Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 184 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

As instituições de educação infantil devem oferecer espaço limpo, seguro e voltado para garantir a saúde infantil em todos os seus aspectos. Elas ainda devem criar contextos que articulem diferentes linguagens e permitam

As crianças da Educação Infantil vivenciam suas experiências de diferentes modos: num momento se tornam lobo mau ou gato; noutro são pais e mães de bonecas, médicos de bichos de pelúcia. O faz-de-conta abre espaço para criar, recriar e desvelar um mundo de imaginação. Este ambiente de fantasia, encantamento e brincadeira também recebe o nome de:

Quanto a uma sala de Educação Infantil Inclusiva é CORRETO afirmar:

Leia as afirmativas que discutem a importância da rotina na Educação Infantil: I- As rotinas exercem uma forte influência na organização das atividades, é através das rotinas que definimos os horários de início e término das atividades e brincadeiras, lanches e jogos, enfim, qualquer planejamento a ser executado de forma rígida e organizada. II- As rotinas são elementos importantes na Educação Infantil. Elas garantem segurança e estabilidade às crianças, por isso, elas não devem ser rígidas e sim pensadas de modo a auxiliar no desenvolvimento de todos. III- A rotina é parte do Projeto Político da Escola, ela deve ser pensada coletivamente para organizar o planejamento de todos, ser flexível, considerar os tempos e espaços e partir do pressuposto que todos aprendem ao seu tempo e seu modo, construído sua aprendizagem. IV- É fundamental que o professor planeje as rotinas considerando quem são seus alunos e suas histórias, suas experiências e necessidades. Assim ao estruturar uma rotina flexível, positiva e adequada o professor garante que todos os momentos do dia sejam permeados pela reflexão, coletividade e construção do conhecimento. Assinale somente a alternativa que apresenta todas as respostas INCORRETAS quanto à rotina na Educação Infantil:

Para as crianças que ainda não têm controle dos esfíncteres, é necessária a troca frequente de fraldas.

São cuidados importantes na troca das fraldas, exceto:

Ao acompanhar as ações infantis, individuais e coletivas, o cuidador de creche deve refletir com o professor sobre a importância das atividades lúdicas. De acordo com as DCNEI, é necessário considerar que as linguagens se inter-relacionam. Por exemplo, as brincadeiras cantadas contribuem para que a criança possa:

A ludicidade na educação infantil deverá ser inserida e compreendia pelo professor enquanto:

A coordenação global – também conhecida por motricidade ampla – é a ação:

Uma atividade muito importante para a criança é brincar. Essa atividade deve ser realizada na escola para que a criança interaja com seus pares e com a professora e desenvolva a capacidade infantil de conhecer o mundo e a si mesma. Essa atividade também amplia no docente as possibilidades de

A comunidade escolar não deve apenas contribuir para que os alunos adquiram conhecimentos relacionados com a saúde. Uma coisa seria ensinar higiene e saúde; outra coisa é agir no sentido de que todos os que estão no ambiente escolar adquiram, reforcem ou melhorem hábitos, atitudes e conhecimentos relacionados com higiene e saúde. A maneira MAIS segura de evitar doenças em nossas instituições escolares é:

Trabalhando em grupo com as crianças em sala de aula, Dizer “obrigado” a criança ou sorrir para ela porque ela realizou a atividade corretamente solicitada é:

As atividades propostas e a organização de materiais e espaços nas instituições de educação infantil deverão assegurar, exceto:

Maria, assistente cuidadora em uma creche pública, percebe algo errado com João, um bebê de 9 (nove) meses, que apresenta sinais de asfixia: está pálido, agitado, com lábios cianóticos (arroxeados) e não respira normalmente. Uma criança maior relatou que, segundos antes, o bebê havia colocado algo na boca. Nesse caso, a cuidadora, suspeitando de obstrução das vias aéreas, deve:

Analise o caso a seguir.

Luiza é monitora de uma creche e, frequentemente, ela propicia o faz de conta entre as crianças.

Sobre a ação da monitora Luiza é correto afirmar que está

Tentar definir o jogo não é tarefa fácil. Quando se diz a palavra ‘’jogo’’ cada um pode entendê-Ia de modo diferente. A variedade de fenômenos considerados como jogo mostra a complexidade da tarefa de defini-lo. A dificuldade aumenta quando se percebe que um mesmo comportamento pode ser visto como jogo ou não-jogo. Se para um observador externo a ação da criança indígena, que se diverte atirando com arco e flecha em pequenos animais, é uma brincadeira, para a comunidade indígena nada mais é que uma forma de preparo para a arte da caça necessária à subsistência da tribo. Sobre a definição de jogo, assinale a alternativa CORRETA.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282