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Folha de respostas:

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    • Certo
    • Errado

Um dos livros mais traduzidos em diversas línguas é a Bíblia Sagrada, sendo, portanto, um objeto rico de discussão e análise de processos tradutórios. Nida (1964) recebeu destaque em sua tradução do trecho “o pão nosso de cada dia”, da oração conhecida como Pai Nosso, por “a tigela de arroz nossa de cada dia”, considerando que a língua alvo desse processo era parte de uma comunidade que não possuía o hábito de comer pão, mas sim, arroz. Qual a alternativa que avalia corretamente a escolha do tradutor?

Lacerda (2011) ressalta que o trabalho do intérprete não pode ser visto apenas como um trabalho linguístico, mas que também é necessário considerar a esfera cultural e social na qual o discurso está sendo anunciado, sendo fundamental conhecer o funcionamento e os diversos usos da linguagem. Analise as proposições e identifique a tradução que expressa com completude a frase em Libras.

As discussões relacionadas à Educação Inclusiva, a cada dia, tem ganhado bastante espaços nos âmbitos acadêmicos e políticos no Brasil. Nessa perspectiva, as escolas tem reunido esforços para que verdadeiramente o aluno com necessidade especial seja incluso no processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, Mazzota (1996) define a Educação Especial como:

No que diz respeito à Acessibilidade aos espaços escolares, a Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001, que Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, em seu Art. 12 assegura:

Sobre a Educação Inclusiva destaca-se que: “o respeito a diversidade, efetivado no respeito às diferenças, impulsiona ações de cidadania voltadas ao reconhecimento de sujeitos de direitos, simplesmente por serem seres humanos. Suas especificidades não devem ser elemento para construção de desigualdades, discriminações ou exclusões, mas sim, devem ser norteadas de políticas afirmativas de respeito à diversidade, voltadas para a construção de contextos sociais inclusivos". (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO) O compromisso com a construção de sistemas educacionais inclusivos é norteado por documentos no âmbito internacional e na legislação brasileira através de dispositivos legais dando relevância para a construção de uma sociedade para todos.

Destaque com I os documentos internacionais e com N os documentos nacionais que garantem os sistemas educacionais inclusivos:

( ) Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) e Declaração de Jomtien (1990).

( ) Constituição Federal (1988) e Convenção Interamericana para todas as Formas de Discriminação Contra as Pessoas com Deficiência (2001).

( ) Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996).

( ) Declaração de Salamanca (1994) e Convenção da Guatemala (1999).

( ) Política Nacional para a Integração da Pessoa com Deficiência (1999), o Plano Nacional de Educação (2001) e Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001).

Marque a ordem CORRETA:

Acerca do Atendimento Educacional Especializado – AEE estabelecido por decretos de lei, há amparo legal e jurídico para oferta de educação especial preferencialmente na rede regular de ensino:

I – Assim, o público-alvo corresponde as pessoas com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação.

Portanto:

II – Serão preferencialmente escolhidos locais próprios para o estabelecimento de instrumentos e equipe especializada que atendam o público-alvo paralelos às escolas regulares ou instituições comuns.

Responda:

A Lei nº 13.146 (MEC/2015) considera adaptações, modificações e ajustes necessários e apropriados que não acarretem encargos desproporcionais, a fim de garantir que a pessoa com deficiência possa exercer, em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, como:

O êxito da integração escolar depende, entre outros fatores, da eficiência no atendimento à diversidade da população estudantil. Para atingir a inclusão escolar, é preciso incentivar as seguintes medidas:

I Elaborar propostas pedagógicas baseadas na interação com os alunos, desde a concepção dos objetivos.
II Reconhecer todos os tipos de capacidades existentes na escola.
III Sequenciar conteúdos e adequá-los aos diferentes rítmos de aprendizagem dos alunos.
IV Adotar metodologias iguais para todos.
V Avaliar os educandos numa abordagem processual e emancipadora.

Está correto o que está contido em:

Acerca da discussão sobre fidelidade em tradução, assinale a alternativa que apresenta um posicionamento coerente com a postura do TILS.

É mais difícil permanecer fiel ao original quando se trata de traduzir, para uma língua provida de determinada categoria gramatical, de uma língua carente de tal categoria. Quando traduzimos a sentença em português ‘ela tem irmãos’ para uma língua que distinga o dual e o plural, somos obrigados, ou a escolher entre duas orações: ‘ela tem dois irmãos’ – ‘ela tem mais de dois irmãos’, ou a deixar a decisão ao ouvinte, e dizer: ‘ela tem dois ou mais de dois irmãos’ (JAKOBSON, 1975). Algo semelhante ao que acontece no trecho acima ocorre entre o par linguístico português (língua fonte) / Libras (língua alvo). É comum encontrarmos transcrições de sinais em Libras com uso do símbolo @, como nos casos: TI@, AMIG@, PRIM@, NAMORAD@. Essa forma de descrição indica a ausência ou a não obrigatoriedade de uma categoria gramatical específica. Qual alternativa aponta corretamente essa categoria gramatical?

De acordo com a Lei nº 12319/2010, a formação do Tradutor/ Intérprete de Libras em nível médio deve ser realizado por meio de: I. cursos de educação profissional reconhecidos pelo Sistema que os credenciou; II. cursos de extensão universitária; III. cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por Secretarias de Educação. Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

Que expressão preenche corretamente a lacuna?

O movimento mundial pela inclusão é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.

Nesta perspectiva, o Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial apresenta a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que acompanha os avanços do conhecimento e das lutas sociais, visando constituir políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade para todos os alunos.

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir:

Assinale a alternativa que possui uma informação ERRADA:

No Brasil, a partir dos anos 1950 e por um longo período, o

princípio da normalização orientou o atendimento

educacional ofertado aos estudantes com deficiência, entre

eles os surdos. A respeito desse princípio, julgue os itens a

seguir.

A observância desse princípio implica a criação, para as pessoas com deficiência, de condições de vida análogas às das pessoas normais de uma sociedade.

Um aluno da rede pública, matriculado no 5.º ano do

Ensino Fundamental, apresenta surdez profunda bilateral. No

dominio social, o desenvolvimento desse aluno á émuito bom;

ébem-humorado, educado e gosta de estar sempre com os

colegas. No dominio da linguagem e comunicação, ébastante

comunicativo; expressa-se por meio da Libras e possui um

pouco de oralidade. Domina Libras devido ao contato com o

professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE)

de sua escola, que também oferece curso de Libras para

todos os demais alunos. Ainda apresenta dificuldades na

linguagem escrita e na leitura, por nao compreender bem a

estrutura da lingua portuguesa.

Carla B. Alves e Maria Isabel Araújo. Estudo de caso: atendimento

educacional especializado para aluno com surdez na escola

comum. V Seminário Nacional de Educação Especial;

IV Encontro de Pesquisadores em Educação

Especial e Inclusão Escolar. Universidade

Federal de Uberlândia, s/d(com adaptações).

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens

subsecutivos acerca do AEE para alunos com surdez.

Os três momentos que compreendem o planejamento do AEE em Libras são: AEE em Libras; ensino da Libras; e ensino da língua portuguesa.

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