As adequações de acesso ao currículo correspondem ao conjunto de modificações nos elementos físicos e materiais do ensino, bem como, aos recursos pessoais do professor quanto ao seu preparo para trabalhar com os alunos. Algumas alterações são necessárias em recursos espaciais, materiais ou de comunicação que venham a facilitar os alunos com necessidades educacionais especiais a desenvolver o currículo escolar. Diante disso, considere adequações curriculares adequadas para alunos com deficiência mental:
I. ambientes de aula que favoreçam a aprendizagem, tais como: atelier, cantinhos, oficinas.
II. apoio físico, verbal e instrucional para viabilizar a orientação e mobilidade, visando à locomoção independente do aluno.
III. desenvolvimento de habilidades adaptativas: sociais, de comunicação, cuidado pessoal e autonomia.
IV. pesquisa, de persistência na tarefa e o engajamento em atividades cooperativas.
As afirmativas corretas são:
A inclusão da pessoa com surdez na escola comum exige que se busquem meios para beneficiar sua participação e aprendizagem tanto na sala de aula comum, como no Atendimento Educacional Especializado, destacando três momentos didáticos pedagógicos:
1-Atendimento Educacional Especializado em LIBRAS.
2- Atendimento Educacional Especializado para o Ensino da Língua Portuguesa.
3-Atendimento Educacional Especializado para o Ensino de Matemática
4-Atendimento Educacional Especializado para o Ensino de Geografia.
5- Atendimento Educacional Especializado para o Ensino da LIBRAS.
6-Atendimento Educacional Especializado para o Ensino de História.
7-Atendimento Educacional Especializado para o Ensino de Informática.
Assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas:
No Brasil, o conjunto de dispositivos legais que dispõe sobre
a educação especial e inclusiva passou a contar, em 2015,
com a Lei Brasileira de Inclusão, Lei n.º 13.146/2015, cujo teor
abrange inovações no campo educacional. No que se refere a
esse documento legal, julgue os itens que se seguem.
A educação inclusiva de surdos não está explicitada na lei pelo fato de não se enquadrar como deficiência física ou limitação na mobilidade.
Um aluno da rede pública, matriculado no 5.º ano do
Ensino Fundamental, apresenta surdez profunda bilateral. No
dominio social, o desenvolvimento desse aluno á émuito bom;
ébem-humorado, educado e gosta de estar sempre com os
colegas. No dominio da linguagem e comunicação, ébastante
comunicativo; expressa-se por meio da Libras e possui um
pouco de oralidade. Domina Libras devido ao contato com o
professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE)
de sua escola, que também oferece curso de Libras para
todos os demais alunos. Ainda apresenta dificuldades na
linguagem escrita e na leitura, por nao compreender bem a
estrutura da lingua portuguesa.
Carla B. Alves e Maria Isabel Araújo. Estudo de caso: atendimento
educacional especializado para aluno com surdez na escola
comum. V Seminário Nacional de Educação Especial;
IV Encontro de Pesquisadores em Educação
Especial e Inclusão Escolar. Universidade
Federal de Uberlândia, s/d(com adaptações).
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens
subsecutivos acerca do AEE para alunos com surdez.
Ao professor do AEE caberá a utilização de estrategias de á dramatizacão, pantomima e outras que contribuam para que o estudante surdo permaneça relaxado e bem-humorado durante o processo de ensino-aprendizagem.
Constituem parâmetros da Libras a configuração de mãos, o ponto de articulação e o movimento.
A respeito da metodologia de ensino da Libras, julgue os itens
subsequentes.
Um dos principais impactos causados pelo bimodalismo foi o surgimento do português sinalizado.
Considerando a modalidade visoespacial da Libras e suas
características linguísticas, julgue os seguintes itens.
De forma análoga às línguas orais, a Libras pode sofrer alterações em seu léxico, decorrentes da dinâmica social e das necessidades comunicativas da geracão que o utiliza.
Considerando a modalidade visoespacial da Libras e suas
características linguísticas, julgue os seguintes itens.
As expresso~es faciais, na Libras, cumprem a mesma funcão que a entonacão da voz na língua portuguesa.
Com base nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, no Currículo em Movimento da Educação Básica: Educação de Jovens e Adultos (EJA) e nas Diretrizes Pedagógicas para Organização Escolar do 2.º e 3.º ciclos para as aprendizagens, julgue os itens que se seguem.
Os alunos com altas habilidades ou superdotação terão suas atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no âmbito de escolas conveniadas, públicas ou privadas, de ensino regular.
As referências norteadoras da educação brasileira são elaboradas por educadores que pesquisam e produzem para o Ministério de Educação. Nos documentos que circulam nas escolas são dadas ênfases aos saberes profissionais, necessários à educação crítica os quais enfatizam a importância dos professores administrarem a progressão das aprendizagens. Isto revela a necessidade:
Os sistemas de ensino devem matricular os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes:
O documento Saberes e Práticas da Inclusão (BRASIL, 2004) elaborado pelo MEC, através da Secretaria de Educação Especial, reúne importantes fascículos sobre o Atendimento Educacional Especializado para a pessoa com deficiência. No que diz respeito ao autismo, algumas características poderão ser perceptível pelo professor, entre elas, se destacam: I. Ausência de linguagem verbal, ou linguagem verbal pobre. II. Hiperatividade, ou seja, constante agitação e movimento (ocorre em um grande número de crianças) ou extrema passividade (ocorre em um menor número de criança). III. Contato visual deficiente, ou seja, a criança raramente olha nos olhos, do professor, dos pais ou de outras crianças. IV. Ausência de interesse por materiais ou atividades de sala de aula. As afirmativas corretas são:
A resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009, Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Em seu artigo 2º assegura que o AEE tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. Quanto ao público alvo do AEE, esta mesma resolução considera: I. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial. II. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação. III. Alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e que apresentam elevada tendência de dislexia. IV. Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade. São consideradas corretas apenas:
O sistema braille é conhecido universalmente como código ou meio de leitura e escrita das pessoas cegas. Baseia-se na combinação de 63 pontos que representam as letras do alfabeto, os números e outros símbolos gráficos. É importante enfatizar que o sistema braille foi criado na França em 1825 por:
No que concerne aos Marcos Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, no Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do: