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Folha de respostas:

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    • e

Assinale a alternativa INCORRETA, em relação à escola inclusiva.

No Brasil, o conjunto de dispositivos legais que dispõe sobre

a educação especial e inclusiva passou a contar, em 2015,

com a Lei Brasileira de Inclusão, Lei n.º 13.146/2015, cujo teor

abrange inovações no campo educacional. No que se refere a

esse documento legal, julgue os itens que se seguem.

Em relação à educação especial, estados, DF e municípios poderão regulamentar sua própria forma de oferta acerca da inclusão ou da integração.

Acerca da filosofia bilíngue da educação de surdos e da

prática pedagógica do professor, julgue os itens seguintes.

Para que o processo de ensino-aprendizagem do estudante surdo transcorra de forma efetiva e eficiente, o professor deverá ser, preferencialmente, usuário nativo da Libras ou bilíngue.

Um aluno da rede pública, matriculado no 5.º ano do

Ensino Fundamental, apresenta surdez profunda bilateral. No

dominio social, o desenvolvimento desse aluno á émuito bom;

ébem-humorado, educado e gosta de estar sempre com os

colegas. No dominio da linguagem e comunicação, ébastante

comunicativo; expressa-se por meio da Libras e possui um

pouco de oralidade. Domina Libras devido ao contato com o

professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE)

de sua escola, que também oferece curso de Libras para

todos os demais alunos. Ainda apresenta dificuldades na

linguagem escrita e na leitura, por nao compreender bem a

estrutura da lingua portuguesa.

Carla B. Alves e Maria Isabel Araújo. Estudo de caso: atendimento

educacional especializado para aluno com surdez na escola

comum. V Seminário Nacional de Educação Especial;

IV Encontro de Pesquisadores em Educação

Especial e Inclusão Escolar. Universidade

Federal de Uberlândia, s/d(com adaptações).

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens

subsecutivos acerca do AEE para alunos com surdez.

O planejamento do AEE em Libras é uma atribuição do professor especializado nesse atendimento.

Acerca do processo de ensino-aprendizagem da lingua á

portuguesa como segunda lingua para surdos, julgue os itens á

que se seguem.

O principal objetivo do ensino da língua portuguesa para indivíduos surdos é ampliar seu acervo textual para que sejam capazes de dialogar com os colegas ouvintes de forma escrita compreensível.

Com relação à estrutura gramatical da Libras, julgue os

próximos itens.

Os verbos que não possuem marca de concordância permanecem inalteráveis, mesmo quando as pessoas do discurso mudam.

Considerando a modalidade visoespacial da Libras e suas

características linguísticas, julgue os seguintes itens.

Durante a sinalização, os artigos definidos podem ser considerados estruturas discursivas com boa funcionalidade, uma vez que podem explicitar as relações de gênero.

A ênfase na inclusão social com a matrícula de crianças deficientes em escolas regulares de ensino ocorre com o intuito de promover a

De acordo com o autor Daniel Gile (1997), havia numerosos erros, omissões, limitações e falhas de desempenho na interpretação, mesmo as realizadas por intérpretes experientes e até especialistas em áreas que exigem vocabulário mais técnico. Dessa forma, lança um olhar singular ao processo de interpretação e o identifica como um processo de esforços cognitivos culminando no desenvolvimento de Modelos de Interpretação. Dentre eles, destaca-se a Teoria do Modelo de Esforços da interpretação, que toma como base a interpretação simultânea. Dados os itens, I. Esforço de audição e análise. II. Esforço de produção. III. Esforço de memória de curto prazo. IV. Esforço de capacidade disponível. verifica-se que os principais esforços do respectivo modelo são apenas

A difícil tarefa do tradutor/intérprete pode ser definida como um dilema: de um lado evitar impor o modo de ser de uma cultura, repetindo palavras e metáforas que a ela pertencem, e de outro impor ao texto a ser traduzido o modo de ser de sua própria cultura, obscurecendo estilos e ênfases que dão vida e especificidade ao texto (LACERDA, 2013). Logo, manter esse difícil equilíbrio é necessariamente um ato ético, um ato de resposta e de responsabilidade, um ato de arbitragem honesta, de negociação entre culturas que busca chegar ao acordo que é o texto fiel (SOBRAL, 2006). Nesse contexto, dadas as afirmativas, I. O tradutor intérprete de Libras precisa ter conhecimento e domínio das inúmeras possibilidades linguísticas que perpassam o saber gramatical. II. A competência desse profissional depende do conhecimento em ambas as línguas, fonte e alvo, e da multiplicidade de possibilidades de produção de sentido. III. O TILS atua diretamente com o sentido da língua de origem, caso seja Libras para o Português, e da língua alvo se for Português para Libras. verifica-se que está(ão) correta(s)

Segundo o gráfico, na área demarcada, a política de inclusão na Escola

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais, garantindo:

De acordo com a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva o atendimento às pessoas com deficiência teve início a partir da criação das Instituições: Assinale a alternativa CORRETA.

Sobre os alunos público-alvo do AEE é CORRETO afirmar:

“A ______________________ (1999), promulgada no Brasil pelo Decreto nº 3.956/2001, afirma que as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos humanos e liberdades fundamentais que as demais pessoas, definindo como discriminação com base na deficiência toda diferenciação ou exclusão que possa impedir ou anular o exercício dos direitos humanos e de suas liberdades fundamentais. Este Decreto tem importante repercussão na educação, exigindo uma reinterpretação da educação, adotado para promover a eliminação das barreiras que impedem o acesso à escolarização." O trecho, extraído do documento Marcos Legais da Educação na Perspectiva da Educação Especial Inclusiva, refere-se à(ao):

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