Apesar da diferencã existente entre linguas de sinais e á
linguas orais no que concerne á modalidade de percepcão e
producão, o termo "fonologia" refere-se também ao estudo
dos elementos básicos das linguas de sinais.
Lodenir Karnopp. Fonética e Fonologia. Universidade
Federal de Santa Catarina, s/d (com adaptações).
Considerando o texto acima e a fonologia da língua de sinais,
julgue os itens a seguir.
Os sinais de APRENDER e de LARANJA apresentam o mesmo movimento e o mesmo ponto de articulação.
Com relação à estrutura gramatical da Libras, julgue os
próximos itens.
Na Libras, os verbos podem ser classificados, basicamente, em dois grupos: os que possuem e os que não possuem marca de concordância.
A respeito da metodologia de ensino da Libras, julgue os itens
subsequentes.
Contação de histórias, desenvolvimento da criatividade plástica e utilização do sign writing são alguns dos elementos da cultura surda adotados pela pedagogia visual.
Os atuais desafios da Educação Inclusiva brasileira centramse na necessidade de desenvolver instrumentos de monitoramento sistemáticos, realização de pesquisas qualitativas e quantitativas que possam evidenciar:
A Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade, realizada pela UNESCO, em junho de 1994, na Espanha, teve como objeto específico de discussão, a atenção educacional aos alunos com necessidades educacionais especiais. As discussões a esse respeito foram realizadas na:
O documento "Saberes e Práticas da Inclusão na Educação Infantil", publicado em 2003, aponta para a necessidade de apoiar as creches e as escolas de Educação Infantil, a fim de garantir, a essa população, condições de acessibilidade física e de acessibilidade a recursos materiais e técnicos apropriados para responder a suas necessidades educacionais especiais. O documento se refere à necessidade de:
Na deficiência física encontramos uma diversidade de tipos e graus de comprometimento que requerem um estudo sobre as necessidades específicas de cada pessoa. Para que o educando com deficiência física possa acessar ao conhecimento escolar e interagir com o ambiente ao qual ele frequenta, faz-se necessário criar as condições adequadas à sua locomoção, comunicação, conforto e segurança. Para atender a esse objetivo o Atendimento Educacional Especializado faz uso da:
As características específicas apresentadas pelas pessoas com deficiência múltipla lançam desafios à escola e aos profissionais que com elas trabalham no que diz respeito à elaboração de situações de aprendizagem a serem desenvolvidas para que sejam alcançados resultados positivos ao longo do processo de inclusão. Nesse contexto, de acordo com Brasil (2002) as pessoas consideradas com deficiência múltipla são aquelas que:
O Art. 28 da Lei Brasileira de Inclusão incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:
I- O aprimoramento dos sistemas educacionais, visando garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena.
II- Projetos pedagógicos que institucionalizem o atendimento educacional especializado, assim como os demais serviços e adaptações razoáveis, para atender às características dos estudantes com deficiência e garantir o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade, promovendo a conquista e o exercício de sua autonomia.
III- A oferta, formação e acompanhamento de profissionais de apoio escolar.
IV- A adoção de medidas coletivas em ambientes que maximizem o desenvolvimento social dos estudantes com deficiência, favorecendo o acesso, a permanência e a participação em instituições de ensino.
V- Pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas pedagógicas, de materiais didáticos, de equipamentos e de recursos de tecnologia assistiva.
Estão CORRETAS as afirmativas:
“O movimento ______________________________ é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação [...]." A qual movimento o documento Marcos Políticos Legais na Perspectiva da Educação Especial Inclusiva se refere?
“A escola comum se torna inclusiva quando reconhece as diferenças dos alunos diante do processo educativo e busca a participação e o progresso de todos, adotando novas práticas pedagógicas." (ROPOLI, 2010). Sobre a escola comum na perspectiva inclusiva é correto afirmar:
O Programa de Acompanhamento e Monitoramento do Acesso e Permanência na Escola dos Beneficiários do Benefício da Prestação Continuada da Assistência Social – BPC com Deficiência é uma ação interministerial que contempla os beneficiários na faixa etária de: Assinale a alternativa CORRETA.
A partir do processo de democratização da escola, evidencia-se o paradoxo inclusão/exclusão quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões homogeneizadores da escola. Assim, sob formas distintas, a exclusão tem apresentado características comuns nos processos de segregação e interação, que pressupõem a ________________. De acordo com os Marcos Políticos Legais na Perspectiva da Educação Especial Inclusiva, aponte a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima:
Em 1994, ocorreu a Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais em que foram estabelecidas as diretrizes referentes à implantação de medidas para as necessidades educativas especiais, foi assinado nesse encontro o(a):
Segundo o gráfico, na área demarcada, a política de inclusão na Escola