Acerca da educação bilíngue para surdos e de propriedades da LIBRAS e da língua portuguesa, julgue o item a seguir.
Enquanto a língua portuguesa dispõe de uma morfologia verbal para indicação do tempo em que determinado evento ocorre, na LIBRAS é necessário acrescentar à sentença sinais que indiquem tempo, como itens lexicais e sinais adverbiais que marcam passado, presente e futuro.
Com relação à aquisição da LIBRAS por crianças surdas, julgue o item que se segue.
A LIBRAS se diferencia de outras línguas de sinais por ter uma ordem de sentença invariável, o que facilita o aprendizado dessa língua.
Acerca da história da educação de surdos, julgue o item a seguir.
Na educação de surdos nos Estados Unidos, a partir de 1821, todas as escolas de surdos passaram a seguir o mesmo padrão de ensino: o uso de sinais para a comunicação entre professores e alunos.
A respeito das funções dos tradutores e intérpretes da LIBRAS para a língua portuguesa no espaço educacional, julgue o item a seguir.
Os professores intérpretes devem proporcionar aos alunos surdos a compreensão de conteúdos curriculares e de atividades acadêmicas, principalmente em sala de aula, no mesmo nível e complexidade que as recebem os demais alunos.
A Lei n.º 12.319/2010, que regulamenta a profissão de tradutor e intérprete da LIBRAS, estabelece que, no exercício de sua profissão, os intérpretes devem
agir com parcialidade para garantir a fidelidade dos conteúdos que lhe couber traduzir.
A Lei n.º 12.319/2010, que regulamenta a profissão de tradutor e intérprete da LIBRAS, estabelece que, no exercício de sua profissão, os intérpretes devem
respeitar a condição social e econômica dos que recebem seus serviços, agindo com solidariedade e com a consciência de que a liberdade de expressão é um direito social.
A respeito da alteridade e da representação das pessoas com deficiência na sociedade, julgue o item a seguir.
O conceito de alteridade distingue-se do conceito de empatia, uma vez que não se trata apenas de vivenciar experiências do outro, mas de entender como tais experiências se concretizam a partir da lógica do outro.
Com relação à identidade, à cultura e à comunidade surda, julgue o item a seguir.
O uso de babá eletrônica por pais surdos para monitorar seus filhos, enquanto aqueles fazem atividades domésticas, faz parte do artefato cultural artes visuais da comunidade surda.
Considerando o relato apresentado, julgue o item a seguir, a respeito do comportamento de pessoas surdocegas.
A defesa tátil é a forma como a criança surdocega experimenta e reage, emocionalmente, às sensações do tato.

Observando as expressões idiomáticas da ilustração, considera-se que um bom tradutor de outras línguas para o Português compreende uma tradução, quando ela é a melhor expressão que reproduz na língua de chegada os efeitos da mensagem em língua de partida.
Sobre a compreensão da mensagem que será traduzida e que será compreendida, analise as afirmativas a seguir.
I. O intérprete precisará conhecer a língua fonte e a cultura do seu povo.
II. O intérprete precisará conhecer a língua alvo e a cultura do seu povo.
III. O intérprete precisará fazer operações mentais buscando equivalências, para que a mensagem na língua alvo produza os mesmos efeitos na língua fonte.
Está correto o que se afirma em
Na perspectiva inclusiva, recomendada pelo MEC, valoriza-se tanto a comunicação oral, quanto a sinalizada e demais formas alternativas de expressão, levando as crianças a:
A inclusão escolar tem sido considerada tema de bastante relevância nos aspectos teóricos, práticos e políticos no contexto educacional, tendo em vista a necessidade de cada vez mais promovermos uma Educação para todos. Nessa perspectiva, Ropoli (2010, p. 08) considera que:
O documento de orientações para formação continuada de professores para o Atendimento Educacional Especializado para a pessoa com surdez (BRASIL, 2007) destaca momentos didáticos-pedagógicos para o atendimento do aluno com surdez, entre eles: I. Momento do Atendimento Educacional Especializado em Libras na escola comum, em que todos os conhecimentos dos diferentes conteúdos curriculares, são explicados nessa língua por um professor, sendo o mesmo preferencialmente surdo. Esse trabalho é realizado todos os dias, e destina-se aos alunos com surdez. II. Momento do Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras na escola comum, no qual os alunos com surdez terão aulas de Libras, favorecendo o conhecimento e a aquisição, principalmente de termos científicos. Este trabalho é realizado pelo professor e/ ou instrutor de Libras (preferencialmente surdo), de acordo com o estágio de desenvolvimento da Língua de Sinais em que o aluno se encontra. O atendimento deve ser planejado a partir do diagnóstico do conhecimento que o aluno tem a respeito da Língua de Sinais. III. Momento de monitorar a quantidade de luz para que o nível de iluminação (maior ou menor) seja adequado à necessidade do aluno. IV. Momento de providenciar uma lâmpada portátil para ser colocada na carteira do aluno, para que o aluno consiga ler melhor adequando o espaço de trabalho com maior quantidade de luz; V. Momento do Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa, no qual são trabalhadas as especificidades dessa língua para pessoas com surdez. Este trabalho é realizado todos os dias para os alunos com surdez, à parte das aulas da turma comum, por uma professora de Língua Portuguesa, graduada nesta área, preferencialmente. O atendimento deve ser planejado a partir do diagnóstico do conhecimento que o aluno tem a respeito da Língua Portuguesa. As afirmativas corretas são:
A cegueira é uma alteração grave ou total de uma ou mais das funções elementares da visão que afeta de modo irremediável a capacidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento em um campo mais ou menos abrangente. Pode ocorrer desde o nascimento (cegueira congênita), ou posteriormente (cegueira adventícia, usualmente conhecida como adquirida) em decorrência de causas orgânicas ou acidentais (BRASIL, 2007). No que diz respeito à Baixa Visão, o mesmo documento define como:
A deficiência auditiva é considerada como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da capacidade de compreender a fala por intermédio do ouvido e pode ser definida como leve ou severa. A Secretaria de Educação Especial, em seu documento Estratégias para a Educação de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (BRASIL, 2003) define a Surdez Leve da seguinte forma: