Sabemos que o brincar é uma importante atividade para o desenvolvimento da autonomia, da identidade e de algumas capacidades. Na brincadeira de faz de conta, a criança socializa, interage, utiliza e experimenta regras e papéis sociais. Nesse sentido, podemos dizer que
Contemplar o cuidado na esfera da instituição da educação infantil significa compreendê-lo como parte integrante do processo de?
O educador deve considerar como ponto de partida para sua ação educativa:
No trabalho cotidiano com as crianças, é importante dar a elas o espaço para desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão.
Para isso, recomenda-se:
Assinale a alternativa correta, referente ao Brincar na Educação Infantil:
As instituições de educação infantil devem oferecer espaço limpo, seguro e voltado para garantir a saúde infantil em todos os seus aspectos. Elas ainda devem criar contextos que articulem diferentes linguagens e permitam
As crianças da Educação Infantil vivenciam suas experiências de diferentes modos: num momento se tornam lobo mau ou gato; noutro são pais e mães de bonecas, médicos de bichos de pelúcia. O faz-de-conta abre espaço para criar, recriar e desvelar um mundo de imaginação. Este ambiente de fantasia, encantamento e brincadeira também recebe o nome de:
Quanto a uma sala de Educação Infantil Inclusiva é CORRETO afirmar:
Leia as afirmativas que discutem a importância da rotina na Educação Infantil: I- As rotinas exercem uma forte influência na organização das atividades, é através das rotinas que definimos os horários de início e término das atividades e brincadeiras, lanches e jogos, enfim, qualquer planejamento a ser executado de forma rígida e organizada. II- As rotinas são elementos importantes na Educação Infantil. Elas garantem segurança e estabilidade às crianças, por isso, elas não devem ser rígidas e sim pensadas de modo a auxiliar no desenvolvimento de todos. III- A rotina é parte do Projeto Político da Escola, ela deve ser pensada coletivamente para organizar o planejamento de todos, ser flexível, considerar os tempos e espaços e partir do pressuposto que todos aprendem ao seu tempo e seu modo, construído sua aprendizagem. IV- É fundamental que o professor planeje as rotinas considerando quem são seus alunos e suas histórias, suas experiências e necessidades. Assim ao estruturar uma rotina flexível, positiva e adequada o professor garante que todos os momentos do dia sejam permeados pela reflexão, coletividade e construção do conhecimento. Assinale somente a alternativa que apresenta todas as respostas INCORRETAS quanto à rotina na Educação Infantil:
Para as crianças que ainda não têm controle dos esfíncteres, é necessária a troca frequente de fraldas.
São cuidados importantes na troca das fraldas, exceto:
Ao acompanhar as ações infantis, individuais e coletivas, o cuidador de creche deve refletir com o professor sobre a importância das atividades lúdicas. De acordo com as DCNEI, é necessário considerar que as linguagens se inter-relacionam. Por exemplo, as brincadeiras cantadas contribuem para que a criança possa:
A ludicidade na educação infantil deverá ser inserida e compreendia pelo professor enquanto:
A coordenação global – também conhecida por motricidade ampla – é a ação:
Uma atividade muito importante para a criança é brincar. Essa atividade deve ser realizada na escola para que a criança interaja com seus pares e com a professora e desenvolva a capacidade infantil de conhecer o mundo e a si mesma. Essa atividade também amplia no docente as possibilidades de
A comunidade escolar não deve apenas contribuir para que os alunos adquiram conhecimentos relacionados com a saúde. Uma coisa seria ensinar higiene e saúde; outra coisa é agir no sentido de que todos os que estão no ambiente escolar adquiram, reforcem ou melhorem hábitos, atitudes e conhecimentos relacionados com higiene e saúde. A maneira MAIS segura de evitar doenças em nossas instituições escolares é: