimento mútuo e a participação grupal; facilitar o agrupamento por idade ou afinidades; desenvolver ocupação para o tempo ocioso; adquirir hábitos de relações interpessoais; desinibir e desbloquear; desenvolver a comunicação verbal e não-verbal; descobrir habilidades lúdicas; desenvolver adaptação emocional; descobrir sistemas de valores; dar evasão ao excesso de energia e aumentar a capacidade mental do indivíduo.
( ) O jogo, a brincadeira e o brinquedo são importantes nos anos iniciais, visto que a criança transporta para esses instrumentos o que vive cotidianamente. Assim, o momento lúdico proposto é uma imitação da realidade já vivida pelos adultos. Por meio da brincadeira a criança consegue expressar seus sentimentos em relação ao mundo social e transformar sua realidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
O brincar constitui-se em um conjunto de práticas, conhecimentos e fatos construídos e acumulados pelos sujeitos no meio em que estão inseridos e que facilitam a aprendizagem, ensinando e repassando valores essenciais para a vida do ser humano, dando a ele uma nova concepção de mundo. Diante disto, estudiosos contribuíram, ao longo dos tempos com suas teorias em relação à infância e a ludicidade, consequentemente abriram caminhos para a maior flexibilização e inovação dos modelos de educação infantil nas escolas. Sobre esse contexto e perspectivas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A brincadeira não chega a ser uma atividade que transforma o real, embora haja em dado momento, certa assimilação frente às algumas necessidades da criança e/ou em razão dos seus próprios interesses afetivos e cognitivos.
II. O jogo, devido à abrangência de significados, é uma forma de expressão da linguagem afetiva e refere-se àquele cuja estrutura é o símbolo.
III. O brincar pode ser visto como uma atividade que reflete os estados internos do sujeito diante de uma realidade vivida ou imaginada.